Converter MBR para GPT sem perder dados

Eu gostaria de saber como faz para converter meu disco MBR para GPT sem perder os arquivos (se possível) . Estou tentando fazer um dualboot com o linux/windows, e para a instalação do windows é necessário um disco GPT, então eu achei válido fazer um tópico aqui. Quem souber algum método por favor me ajude ! :smiley:

Olá @vate tudo beleza?

Fazer essa conversão não é possível sem perda de dados. A melhor opção é fazer uma cópia dos dados importantes em alguma nuvem ou mídia externa e seguir com a conversão.

Mudar de MBR para GPT envolve alterar a forma como a própria lógica das partições opera e então recriar toda a estrutura.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Em alguns casos específicos é possível que vc crie uma nova partição EXATAMENTE nos mesmos blocos de início e fim, que vc conseguirá acessar os dados.

MAS:

  • Se a primeira partição começar abaixo do setor 2048, não vai conseguir recriá-la.
  • Ao criar um novo cabeçalho GPT, provavelmente o particionador vai apagar a MBR do disco e vc perderá o boot.
  • Mesmo que vc salve o backup da sua MBR e instale depois de particionar o disco, grandes chances de dar problemas se vc posteriormente alterar as partições (em GPT)
  • Pra poder dar boot no modo UEFI no seu disco GPT, vc vai precisar de uma partição EFI. Só aí vc já vai precisar mexer no particionamento e vai aumentar a complexidade da operação.
  • Possivelmente vc vai querer mudar o seu linux para boot UEFI, e aí o bicho pega! É uma operação bem chata de fazer.

Em resumo:

  • Se vc tiver uma partição de dados (arquivos pessoais) no meio do disco, vc precisa anotar os blocos de começo e fim da partição ANTES de fazer qualquer coisa (tira uma foto da tela com fdisk -l /dev/sdX). Daí vc zera a tabela de partição e no processo de criar novas partições vc cria uma com os mesmos setores de inicio e fim. Quando vc montar a partição vai tudo fucnionar beleza. (mas obviamente tenha backup externo pra fazer essa operação, pode dar xabu)
  • Se vc quiser migrar a sua instalação de mbr+BIOS para gpt+uefi, é milhões de vezes mais fácil salvar backup, reinstalar, e recuperar o backup.
4 Curtidas