Consumo de memória RAM no Ubuntu 20.04 LTS

Olá pessoal mais solícito de qualquer fórum da internet, (fato). Preciso saber o que posso fazer para melhorar o gerenciamento de memória RAM (ou desligar processos, ou preciso mesmo comprar mais memória).

Se não quiser ler minha explicação abaixo, pesquise por “Direto ao ponto”.

Eu ainda relativamente novo no mundo Linux, mas não completamente leigo, minha utilização de computador é very hard, com navegadores, aplicações e programas abertos ao mesmo tempo, além de muita coisa instalada. Vim do Windows por alguns problemas (alguns causados por mim), questões de segurança e é claro, a lentidão, mesmo tendo Core i7, 8GB de RAM… Enfim, vamos ao ponto.

Uma coisa que percebia no Windows do meu computador e também percebo no notebook do meu trabalho, é o uso de 100% de disco neste S.O. Isso gera lentidão e demora para execução de ações. No meu notebook pessoal eu instalei SSD e mudei para o novo Ubuntu 20.04 LTS que melhorou absurdamente a inicialização e também para desligar. Ok, problema de lentidão resolvido, eu estou muito feliz.

Eu percebi no relatório de processos do meu Ubuntu, uma preocupação com os recursos rodando. Como eu tenho muitas abas abertas nos navegadores (já passei pelo Chrome, Firefox e agora Opera, não adianta, no mínimo são 10 abas abertas, em média são 50 abas, não condigo trabalhar com poucas abas). Li sobre recursos sobre desativar abas inativas no Chrome e Firefox (no Opera ainda não sei se existe esse recurso).

Enfim, além do atual Opera abeto, uso Spotify para ouvir música, Simple Note para anotações, esses recursos estão sempre abertos, mas por conta do navegador, muito logo eu a memória RAM está em seu limite, assim como a SWAP (tem 2GB gerados automaticamente pelo sistema). Aí eu tenho que fechar o navegador e abrir novamente (sem problemas para eu realizar essa operação).

Direto ao ponto:

Mas me preocupa o seguinte. Vi que o snap-store consome em média mais de 400MB.
O Spotify está consumindo 240MB

Pelo que eu calculei, ao abrir o Opera, meu consumo já inicia em 1.700MB

O gnome-software consome 305MB
O gnome-shell consome 209MB

ainda tem o desktop-launch consumindo 352MB

Há algum desses processos que possam ser desligados?
Desde já agradeço a atenção de todos

1 Curtida

Se puder compre, pois irá trabalhar sem se preocupar, mas 8GB aguenta tranquilo…

Vc pode fazer um config no sysctl de swappiness

Crie o arquivo
/etc/sysctl.d/99-swappiness.conf

vm.swappiness=1

Só irá utilizar se realmente for preciso

2 Curtidas

Tranquilo já não posso concordar, rssss, pois eu já congelei o sistema por duas vezes. Na primeira estava usando Chrome + Firefox e por sorte consegui fechar os navegadores. Na segunda estava apenas com Firefox e de repente congelou, tive que desligar forçado. Quase houve uma terceira, dessa vez já com o Opera, o sistema já estava quase todo full de consumo de memória RAM, os 8GB + 2GB da SWAP. Por sorte eu sempre estou monitorando e fechei antes do congelar.

Vou executar essa dica de criar o arquivo swappiness, e acredito que vou precisar muito dele mesmo rssss

HD ou sdd?

Se for sdd, deixe o swap no sdd…
Não trava quando utiliza

Estou utilizando SSD exclusivo para o Linux

Aumenta a swap…
Coloca 8GB de swap…, no mínimo 4GB

2 Curtidas

Tenha em mente que quanto maior o SWAP, mais lento pode ficar o computador, pois se a memória RAM encher, por algum motivo, ele vai pegar o espaço do disco.

Dá uma conferida nesse vídeo, talvez ajude: YouTube

1 Curtida

Sem nenhuma aplicação rodando e sem programas inicializando no boot, o sistema está consumindo uns ~750MB. Com o Chrome aberto e rodando umas 4 abas, o sistema vai para a casa dos ~1.4GB.

2 Curtidas

Eu uso o Pop!_OS e sem nenhuma aplicação, logo após o boot, ele já consome 1GB. Com duas abas abertas do Chrome, já vai para 1,7GB.

consumo alto hem… então, o meu inicia já nos seus 1.4 GB de RAM, mas eu saí instalando um monte de programas kkk… O vídeo do Dio falando de como baixar a RAM inicial é muito top, mas eu ainda não cheguei a fazer… por enquanto, eu tenho que ficar monitorando, quando chega próximo do Full eu fecho os navegadores e inicio novamente. O VS Code que estou usando com frequência também tem um consumo considerável

1 Curtida

Não há problemas em um consumo um pouco mais alto se a memória está sendo bem gerenciada. Frequentemente, trabalhando, acabo usando mais de 3~4gb (recorrendo à SWAP) e no entanto não experimento problema algum e nem congelamentos.

3 Curtidas

Gurizada, não sei se isso pode ajudar alguém, mas eu habilitei o início automático de sessão e o consumo de memória na inicialização baixou de 1GB para 700MB.

As dicas dele ajudam bastante, mas tem que saber o que faz. Eu arranquei fora meu snap pq não uso e diminuí meu consume de memoria swap pq já tenho 8Gb de RAM e realmente deu uma melhorada notável aqui.

2 Curtidas

A questão é que para mim que sou iniciante ainda não sei operar muito bem, aí se eu deletar os snaps, consigo os mesmos programas em outros pacotes? E quais pacotes recomendam? Pois de Snaps eu tenho muitos rssss, a minha lista está grande. Uso Ubuntu 20.04 LTS

1 Curtida

Sim, você vai conseguir a maioria dos programas em outros pacotes, sejam eles Flatpak, AppImage, Scripts, ou por meio pacotes de instalação .deb do próprio Ubuntu. Para ter suporte a estes programas instale a loja de Aplicativos do Gnome, a Gnome Software. Com ela vc vai poder instalar vários programas, e se você ativar o suporte a Flatpak você vai ter acesso a todos os software s no formato Flatpak dentro da própria Loja.

Instalando a Gnome software:

Abra o terminal e digite " sudo apt-get install gnome-software " sem as aspas e aguarde a instalação do programa. Depois de instalar a Gnome Software, o próximo passo é adicionar o suporte aos Flatpaks.

1 Curtida

ADICIONANDO SUPORTE AOS FLATPAKS

No terminal, digite “ sudo apt install flatpak “

Após instalado, adicione o suporte a Loja Flathub para ter acesso aos melhores programas no formato Flatpak.

ADICIONANDO SUPORTE AO FLATHUB

No terminal, adicione o seguinte repositório

" flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

E por último, adicione o Plugin da Flathub para que você possa instalar os Flatpaks com um só clique direto da loja Flathub

“ sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak “

REINICIE O UBUNTU...
1 Curtida