Conte-nos como você descobriu o Linux e sua primeira experiência com ele

Não sou profissional da área de informática, sou contabilista (mais conhecido como contador). Lá no começo dos anos 2000, tinha amigos que cursavam cursos de ciências da computação e telemática. Eu sempre ficava “boiando” nas conversas entre eles sobre Linux, as distribuições mais comentadas eram Slackware, kurumin, Mandrake, entre outras.

Em uma desses conversar disse que queria aprender a usar Linux, e a resposta de um deles foi que eu tinha que aprender a usar o Windows primeiro. Não indaguei-o depois da resposta, fiquei na minha. Entreva no canal de IRC #Slackware, na Rede Brasnet, um dos maiores canais de suporte a Linux da América latina na época, mas não conseguia entender as conversar. Um dia meu irmão instalou o Ubuntu no computador dele e fiquei olhando ele mexer, depois, pedi para que ele deixasse-me usá-lo um pouco, vi que, para mim, era a mesma coisa que usar o Windows, com a vantagem de ser mais rápido e seguro. Todavia, eu tinha um problema: Não sabia nem formatar o HD para instalá-lo, então tiver que aprender a formatar para instalar o Ubuntu 8.04, a primeira distribuição que usei. Usei Linux de 2008 até 2016 (com dual Boot com Windows), sempre com o Ubuntu.

Em 2016 um dos meus Hd´s queimou, justamente, o que tinha o Ubuntu instalado, ai, optei por usar Windows por causa dos concursos públicos, pois é mais cobrado nas provas do que o Linux. Agora em 2019, voltarei a usar o Linux, pois vou comprar um SSD para fazer novamente um dual boot com o Windows 10. Minha distribuição desta vez será o Linux Mint, acho que o Ubuntu perdeu um pouco daquela faceta de ser a mais popular e distribuição de entrada. Eu poderia usar tranquilamente o Ubuntu, mas resolvi optar pelo Linux Mint por ser mais leve e prático do que Ubuntu, atualmente.

Obrigado a todos! []´s

3 curtidas

Difícil de ler a postagem com essa formatação.

8 curtidas

Meu primeiro contato com o Linux no desktop foi na escola, com o Linux Educacional 3.0 e 4.0, e eu achava ruim pra caramba, além de ser feio para meus olhos, mas eu gostava de ficar fuçando ele pra ver o que tinha (principalmente aqueles jogos q vinham nele :sweat_smile:)

Mas aí em 2015 comecei a estudar um cursinho de administração, em que tinha a disciplina de Informática Básica, aí lá tinha explicando sobre os sistemas operacionais (MacOS, Windows e as distros Linux), e lá tinha falando sobre as várias distros linux, inclusive o descontinuado Kurumin :cry:, eu tinha curtido o Kurumin, porém deixei de lado naquele momento (e nem se eu tivesse tentado baixar e usar, já tinha sido descontinuado).

Mas só voltei a despertar o interesse em 2017, pois eu tinha começado a fazer um curso técnico de MSI. Daí um dia eu tava pesquisando algo sobre a disciplina que eu tava estudando naquele momento e vi nos vídeos recomendados um do Diolinux, se não me engano era um vídeo sobre pq a Microsoft deixava as pessoas piratearem o Windows, daí depois disso sempre que eu assistia um vídeo novo, tinha recomendação do Diolinux, daí eu comecei a ver os vídeos, descobri o Linux Mint e resolvi instalar em dualboot no meu notebook (pq o Windows tava pesado d+).

Desde dezembro de 2017 venho utilizando pelo menos uma distro Linux em meus notebooks.

5 curtidas

O meu primeiro contato com o Linux foi em 2011, quando um colega meu de escola do secundário (em Portugal, não sei como se chama no Brasil) me sugeriu utilizar o Ubuntu 1X.04 como alternativa ao Windows, infelizmente o hardware que possuía dava muitos problemas.

Em 2017 após ingressar num curso superior tive a oportunidade, através de uma cadeira de Arquitetura de Computadores, de experimentar o Linux Mint ~16(sou mau a decorar versões) com o intuito de aprendermos funcionalidades básicas, administração e terminal. Desde esse momento, percebi que as distros Linux tinham mais vantagens do que o Windows 10, embora não seja “mainstream”, como não piratear o Windows e alguns programas relacionados, telemetria praticada pela Microsoft, entre outras.

No dia a dia uso o meu portátil da MSI com o Windows 10 porque sou obrigado para uso escolar, por não haver software compatível ou o Wine não consegue fazer tradução (não gosto de recorrer a VM para usar programas específicos, a não ser que seja dado pelo professor o que me aconteceu na cadeira de Base de Dados Xubuntu + MySQL Workbench), e por fim tenho o meu laptop mais pessoal onde instalei o Linux Mint 19.1.

3 curtidas

O meu primeiro contato com o Linux foi no meio do ano de 2015, na época eu coloquei em prática estudos pentest e programação. Estudando sobre o assunto vi muitas pessoas falando e também pessoas da área que utilizavam o Linux como sistema operacional para exercer a função e dentre outros motivos, foi ai que fui pesquisando mais sobre o Linux e conhecendo ele, história, como utilizar e porque era tão utilizado pela comunidade que eu tanto gostava. Minha primeira distro foi o Kali Linux, como eu era leigo eu não sabia que o Kali não era uma distro para se usar como desktop principal, usei por vários meses até descobrir isso, mesmo assim o Kali foi bem importante pra mim, como sempre acontecia uns bug eu ia aprendendo na raça como resolver e foi durante o processo que fui aprendendo os comandos do Linux dentre muitas outras coisas que me ajudaram e me formaram “um bom” usuário de Linux.

1 curtida

Galera, vocês tão ruim na formatação de texto, hein?

Escrever tudo numa linha só, dificulta bastante a compreensão.

Enfim…

Meu primeiro contato com Linux foi através do Kurumin, não lembro o ano, mas lembro de que o Kurumin estava na versão 2, eu usava em modo live apenas, porque o HD da minha máquina tinha parado de funcionar e essa era a única forma que eu tinha pra acessar à internet.

Após algum tempo, no final de 2007, eu tive contato com o Ubuntu e resolvi instalar em dualboot, na época a versão era o 7.10, bem limitada em recursos e compatibilidade, mas eu gostei e resolvi aprender mais sobre o sistema.

Desde 2008, eu uso Linux como meu sistema operacional principal e já tive alguns projetos de desenvolvimento de distribuição, o StudioLinuxBR e posteriormente o AviX.

Atualmente, desenvolvo e mantenho o RaDiX, há aproximadamente 1 ano, agregando tudo que aprendi ao longo dessa última década.

Aprendi muita coisa através do Diolinux e de outros blogs e canais do YouTube, só tenho à agradecer.

3 curtidas

Meu primeiro contato foi lá pra 2006 ou 2008 com o SATUX Linux, uma distro meia boca que vinha nos PC’s da CCE; na época fazia meu primeiro curso básico de informática e não tinha $$$ pra formatar o mesmo, levei pra lá e fui aprender sozinho a formatar e instalar o Linux, depois de pesquisar muito e saber o que era aquilo… Tirei o Satux e fui usar o Insigne que lá tinham os CD’s de instalação visto que as máquinas do curso era STI, também era ruim e me recordo que tinha até chave de ativação para as máquinas; depois pesquisando conheci o Ubuntu e daí fui usando até hj me encontrar no Manjaro e KDE Plasma. Já usei diversas distribuições desde o Ubuntu ao Deepin, passando por Mint, Fedora, Opensuse e diversas outras como o KaOS. Já sou usuário do Manjaro a muito tempo, deve passar dois 2 ou 3 anos.

3 curtidas

Meu 1º contato foi em 2007, quando comprei meu primeiro computador… e na caixa, veio o CD de instalação do Linux Fênix.

Mas, por ser leigo na época, fui orientado pelo vendedor (risos) a instalar o Windows…

Já em 2009/10, no curso técnico que fiz… tive contato com o Mandriva e com o Ubuntu. Mas o curso sempre puxou para o Windows (apesar de ter todas as máquinas em DualBoot).

Usei todos os Windows desde o XP… Mas acabei ficando cansado em ter que ficar “crackeando” o sistema e seus programas; além de achar o Windows, muito robusto para meu uso.

Em 2017, decidi fazer a migração para o Linux (meu uso era em nuvem, então não estava preocupado com aplicações). Testei o Ubuntu Gnome (Unity ainda existia), Elementary, Ubuntu Mate, Ubuntu Bridge… Mas NENHUMA me agradou… além de eu sofrer com bugs (que quebravam o sistema) nas que eu, mais gostei.

Nessa transição, achei um vídeo do Diolinux falando de uma certa distribuição chinesa (qual será? :stuck_out_tongue_winking_eye:)… trazendo um design belíssimo, nunca antes visto no Linux. Acabei instalando e curtindo demais o sistema (além de que, não tive nenhum problema de instabilidade - que presenciei nas outras distribuições citadas).

Como eu só usava a nuvem… me deparando com a Loja de Aplicativos, aumentei meu leque de opções.

3 curtidas

Primeiro foi Kurumin 4.0 em 2007, (não tenho certeza), que veio com uma revista que comprei na banca, depois passei por várias distros e “Janelas”, e por último Manjaro KDE que estou atualmente desde 2018, quase um ano usando somente linux.

2 curtidas

Minhas 3 primeiras distros foram: Mandrake, Suse e o Ubuntu.
Não lembro exatamente a ordem, só que Mandrake e o SUSE vieram em alguma revista de informática e um tempo depois pedi o CD do Ubuntu pelo correio nunca acreditando que chegaria aqui no Brasil, download era impensável na época.

Passei pelo Kurumin (que eu não curti muito), Debian, Gentoo, RedHat, mas o Ubuntu acabou se tornando meu OS secundário e por um motivo ou outro, nunca se tornou meu primeiro sistema operacional, perdendo espaço pro Windows ou pro Mac Os. Mas usava a cada atualização até o 14.10 e depois só via VM.

Sei me virar bem no pinguim e no terminal, mas me considero iniciante até hoje.

Agora no final de 2018 conhecendo o Diolinux, estou tentando voltar pro Linux agora como principal com o Mint, mas testando um monte de distros como gostava de fazer e impressionado como tantas coisas mudaram de lá pra cá.
Mas uso sem preconceitos Linux, Mac OS e Windows dependendo da necessidade. :smiley:

3 curtidas

Bom, minha estória começa com o fim do XP, isso já faz uns 10 anos. Eu era usuário Windows, e com a chegada do Seven eu detestei a mudança. Um dia comprei uma revista com CD que tinha o Kurumin e resolvi experimentar. Gostei da experiência embora tenha saído da zona de conforto, até que encontrei outra revista com CD do Ubuntu (8.04) e era live. Comecei a experiência e fui me acostumando até que um dia o Windows bugou de vez e eu passei a ser 100% Ubuntu. Até hoje só melhorou e até minha esposa usa Ubuntu. Tenho 2 notebooks com Ubuntu, 1 desktop e um netbook com Lubuntu e um notebook bem antigo com Q4OS (um Dell com 512RAM e HD de 40GB).

3 curtidas

Basicamente estava eu navegando na internet e vi umas coisas sobre um tal de linux, ai fui pesquisar, vi videos e tals, e claro tinha aqueles comentários de a não da de fazer nada sem terminal e tals, ai quando eu comecei a ver video como o do dio e tals ai resolvi testar o sistema, de primeira vista como tava acostumado com windows e tinha testado o ubuntu por ser um sistema que podemos dizer popular eu fiquei meio desconfortável no começo com a interface, mas depois fui acostumando ate que descobri que podia trocar a interface gráfica e claro isso depois de eu ter reinstalado umas vezes por tar dando aqueles testes que todo usuário iniciantes provavelmente faz de querer vez as funcionalidade e tudo mais, acabei instalando o Cinnamon kkkk.