A versão 6.0 do ZapZap (WhatsApp Messenger para Linux) está a caminho e representa uma revolução no aplicativo. Remodelado e com o código totalmente reescrito do zero, o novo ZapZap traz soluções mais simples, melhorias significativas na performance e uma série de otimizações para transformar a sua experiência.
Agora, preciso da sua ajuda! Estou recrutando voluntários para testar esta versão em desenvolvimento e ajudar a garantir que ela atenda às suas expectativas e necessidades antes do lançamento oficial.
Por que participar?
Acesso antecipado à nova versão do ZapZap.
Influencie o futuro do app: suas sugestões e feedback serão fundamentais para ajustes finais.
Experiência única: seja parte de uma comunidade que ajuda a moldar o aplicativo.
Foco nos testes funcionais: embora o ZapZap 6.0 já esteja funcional, a parte visual ainda apresenta algumas inconsistências. Queremos garantir que todas as funcionalidades estejam sólidas e sem falhas.
Sugestões de UI são bem-vindas: opiniões e ideias para a interface serão levadas em consideração para futuras melhorias.
$ flatpak install flathub org.kde.Platform//6.8 org.kde.Sdk//6.8 com.riverbankcomputing.PyQt.BaseApp//6.8
Procurando por correspondências…
Ignorando: org.kde.Platform/x86_64/6.8 já está instalado
Ignorando: org.kde.Sdk/x86_64/6.8 já está instalado
Ignorando: com.riverbankcomputing.PyQt.BaseApp/x86_64/6.8 já está instalado
Tentei um Flatpak repairusando e não usando o --user mas continua na mesma
Sinceramente, não sei se o flatpak beta tem preferência ao estável. De qualquer forma, remove a estável e deixa só a beta por enquanto, pois está totalmente usável.
Ainda hoje estarei soltando a atualização do visual novo das Configurações.
Reescrevi todo o código do zero para a versão 6.0, então é necessário uma bateria de testes para que fique estável o suficiente para ir para o flathub “normal”.
Como possuo um “olhar viciado” é necessário que outras pessoas utilizem e reporte os bugs. Também uso o Zapzap no dia a dia e aos poucos vou identificando os problemas e corrigindo.
Quando estiver estável como a versão 5, todas as funcionalidades já existentes funcionando corretamente, colocarei a 6.0 como estável e voltarei a atualização para todos.
tá, mas quais são as novas features dessa versão 6.0? é só um rewrite?
Com a reescrita permitiu implementar diversos níveis de personalização, simplicidade do código e desempenho na execução.
As novas funções são:
Escolher local padrão de download se arquivos
Arquivos aberto apenas para leitura ficam em uma pasta temporária e oculta
Permite o uso de dicionários próprios para o corretor ortográfico, útil para línguas não suportadas oficialmente
Permite alterar o mecanismo de cache de dados (em disco ou em memória) e o tamanho. Ideal para quem trabalha com grande volume de dados (mensagens) e fica “lento” para carregar as mensagens antigas ao decorrer do dia. Essa funcionalidade ainda é experimental, preciso verificar a eficiência.
Permite alterar a escala, ideal para monitores de alta resolução
As funcionalidades já existentes foram reorganizadas para melhorar a experiência do usuário
Ainda em progresso: permitir configurações que só são possíveis via terminal ou Flatseal no painel de configurações.
Melhora nos atalhos, para quem gosta de usar mais o teclado
Com essas modificações/personalizações facilitará o empacotamento em diversos formatos, pois não terá uma dependência das configurações do flathub.
O empacotamento do AUR tem diversos problemas, principalmente na questão do dicionário. Agora será só mudar o diretório e reiniciar o aplicativo. O AppImage sobre do mesmo problema do AUR. No Ubuntu, tenho problemas com ícones em disco e resolvi usando o código SVG diretamente no código. Em geral, facilitará a vida para empacotar e maior liberdade para os usuários.