Consumo de recursos exagerado no GNOME

O problema é que aumentar isso não vai fazer o milagre de não travar mais. Só vai fazer com que o ponto “limite” seja maior, mas assim que o Swap começar a ser utilizado o lag vai começar, e isso não será resolvido aumentando o Swap. É esse o meu ponto…
Por isso eu falei que o problema é o consumo.

1 curtida

Boto um voto no mesmo fator que o @swatquest, na minha maquina uso o XFCE e quando chega a despejar começa a lagar a ponto de freezar o sistema

Eu desativei a Ubuntu Dock e voltei a usar o Ubuntu. O problema aparentemente sumiu. Estou com todos os Apps que eu utilizo para desenvolvimento/estudo abertos e está tudo funcionamento muito bem, sem travamentos, diferentemente do que estava acontecendo antes. O swap está sendo utilizado, RAM está em 4GB de uso, tudo está fluído e eu não precisei mexer em nada a não ser a extensão responsável pela Ubuntu Dock.

Por enquanto vou marcar esse comentário como a solução, mas caso alguma coisa volte a acontecer, avisarei.

Ademais, obrigado @swatquest por ter me atentado sobre a Ubuntu Dock.

blz…

caso queira usar um dock, tem o dash to dock que aparentemente não tem este tipo de problema, mas é só testanto para ver se funciona

1 curtida

Depois de um tempo utilizando o GNOME em paralelo com outros ambientes gráficos, voltei a utilizar o mesmo exclusivamente e, pasmem, o mesmo problema apareceu. Com o passar do tempo e com o uso de uma sessão, o ambiente começa a ter lags monstruosos, coisa que não acontece no XFCE e no Plasma. Estou pensando seriamente em migrar definitivamente, mesmo após ter aplicado os workarounds sugeridos.