Consumo de memória RAM diferente em distros Linux/Windows

Olá.
Recentemente comecei a perceber que o consumo de RAM nas distros Linux trás uma informação diferente de quando estou com o Windows 10 instalado. Não sei se é um bug ou algo parecido, mas já me lembro de ter me deparado com essa situação em distros como Ubuntu, Pop!_OS e recentemente no Zorin OS 16 que estou usando.
Pensei que poderia ser a quantidade de memória alocada para o vídeo, visto que também tenho um processador com vídeo integrado (Ryzen 5 3400G), porém não há memória reservada para vídeo pois minha placa de vídeo é uma NVIDIA Geforce 1660 Super 6GB.

Quando estou usando o Windows, a informação de RAM disponível é 16GB.
Quando estou usando Linux, a informação de RAM disponível é de 15.3GB.

Alguém já se deparou com uma situação parecida com a minha?

Abraço!

Hardware:
Ryzen 5 3400G
RAM 16GB 2666GHZ Kingston
SSD 120GB M.2 Kingston
HD Toshiba 2TB
NVIDIA Gforce 1660 Super 6GB
SO atual: Zorin OS 16

Diferença entre GB (Windows) e GiB (Linux).

1 curtida

É aquele caso de 1 Gb ser 1.000 Megas para uns enquanto outros, corretamente, contam como 1.024 Megas, não? Aí 1.024 e múltiplos ficam como GiB.

4 curtidas

Coloque GB e GiB no google que mostrará os valores numa calculadora

1 curtida

16 GB na base de 1.000
divide por 1,024 = 15.625
torna a dividir = 15.258

Aqui, 16 GB (do fabricante) aparecem como:

16218028 kB no /proc/meminfo

15837 MiB no Neofetch

15.47 GiB no inxi

Lembrar que o Kernel Linux usa um pouco, e dá como “Total” só o que sobra.

2 curtidas

Eu li que um amigo tinha colocado sobre o Zorin OS 16 ainda estar no Beta, realmente sei que seria um problema rodar na minha máquina principal, mas eu achei ela mais estável do que o próprio Windows 10, e ela me atendeu tão perfeitamente em todos os aspectos que até resolvi deixar rodando mesmo assim :laughing:.
Sei que pode ser meio perigoso, mas como utilizo meu PC só pra jogar 1 jogo simples e acessar a internet, estou usando ainda. Me desejem sorte :grimacing:.

3 curtidas