Container Docker do Ubuntu no Windows

Boas
Já alguém aqui usou a versão Linux do docker no Windows Subsystem for Linux (WSL)? Pretendo desenvolver uma web app num projeto. Essa web app vai rodar num servidor Ubuntu com Apache. Eu quero desenvolver já no Apache para Ubuntu, mas a minha máquina está a rodar o Windows 10. Não quero instalar nenhuma versão do Apache para Windows, porque depois vou ter muitos problemas de compatibilidade.

A solução VM não funciona muito bem porque não tenho só um local para trabalhar e o ip da VM está sempre a mudar.

Olá @SmeagolISEP pq você não usa a versão Windows do docker no Windows?

1 curtida

@Rogerio eu não tenho muita experiência com o docker, mas pelo que li, o docker vai usar o kernel do sistema nos containers. Se é assim, o container do apache e mariadb do Windows iram usar as versões para Windows destas aplicações e eu quero usar a versão para ubuntu uma vez que o projeto vai ser executado num servidor ubuntu

O Docker é a “tecnologia” para trabalhar com contêiner, estes contêineres são criados a partir de imagens (Linux). Então neste caso você instala o Docker no Windows e gera o contêiner com imagem do Ubuntu, neste caso tb já existem contêiner oficiais prontos do apache e mariadb no repositório do https://hub.docker.com/ mas você pode criar o seu tb. O único “problema” neste caso é que a performance em rodar docker no Windows vai ser menor do que rodar diretamente em uma distro Linux, pois no caso do Windows o Docker vai criar uma VM (virtual machine). Mas sua aplicação vai “rodar” em qualquer ambiente já que o ambiente é um contêiner (que já vai vim com tudo nele para rodar a aplicação) e você poderá fazer o deploy localmente ou em qualquer servidor.

Cara não sei se me expliquei bem :smile: não é a melhor explicação … mas uma coisa eu digo vale muito apena usar docker :wink:

1 curtida

Somente respondendo sua questão… o apache e o mariadb vai estar no contêiner que é kernel Linux então as versões deles vão ser Linux e não Windows

1 curtida

Da uma olhada nesses artigos talvez possa te dar alguma luz.

2 curtidas

Então vão ser executados via máquina virtual suponho? Se assim é eu posso aceder aos servidores dos containners acendendo ao local host na minha máquina de desenvolvimento?

Na realidade Docker / Contêiner não é o mesmo que maquina virtual, mas como você está no Windows vai ser criado esta camada de virtualização o que não acontece se você estivesse usando uma distro Linux. Sobre aceder aos servidores… sim você vai poder aceder localmente cada serviço que vai estar rodando em suas respectivas portas na sua máquina local. Você pode usar as configurações padrão de rede ou criar as suas utilizando o Docker. Você pode também usar o docker-compose para “gerenciar” seus contêineres.

2 curtidas

Em relação ao WSL eu não vou poder dizer se é uma opção melhor ou viável, acredito que seja uma boa solução para alguns, mas realmente eu não tenho este conhecimento para dizer.

2 curtidas

Obrigado pelo esclarecimento

1 curtida

Quando trabalhava com host Windows tentei rodar o Docker direto nele mas nunca funcionou direito, fora que deu problema com as VMs que tinha, porque lembro que desativou alguma configuração no Setup do meu Notebook que ferrou minhas VMs. rsrs

No fim desinstalei tudo voltei a configuração do setup, subi uma VM com Ubuntu Server e rodei o Docker nela, meus problemas acabaram. kkkkk

Hoje migrei o ambiente de desenvolvimento totalmente para o Linux, me arrependo de não ter feito antes, tudo é mais estável e rápido, e posso rodar o Docker no host, uma maravilha.

2 curtidas

Pois é… meu ambiente de desenvolvimento (e uso pessoal) tb é Linux, acho tudo mais prático, usando Docker então!! vix é mamão com açúcar. :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Eu usei Linux como sistema principal durante alguns anos, mas sei lá de uns tempos para cá parece que me sinto “desconfortável” com os sistemas.
tem muita coisa que não gosto no Windows, mas a sensação nos Linuxs é estranha.

1 curtida

Eu concordo com você em utilizar o sistema que lhe traz mais conforto, que atenda as necessidades. Eu tb já passei por uma situação assim só que no meu caso foi ao contrário eu já tinha me acostumado com o Linux e daí comprei um note com o windows 10 Original e estava utilizando mas dai me senti desconfortável e voltei pro Linux :smile:

1 curtida