Não sou profissional da área de informática, sou contabilista (mais conhecido como contador). Lá no começo dos anos 2000, tinha amigos que cursavam cursos de ciências da computação e telemática. Eu sempre ficava “boiando” nas conversas entre eles sobre Linux, as distribuições mais comentadas eram Slackware, kurumin, Mandrake, entre outras.
Em uma desses conversar disse que queria aprender a usar Linux, e a resposta de um deles foi que eu tinha que aprender a usar o Windows primeiro. Não indaguei-o depois da resposta, fiquei na minha. Entreva no canal de IRC #Slackware, na Rede Brasnet, um dos maiores canais de suporte a Linux da América latina na época, mas não conseguia entender as conversar. Um dia meu irmão instalou o Ubuntu no computador dele e fiquei olhando ele mexer, depois, pedi para que ele deixasse-me usá-lo um pouco, vi que, para mim, era a mesma coisa que usar o Windows, com a vantagem de ser mais rápido e seguro. Todavia, eu tinha um problema: Não sabia nem formatar o HD para instalá-lo, então tiver que aprender a formatar para instalar o Ubuntu 8.04, a primeira distribuição que usei. Usei Linux de 2008 até 2016 (com dual Boot com Windows), sempre com o Ubuntu.
Em 2016 um dos meus Hd´s queimou, justamente, o que tinha o Ubuntu instalado, ai, optei por usar Windows por causa dos concursos públicos, pois é mais cobrado nas provas do que o Linux. Agora em 2019, voltarei a usar o Linux, pois vou comprar um SSD para fazer novamente um dual boot com o Windows 10. Minha distribuição desta vez será o Linux Mint, acho que o Ubuntu perdeu um pouco daquela faceta de ser a mais popular e distribuição de entrada. Eu poderia usar tranquilamente o Ubuntu, mas resolvi optar pelo Linux Mint por ser mais leve e prático do que Ubuntu, atualmente.
Obrigado a todos! []´s
)
, eu tinha curtido o Kurumin, porém deixei de lado naquele momento (e nem se eu tivesse tentado baixar e usar, já tinha sido descontinuado).
)… trazendo um design belíssimo, nunca antes visto no Linux. Acabei instalando e curtindo demais o sistema (além de que, não tive nenhum problema de instabilidade - que presenciei nas outras distribuições citadas).