Consumo de memoria RAM (marcacao diferente)

Ola pessoal. Conforme imagem a seguir, percebe-se que nos programas graficos o consumo de memoria ram fica em torno de 6GB e no terminal fica bem menor. Por que isso acontece?

Esse tema dai já deu o que falar uma vez, não necessariamente aqui no fórum, mas na gringa. Pelo que entendi, o KSysGuard eleva um pouco o consumo de memória, por isso mostra um consumo maior fora que, pelo terminal, mostra em Gigabit e na GUI mostra em Gibibyte.

Nota: 4.6 Gi = ~5.36 GiB

Não sei se você rodou primeiro o comando free -h e abriu o KSysGuard em seguida ou o caminho inverso, logo isso influência ao mostrar o consumo também.

Porém essa tá sendo uma diferença bem aguda mesmo assim…

2 curtidas

Como o @JG22 comentou, há uma certa variação entre a maneira que cada software trata a leitura que ele faz, o Dio até fez um video sobre isso:

3 curtidas

Cada programa vai ter seu método de mostrar a memória usada. Isso acontece porque o gerenciamento de memória é complexo e há várias situações específicas. Brevemente explicando:

• Uso de memória dos aplicativos: Efetivamente usada por cada processo de usuários.
  • Uso de memória dos aplicativos e compartilhada: Usada por bibliotecas que são compartilhadas entre diversos programas (chamada por pgramas de usuários).
  • Uso de memória do sistema: Efetivamente em uso pelo kernel e programas que rodam com id que não são de usuários.
  • Uso de memória de sistema em cache: Em uso pelo kernel para acelerar o computador mas que pode ser descartada a qualquer momento para uso dos programas
  • Uso de memória de buffers: Em uso pelo kernel para acelerar acesso a disco.
  • Memória livre: Efetivamente sem estar em uso (tende a ficar próxima a zero)

Mas claro que se vc perceber, memória em cache e buffers podem ser contabilizadas como livre se vc imaginar que elas podem ser descartadas a qualquer momento.

4 curtidas

Só umas dicas sobre o comando free para complementar a resposta do @JG22:

É possível os valores serem exibidos em Gibibytes no terminal também rodando o comando free -g e para evitar que o comando free exiba valores desatualizados, caso você abra um software posteriormente, basta utilizar o comando free -s 1 que, nesse caso, os valores serão atualizados a cada 1 segundo, sempre lembrando de combinar os comandos free -hs 1, por exemplo, para que os valores sejam exibidos em Gigabytes e atualizados a cada 1 segundo, nesse caso.

1 curtida

Há a explicação disso no GitHub do neofetch.

Em resumo, a saída do free está errada, pois não leva em conta a memória compartilhada, arquivos temporários, entre outras coisas que consomem memória RAM, mas não são os aplicativos em si.

Apenas o free e o ksysguard ainda usam esse algoritmo incorreto, no entanto.

2 curtidas

Então acaba sendo até mais fidedigno verificar o consumo de memória RAM pelo neofetch?

Sim. Ou pelo Conky, pela Polybar, pelo novo monitor do sistema do KDE, etc.

Como o FAQ disse, em 2016-17 esse bug foi corrigido na maior parte dos apps, sendo o Ksysguard e o free os grandes “remanescentes”.

O próprio free meio que admite o erro, se você subtrair a coluna “Total” de “Disponível”, vai dar um valor diferente da coluna “Em uso” (e bem próximo do reportado pelas ferramentas com a fórmula corrigida).

1 curtida

Estranho pois o gerenciador que o OP está usando é o novo do KDE… Por isso minha dúvida.

O ksysguard é o antigo monitor de sistema, se eu entendi o motivo da confusão.

1 curtida

Olha ai pessoa, comparando agora com o neofetch. Cada um marca um valor diferente.

Pra saber qual e o certo tem que ver onde o sistema vai comecar a travar de fato, pois no windows quando bate os 100% de uso de RAM o computador fica super lento. Aqui n seria diferente

Nunca consegui entender os critérios do “Monitor do Sistema” do KDE (KSysguard). ─ Só sei que são totalmente diferentes dos critérios do “Monitor do Sistema” do Gnome, porque já abri os 2, lado a lado. ─ Não concordam, de jeito nenhum!

Pelo que vejo agora no Mageia (KDE 5.20.4), o KSysguard parece acompanhar os números do free e do top (ambos, ferramentas do procps) ─ o que dá números bastante pequenos:

(dividindo 2.735 MiB por 1.024 = 2,67 GiB)

Infelizmente, neste momento estou no Mageia, que ainda não tem esse novo recurso “SysMonTask”, por isso não posso comparar com o KSysguard agora.

Até meados de 2020, o htop e o Conky seguiam outro critério de cálculo, que era bem conhecido, embora antigo. ─ Isso ainda acontece no KDE Neon (abaixo):

2021-08-01_23-00-39_N_CROP

Atualmente, várias ferramentas estão adotando um cálculo “novo”, proposto ou subscrito por Linus Torvalds em 2014, usando números disponíveis desde o Kernel 3.14. ─ Mas, neste momento, cada distro está usando versões diferentes dessas várias ferramentas, o que é extremamente confuso.

2 curtidas

Piração semelhante usando o Gnome System Monitor e o Htop (que acho que segue o esquema do free)

3 curtidas

Nao tem certo e errado, são formas diferentes de fazer o cálculo. Vc mesmo pode fazer o calculo de acordo com as especificações no man. Aparentemente sua placa de video nao dever estar compartilhando a ram né…

O kernel linux oferece um arquivo com as variaveis sobre informações de memória :

$ less /proc/meminfo

Ps: atualizei o post minimamente

3 curtidas