Copiar conteúdo de um dvd (conteúdo próprio) de forma segura

Estou com um dvd aqui no qual gostaria de copiar pra digital pra poder assitir em qualquer dispositivo mas gostaria de preservar o menu e tudo aquilo que contém nele, inserir no notebook e simplesmente dar um copiar/colar ctrl c ctrl v funcionará?

Tenho muito medo de usar programa pra fazer isso pois não sei se isso poderá corromper o arquivo e tal dvd em questão se trata de uma gravação única de uma formatura minha :crying_cat_face:, sei que utilizando o VLC poderei navegar no menu dele em qualquer dispositivo que suportar o VLC mas tenho medo de usar o vlc pra extrair os arquivos (nem sei se de fato existe o risco de um dvd corromper ao se tentar copiá-lo o que deixa a questão mais temerosa ainda, uma vez assiti ao filme do Titanic através de um dvd no pelo VLC mas não sei o que fiz que após ter visto ele parou de reproduzir áudio quando posto em um aparelho reprodutor de dvd e pasou a ter áudio apenas quando visto pelo VLC no pc e se encontra assim até hoje, caso eu tente ver pelo aparelho de dvd ele só exibe o filme com os sons ambientes sem as vozes dos personagens somente tendo a voz na cena em que um personagem fala ao telefone com outro mas todo o resto se encontra sem as vozes)…

Alguém poderia dar uma ajuda amiga? Não posso perder isso e sei que dvd é uma mídia que se deteriora com o passar do tempo preciso preservar isso o quanto antes pois já se fazem 14 anos…

Vi em uns sites que existem programas que tentam ler o arquivo do dvd várias vezes para que mesmo no caso de ele estar arranhado e congelando você consiga ter os arquivos de volta, por acaso essa informação procede? O dvd que quero copiar não está arranhado nem congelando mas há outros que já peguei que estavam assim, tem como resolver?

Ripar DVD, como dito anteriormente, não é o mesmo que copiá-lo. Ripar é ler os dados e convertê-los em outro arquivo, geralmente menor. Se você quer preservar todas as características, basta fazer uma cópia em imagem ISO através do Brasero ou K3b.

3 curtidas

Sim é exatamente isso que eu quero, preservar tudo…

Mas esse arquivo será uma cópia do original ficando assim o original no disco e esse outro no pc certo?? Ou vai alterar o arquivo original?

1 curtida

Windows 10 ou Windows 7 depende da maquina que irei usar…

Meu pai tentou fazer isso com uma fita VHS pra passar pra dvd e nos lascamos pois a pessoa fez um péssimo serviço e dificilmente irei encontrar alguém que faça isso hoje em dia…

Então, se fosse eu, usaria o DVD Shrink:
Dicas para usar o DVD Shrink no computador.
https://www.youtube.com/watch?v=QsJelKmG-Ag
https://www.youtube.com/watch?v=a8sGwXkIqSY
https://www.youtube.com/watch?v=V2GjkYllj-8
DVD Shrink: como salvar filmes e vídeos dos seus DVDs no computador
Depois salvaria em um formato como ISO e faria umas cópias em pendrive, cartão de memória ou disco externo (HDD ou SSD) e mandaria uma cópia de redundância para um serviço em nuvem de confiança. Já que os arquivos são importantes.

Como todo serviço técnico, tem procurar um local confiável, porque “serviço porco” é o que mais tem por ai. De fato, existem poucos locais de conversão, mas, ainda existem principalmente a turma que resgata filmagens antigas de casamentos, formaturas, batizados, etc. Se procurar bem, encontra ainda. Mas, como o serviço está raro, dependendo da cidade pode ser bem difícil de encontrar mesmo.

1 curtida

O original, que é o DVD, vai continuar como está.

1 curtida