Meus queridos, me ajudem… Estou usando o Linux Mint v.22.1 com Cinnamon, ta redondo e sem travamentos, só pacotes oficiais e o básico de personalização. Enfim, eu quero copiar esse sistema, exatamente como está para outro SSD e bootar em um outro PC que tenho, sei que vou ter que fazer alguns ajustes quanto for dar o primeiro boot com esse outro SSD no outro Hardware, mas antemão eu queria saber tem essa possibilidade de fazer uma cópia, um clone do disco atual como ele para outro. Somente o SO em si pois minha /home fica separada em um HD.
Desde já, agradeço muito a todos que postam as dúvidas e aos moderadores, tô tirando muuuitas dúvidas aqui lendo as posts. Abraço!
Eu fiz isso usando o Clonezilla que é como uma distro que roda em live mode. Infelizmente não sei lhe explicar como fazer pq nem lembro mais. Mas tem tutoriais no YouTube
Só lembrando que, se a instalação original do sistema for em modo UEFI, ao clonar para outro SSD e usar em outro PC, vai precisar registrar a entrada de boot no firmware UEFI do novo computador.
Creio que o método mais fácil seja com o Clonezilla. Se o SSD for do mesmo tamanho, é mais fácil ainda, você seleciona as opções “Beginner”, “local disk to local disk”… Mas como bem pontuou o @fastos2016 , pode ser necessário depois registrar a entrada de boot manualmente depois, se for UEFI.
Tem também um método ainda mais manual, usando Rsync, aqui um tutorial ensinando a copiar apenas a raiz:
Durante o processo de recuperação interativo, uma das questões será para atualizar o boot corretamente. O Clonezilla faz isso no nível do sistema, o fstab precisa ser corrigido manualmente se for o caso.