Olá pessoal mais solícito de qualquer fórum da internet, (fato). Preciso saber o que posso fazer para melhorar o gerenciamento de memória RAM (ou desligar processos, ou preciso mesmo comprar mais memória).
Se não quiser ler minha explicação abaixo, pesquise por “Direto ao ponto”.
Eu ainda relativamente novo no mundo Linux, mas não completamente leigo, minha utilização de computador é very hard, com navegadores, aplicações e programas abertos ao mesmo tempo, além de muita coisa instalada. Vim do Windows por alguns problemas (alguns causados por mim), questões de segurança e é claro, a lentidão, mesmo tendo Core i7, 8GB de RAM… Enfim, vamos ao ponto.
Uma coisa que percebia no Windows do meu computador e também percebo no notebook do meu trabalho, é o uso de 100% de disco neste S.O. Isso gera lentidão e demora para execução de ações. No meu notebook pessoal eu instalei SSD e mudei para o novo Ubuntu 20.04 LTS que melhorou absurdamente a inicialização e também para desligar. Ok, problema de lentidão resolvido, eu estou muito feliz.
Eu percebi no relatório de processos do meu Ubuntu, uma preocupação com os recursos rodando. Como eu tenho muitas abas abertas nos navegadores (já passei pelo Chrome, Firefox e agora Opera, não adianta, no mínimo são 10 abas abertas, em média são 50 abas, não condigo trabalhar com poucas abas). Li sobre recursos sobre desativar abas inativas no Chrome e Firefox (no Opera ainda não sei se existe esse recurso).
Enfim, além do atual Opera abeto, uso Spotify para ouvir música, Simple Note para anotações, esses recursos estão sempre abertos, mas por conta do navegador, muito logo eu a memória RAM está em seu limite, assim como a SWAP (tem 2GB gerados automaticamente pelo sistema). Aí eu tenho que fechar o navegador e abrir novamente (sem problemas para eu realizar essa operação).
Direto ao ponto:
Mas me preocupa o seguinte. Vi que o snap-store consome em média mais de 400MB.
O Spotify está consumindo 240MB
Pelo que eu calculei, ao abrir o Opera, meu consumo já inicia em 1.700MB
O gnome-software consome 305MB
O gnome-shell consome 209MB
ainda tem o desktop-launch consumindo 352MB
Há algum desses processos que possam ser desligados?
Desde já agradeço a atenção de todos