Seguinte. Eu estive pensando se algo do tipo é possível e como poderia ser feito. Mas antes vou colocar a problemática na mesa:
Eu tenho um sistema com dois discos, um SSD de 120 GB e um HDD de 1 TB. Ambos estão formatados em MBR. O SSD possue duas partições, uma de 80 GB para o Windows 10 e uma de 40 GB para a montagem / de nossa distro Linux. Já no HDD de 1 TB, existem três partições. Uma de armazenamento geral de 820 GB chamada Backup, uma criptografada em LUKS para o ponto de montagem /home de nossa distro linux e uma partição swap de 8 GB.
Agora o desafio para essa situação hipotética é a seguinte. Converter essas tabelas de partições de MBR para GPT e habilitar o EFI. Seria necessário criar uma partição de boot efi no SSD mas considerando que ambos os sistemas operacionais nesse dual boot estão instalados em modo Legacy, é plausível converter para EFI? Eu dei uma lida nas interwebs e vi algo que poderia permitir o Windows mudar para modo EFI mas e sobre a nossa distro linux? Apenas instalar o GRUB em EFI seria necessário ou algo teria de ser feito no lado do sistema para que tudo dê certo. Lembrando que formatação não é uma opção.
Bem, eu lembro que converter de MBR para GPT sem perder o conteúdo das partições é possível. Ou pelo menos era quando eu estava tentando criar um Hackintosh em um computador antigo vários anos atrás. Agora é ver se os sistemas Windows 10 e distro Linux vão sobreviver a uma mudança de Legacy para EFI sem perda de dados.
Este é o desafio, sera que se acrescentar no título [desafio]… pois é um tópico interessante. De repente numa situação empresarial onde simplesmente fazer back up e formatar (especialmente formatar) é algo que só seria aplicado em ultimo caso, após a passagem pela “uti” e o programador vai ser valorizado pelo trabalho então…
Teoricamente, um terceiro disco (pendrive por exemplo) com grub em EFI deve ser capaz de bootar os outros 2, qualquer outra solução vai ser necessário formatar
Eu lembro dos meus tempos de instalação manual do Arch que o grub é algo instalável em uma partição. Apenas precisa dizer qual partição quer que seja instalado e em qual modo. Talvez seja o necessário para que faça boot em EFI?
Então lascou, essa situação aperta sem abraçar, EFI até onde sei pode funcionar em MBR do modo que o @ryu_ketsueki , mas o único relato testado foi de alguém que teve problemas
Mano, esse seu passo a passo parece quase perfeito. Eu dei uma pesquisada sobre conversão de MBR para GPT e algo que faltou mencionar foi descriptografar a partição que estava em LUKS. Isso é necessário porque na hora de converter a tabela de partições, a que estava em LUKS pode acontecer de ter os setores de começo e fim definidos erroneamente, tendo apenas o header do LUKS definido corretamente, o que resultaria em ter que definir o ponto de início e fim da partição manualmente só para a parte de tentar recuperar a partição. Aí começa a causar problemas desnecessários, mesmo que um backup tenha sido feito anteriormente. Mas fora isso, parece está tudo em ordem xD
Ah e faltou a parte do Windows, já que é um Dual Boot. Se fizer apenas a parte da distro Linux, o Windows não é bootável