Controle PS3 Linux Mint

Gostaria de deixar uma informação aqui no forum.

Eu normalmente utilizo meu antigo controle de PS3 para jogar, especialmente fora do PS3. Gosto muito dele e ainda tem a vantagem de utilizar comunicação Bluetooth.

Recente mente adquiri um jogo na steam e pensei em utilizar este meu controle para o jogo. quando pesquisei na internet, encontrei um tal de SIXAXIS que serve para ser o “driver” co controle do PS3 no Ubunutu e derivados, mas, lendo um pouco percebi que ele era meio antigo. então resolvi procurar outra forma. A mais simples foi, por incrivel que pareça, instalar um driver do controle do Xbox.

Para instalar o driver é simples:
sudo apt install xboxdrv

Depois acredito que seja uma boa ideia reiniciar a maquina.

Após reiniciar, conecte o controle de PS3 no computador através do cabo usb. Uma janela deve aparecer solicitando a permição. Permita o controle ser acessad pela maquina.

Após isto é só remover o cabo USB e apertar o botão “PS” do controle. O controle deve conectar ao computador automaticamente.

Despois disso utilizei ele na Steam tranquilamente.

Realizei todo este procedimento no MINT 19.1 mas acredito que funcione em qualquer derivado do ubuntu e ubuntu.

Espero que isso ajuda alguem como me ajudou.

Problemas encontrados
Como o controle foi instalado utilizado um driver do xbox, os botoes que aparecem na tela são referente ao controle do Xbox (A, B, X, Y, etc) e não do PS (Quadrado, Triangulo, X, O, etc). Para mim o problema não é tão grande assim… rsrsrs

4 curtidas

Também uso LM com controle PS3, e acredito que não precise instalar nada disso para obter a comunicação em Bluetooth. Apenas abro o gerenciador de Bluetooth, e sigo as instruções que escreveu: “conecte o controle de PS3 no comp… O controle deve conectar ao computador automaticamente.”

Instalei dessa forma só que o sistema não reconhece o direcional somente os 2 analógicos, alguém teve o mesmo problema?

eu não consegui conectar por bluethoot o meu controle de ps3 pelo ubuntu

Olá!! Você usa o mint 20.2
Estou tendo muita dificuldade em fazer isso funcionar. achava que era falta de algum driver ou pacote, mas funciona pra você… estranho.
Você usa o bluez?

Então, meu controle de PS3 deu problema e já o descartei. Esse meu post é antigo (2019).

Na época eu conseguia sim e, se não me engano, de primeira você tem que parear com o cabo, depois o controle se conectará pelo bluetooth.

1 curtida

Não sei bem o pq, mas tbm não estou conseguindo fazer o pareamento via cabo. Já pesquisei e analisei tanta informação que nem sei mais. kkk

Bizarro! Então, faz muito tempo, mas o passo a passo era:
1 conectava o controle
2 abria o gereciador de bluetooh
3 apertava o botão PS até aparecer no gereciador a opção de conectar/parear e pronto