Controle de Fans Dell G15 5530

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos. Estou enfrentando diversas dificuldades para conseguir trabalhar adequadamente com Linux. Atualmente, estou utilizando a distribuição Debian 12, porém estou tendo problemas para fazer as ventoinhas da minha máquina funcionarem, pois aparentemente elas não estão operando corretamente.

Já testei outras distribuições, como Ubuntu 24.04 LTS, Linux Mint e Ubuntu 22.04 LTS, mas todas elas apresentaram travamentos severos, o que tem sido extremamente frustrante.

Enfim, a única distribuição que está funcionando “OK” até o momento é o Debian 12. Gostaria de alguma ajuda para saber se existe uma alternativa para controlar as ventoinhas do meu notebook.

Software eu desconheço. Há uma distro chamada Tuxedo que tem nativamente aplicativo (tuxedo control center) que gerencia aspectos da máquina inclusive o fan;

No Debian talvez no gnome-control center, alterando as config Permormance, powersave balance ajuste a fan.

1 curtida

Curiosidade: Esse modelo seu já veio com o ubuntu 22.04?

1 curtida

Sim, ele veio com ubuntu 22.04, depois eu instalei o windows 11 para jogar e utilizar como sistema principal, mas depois de um tempo comecei a flertar com a ideia de utilizar o Linux. Comecei a estudar um pouco sobre Linux, sua história e decidi mudar de sistema principal, mas toda vez que instalo alguma distro, encontro algum problema, até mesmo a 22.04 congela muito a tela.

1 curtida

Eu gerencio apenas usando o power-profiles-daemon e seleciono o modo performance ou normal. Mas em distros “amigáveis” basta ir nas opções de energia e setar a opção desejada e pronto, o controle de ventoinhas no G15, pelo que percebi, não distingue da gpu ou cpu, nesse caso, use o perfil e aproveite.

Será que o problema não é físico?

Qual é a data da última manutenção preventiva?

Se o hardware estiver 100%, podemos usar # sensors-detect && sensors

É só usar o yes para o comando acima.

Após detectar os sensores, você pode verificar a temperatura e a velocidade da ventoinha.

Pode ser que a temperatura esteja mais alta que o comum, mas isso talbez, seja o gerenciamento de energia.
No caso do arch, na wiki tem instruções para criar regras para udev. As temperaturas ficam ótimas com perfil performance no power-profiles-daemon