Controles de brilho não estão funcionando no Lenovo Ideapad L340

Fala, pessoal!

Os controles de brilho não estão funcionando no meu Lenovo Ideapad L340. Assim, o brilho fica sempre em 100%, o que é horrível para os meus olhos e para a bateria do notebook. Estou usando o Fedora 33 (com GNOME), mas eu tive o mesmo problema no Pop!_OS 20.10.

Encontrei a extensão soft brightness, que me permite configurar o brilho no GNOME, mas às vezes ela não funciona bem.

Este notebook tem placa de vídeo da Nvidia. O problema ocorre tanto com o nouveau quanto com os drivers proprietários da Nvidia.

Alguém sabe como resolver isso? Meus olhos agradecem, heheh.

3 curtidas

@kohnsham :wave:t2:

No Manjaro, quando você ligar o computador, na tela do GRUB digita “e” e passe o comando na seguinte linha:
GRUB_CMDLINE_LINUX="i915.enable_dpcd_backlight=0" Para este comando o Kernel seria o 5.9.
Edited: O Fedora usa o GRUB também né, pode fazer o mesmo teste do Manjaro. Edited/

Já no Pop!_OS teria de passar para o kernel ignorar o mapeamento backlight:
sudo kernelstub -a "acpi_backlight=none"

Reforçando, faça backups antes de executar tais comandos.

:pray:t2:

2 curtidas

Oi, amigo. Muito obrigado pela resposta!

Infelizmente isso não surtiu nenhum efeito aqui. =/

Será que o problema é o kernel que não reconhece algum componente corretamente?

1 curtida

@RuKsu
Pesquisando em outros fóruns, vi que é possível ajustar o brilho através do comando
xrandr --output DP-0 --brightness 0.4
onde o parâmetro 0.4 ajusta o brilho para 40%.

Vai ser meio chato ficar ajustando o brilho manualmente, mas resolve meu problema. Espero que isso seja corrigido nas próximas atualizações do sistema.

3 curtidas

@kohnsham :wave:t2: excelente! Mais uma que eu aprendi também!

Eu concordo com você, toda vez que formos alterar o brilho, usar este comando não é prático.
Vi que você usou o nouveau e os drivers da Nvidia mas por um acaso, no Fedora, você chegou a executar o comando:

sudo dnf install -y xorg-x11-drv-nvidia.x86_64

Vai que :sweat_smile:

Bom fico feliz que você conseguiu resolver o problema e muito obrigado por nos ensinar o jeito.

:pray:t2:

1 curtida

Esse pacote foi puxado automaticamente quando instalei os drivers da Nvidia.

Vi há pouco que o bug que estou enfrentando nesse notebook foi relatado por outro usuário em fevereiro do ano passado no Ubuntu. Tudo me leva a acreditar que é o kernel que não está reconhecendo algo corretamente.

De todo modo, muito obrigado por sua cordialidade, @RuKsu =)

1 curtida

Opa! Voltando nesse tópico aqui para deixar a solução definitiva, comprei esse Notebook e uso o ArchLinux, então tive que enfrentar esse problema. Consegui resolver da seguinte forma.

Edite o seguinte arquivo:

ArchLinux:
/usr/share/X11/xorg.conf.d/10-amdgpu-nvidia-drm-outputclass.conf

Se a sua distro não tiver esse caminho tente esse:
/usr/share/X11/xorg.conf.d/10-nvidia.conf.

Section “OutputClass”
Identifier “nvidia”
MatchDriver “nvidia-drm”
Driver “nvidia”
Option “AllowEmptyInitialConfiguration”

* Adicione Aqui*

ModulePath "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/nvidia/xorg"

EndSection

Linha para ser adicionada:

Option “RegistryDwords”“EnableBrightnessControll=1;”

Desligue e ligue o Notebook, e as teclas de atalho do brilho vão funciona.

Também tenho esse notebook e testei na época o 20.04 com esse problema no brilho. Testei o PopOS 20.04 e, curiosamente, no primeiro boot pela usb o brilho funcionou, reiniciei pra fazer um teste e n funcionou mais. Instalei então o 20.10 q corrigiu alguns outros problemas, como a suspensão q n voltava, mas o brilho continuou.

Tentei essa solução que você dei, mas n funcionou, só p n ter dúvidas q coloquei o parâmetro corretamente:

Section “OutputClass”
Identifier “nvidia”
MatchDriver “nvidia-drm”
Driver “nvidia”
Option “AllowEmptyInitialConfiguration”
ModulePath “/usr/lib/x86_64-linux-gnu/nvidia/xorg”
Option “RegistryDwords”“EnableBrightnessControll=1;”
EndSection

O workaround q consegui funcionar foi com um aplicativozinho:

sudo apt install brightness-controller

Esse usuário reportou uma solução com um kernel diferente, q eu n testei

1 curtida

Obrigado por trazer essa solução, acabei de atualizar o Kernel para o mais recente, e bugou de novo.
fiz essa solução que você disse que não tinha testado e funcionou para mim.

Criei o arquivo:

sudo touch /usr/share/X11/xorg.conf.d/80-nvidia.conf

E preenchi o conteúdo com:

Section “Device”
Identifier “Device0”
Driver “nvidia”
VendorName “NVIDIA Corporation”
Option “RegistryDwords” “EnableBrightnessControl=1”
EndSection

Uso o ArchLinux (BTW =P)

Bem, já estamos no fim de 2021, estou rodando o Ubuntu 21.10 com Kernel 5.15 e nada mudou nessa questão do ajuste do brilho. Infelizmente também não tive sucesso com a modificação do arquivo nvidia.conf

Experimente e me diga se funcionou
Colar em /usr/share/X11/xorg.conf.d (ou criar)
https://www20.zippyshare.com/v/05tYCXaN/file.html

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.