Controle 8 bit do ultimate c wired funciona no Linux?

Aviso:essa é minha primeira vez postando num fórum

Recentemente comprei um controle 8 bit do ultimate c wired for xbox (página de informações da 8 bit do sobre o controle: Ultimate C Wired Controller for Xbox | 8BitDo )e queria saber se é possível atualizar o firmware dele e faze-lo funcionar no linux,já que pretendo migrar quando conseguir um computador melhor.Ele é reconhecido como um controle de xbox one pelo windows 10 e a steam.No windows tive que atualizar o firmware por meio do 8 bit do ultimate software x,que só é disponível na microsoft store.

TL;DR:o controle de link funciona no linux?

@LencolAnalfa Aparentemente sim, pq diz a pagina deles aqui neste link que suporta SteamOS que é a distribuição GNU/Linux oficial da Valve:

E como a Steam(loja) oficialmente suporta apenas o Ubuntu então funciona tmb no Ubuntu. A mais e se não funcionar, nesse caso a 8bitdo fez algum acordo com alguém de bloquear no Ubuntu pq simplesmente não faz o menor sentido.

Boa tarde. Tenho dois 8bitdo aqui e funcionam normal no linux. Pra atualizar o firmware se não me engano vai ter que fazer pelo windows. Não lembro do software de atualização pra linux no site deles.
Abração.

E uso batocera que é baseado em linux e também nunca tive problemas de uso lá.

Os drivers de controle da steam chama steam-devices e acha no gerenciador de pacotes(não é a loja).

@aguamole esse é o controle errado,eu linkei o meu no post,parece que os dois controles tem o mesmo nome

Rapais, então agora eu não sei, se eles forem diferentes fisicamente mas se for o mesmo driver funciona, tem periféricos que compartilham os mesmos drivers.

Entao,eu decidi fazer um dual boot no meu computador(nao puramente pra fazer esse teste,mas principalmente pra servir de uma introducao pro linux mais cedo visto que ainda vai demorar muito para que eu consiga uma maquina melhor)e consegui fazer o controle funcionar com esse driver GitHub - medusalix/xone: Linux kernel driver for Xbox One and Xbox Series X|S accessories .O controle funcionou que nem no windows,o firmware ja tava atualizado entao nao houve o problema do analogico nao conseguir chegar na distancia maxima

TL;DR:funciona com o driver do link e o firmware tem que ser atualizado pelo o windows

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.