Conversão no handbrake deixando arquivos pesados

Migrei pro linux recentemente mas estou enfrentando um problema com edição de vídeo: a conversão dos arquivos de vídeo. Como o linux não aceita certos codecs pra usar no davinci, preciso converter no handbrake, porém os aquivos ficam muito pesados, o que era um video de 200mb, agora é 3gb. Tem como fazer a mesma conversão mas com peso menor? Não estou afim de voltar pro windows por conta desses codecs.

Sim, mas tudo depende do codec e outros parâmetros que esta usando.
Por exemplo esta convertendo em H265 (Hevc) ou H264 (AVC), MKV/MP4 ou AVI/WMV.
CRF 18 ou 23, taxa de bits fixo ou dinâmico, etc…

Ao converter um vídeo existe diversos parâmetros que pode afetar a qualidade e tamanho final do arquivo.

Provavelmente suas parametrizações no Linux estão diferentes das quais você usa no Windows.

“Como o linux não aceita certos codecs pra usar no davinci,” embora eu não use o Davinci eu desconheço a existência de algum codec de windows que não tenha seu homologo para linux.

1 curtida

O Handbrake é muito poderoso, mas você tem que saber configurar ele conforme o que você quer.

O que roda por baixo dos panos nele é o ffmpeg. Vi que você é novato, mas se quiser se aventurar no terminal, pode pedir para alguma IA te ajudar a criar uma linha de comando do ffmpeg para fazer exatamente o que você quer, depois pode até criar um alias no terminal ou ainda, mais para frente, um script para, inclusive, automatizar as coisas. Essa é uma das belezas do Linux, o céu é o limite. É só estudar um pouco.

Em minha experiência na conversão de h265 para o preset do Resolve no Linux, o arquivo realmente aumenta consideravelmente de tamanho. Em compensação, a decodificação dele fica bem mais leve, deixando a timeline muito mais fluida

1 curtida