Container Docker do Ubuntu no Windows

Boas
Já alguém aqui usou a versão Linux do docker no Windows Subsystem for Linux (WSL)? Pretendo desenvolver uma web app num projeto. Essa web app vai rodar num servidor Ubuntu com Apache. Eu quero desenvolver já no Apache para Ubuntu, mas a minha máquina está a rodar o Windows 10. Não quero instalar nenhuma versão do Apache para Windows, porque depois vou ter muitos problemas de compatibilidade.

A solução VM não funciona muito bem porque não tenho só um local para trabalhar e o ip da VM está sempre a mudar.

Olá @SmeagolISEP pq você não usa a versão Windows do docker no Windows?

1 curtida

@Rogerio eu não tenho muita experiência com o docker, mas pelo que li, o docker vai usar o kernel do sistema nos containers. Se é assim, o container do apache e mariadb do Windows iram usar as versões para Windows destas aplicações e eu quero usar a versão para ubuntu uma vez que o projeto vai ser executado num servidor ubuntu

O Docker é a “tecnologia” para trabalhar com contêiner, estes contêineres são criados a partir de imagens (Linux). Então neste caso você instala o Docker no Windows e gera o contêiner com imagem do Ubuntu, neste caso tb já existem contêiner oficiais prontos do apache e mariadb no repositório do https://hub.docker.com/ mas você pode criar o seu tb. O único “problema” neste caso é que a performance em rodar docker no Windows vai ser menor do que rodar diretamente em uma distro Linux, pois no caso do Windows o Docker vai criar uma VM (virtual machine). Mas sua aplicação vai “rodar” em qualquer ambiente já que o ambiente é um contêiner (que já vai vim com tudo nele para rodar a aplicação) e você poderá fazer o deploy localmente ou em qualquer servidor.

Cara não sei se me expliquei bem :smile: não é a melhor explicação … mas uma coisa eu digo vale muito apena usar docker :wink:

1 curtida