Eu tenho um Acer Nitro 5, e estou utilizando o Manjaro 23. Gostaria de saber se tem algum app q seja possível controlar as fans, alguém saberia informar?
CoreCtrl (o pacote está no repo das principais distros)
Eu testei ele, mas não vi nenhuma opção para controlar as velocidades das ventoinhas.
vou seguir aqui. tenho um com Pop 22.04, que as vezes as fans aceleram do nada.
Meus hardwares são (ou foram) outros – e meu objetivo tem sido, apenas, “monitorar” (via Conky) – e não, “controlar” os Fans…
Dito isso, só posso chamar atenção para “diferenças de hardware”:
No meu antigo PC, o hardware – ou talvez deva dizer, “algum módulo do Kernel”? – fornecia “arquivos” para o Conky extrair informações como:
-
Velocidade do Fan
-
Voltagens efetivas
No meu PC atual, não encontro nenhum “arquivo” com essas 2 informações.
Obs.: – Tanto no meu antigo PC, quanto no meu PC atual: – Processador Intel em placa-mãe Asus. – Só mudaram os “modelos”.
https://wiki.archlinux.org/title/Fan_speed_control aqui tem algumas dicas de como controlar fan
Nesse artigo da Wiki do Arch eu encontrei o App ** NoteBook Fan Control (NBFC)** em que ele me ajudou a solucionar meu problema.
O problema inicial era que o controle das ventoinhas para meu notebook não estava tão bom, pois quando eu exigia muito dele as fans não giravam com RPM suficiente para fazer uma diferença significativa na temperatura, (coisa q com o windows não era um problema para meu notebook). Daí a opção de quere mexer nos pwm das fans manualmente.
Porém com o nbfc eu consegui achar o controle automático para ele, vou deixar o passo a passo aqui para caso ajude alguém futuramente:
obs: Passos feitos após instalar o nbfc!! ![]()
1º) Primeiro passo foi achar a configuração ideal para o meu notebook, para isso usei o comando de list + o grep com o Nitro, então achei a versão ideal q é o mesmo
modelo do meu notebook. No caso é o “Acer Nitro AN515-51”.
nbfc config --list | grep Nitro
2º) Nessa etapa eu setei para que as configurações do nbfc fossem as essenciais para o meu notebook com o comando:
sudo nbfc config --set "Acer Nitro AN515-51"
3º) E pronto!!!
, Agora para inicial e parar a execução de controle do pwm pelo o nbfc basta usar os comando respectivamente:
sudo nbfc start
sudo nbfc stop
Extra
Dá para deixar ele executando já direto na inicialização, apenas usando o comando apenas rodando o comando e ativando o serviço do nbfc:
sudo systemctl enable nbfc_service
como também ter um feedback da execução dos pwm atualmente ou seja o RPM máximo que as fans podem chegar e o RPM atual delas, com o comando:
sudo nbfc status -a
A criteiro de curiosidade eu estou usando um fork escrito em C no nbfc e o github dele pode ser encontrado em: NBFC escrito em C
Ma irei deixar também o repositório padrão: NFBC
Desde já agradeço a todos que responderam esse tópico. Tmj ![]()
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.