Consumo de memória no Linux Mint 21.1

Oi pessoal, tudo bem?

Mas outra dúvida de um iniciante em linux :sweat_smile:

Fuçando aqui pelo sistema afim de aprender as coisas, eu fui dar uma olhadinha no monitor de recursos do Mint, eu sempre fico xeretando o gerenciador de tarefas do Windows, e pensei em porque não fazer isso no Mint também.

Lá pelo monitor de recursos, eu vi que o sistema tá usando mais a memória de Swap do que a RAM normal, chega a usar 1,4 ~1,7GB dos 2GB que o sistema reservou, enquanto só consome 1,0 ~ 1,2 da RAM normal.

Bom, o sistema e essa memória de swap estão em um HD e o acesso ao disco é muito mais lento que o acesso a RAM, acho que isso pode explicar uns travamentos que estão acontecendo no meu sistema.

Bem, tudo isso que eu falei faz sentido? Ou esse uso “alto” da memória de swap é normal no Mint? Se não for, o que eu posso fazer pra tentar contornar isso?

Eu tô rodando o sistema em um nootebook com um I5-8ª e com 8GB de RAM DDR4, que usa aqueles Intel UHD Graphics.

(Eu tô estranhando os travamento porque uso o Windows 11 nesse mesmo notebook e ele é muito rápido, nunca apresentou nenhum travamento)

1 curtida

Tenta isso ajusta as configurações de gerenciamento de memória
abre um terminal.
Digite o comando para abrir o arquivo de configuração do swappiness:sudo nano /etc/sysctl.conf
Adiciona a linha no final do arquivo:vm.swappiness=10 se ficar ruim no 10 vc muda.

1 curtida

Depois que você acrescentar vm.swappiness=10 no final do arquivo: nano /etc/sysctl.conf

Salve o arquivo no nano com Ctrl + o (ó) e saia com Ctrl + x

• Depois reinicie o computador para ter efeito.

Veja no terminal se a swappiness está com o novo valor:

cat /proc/sys/vm/swappiness

Pode colocar 5 ou um valor menor, só não coloque 0. 10 ou 5 já está de bom valor, pois o padrão é 60

SWAPPINESS

É um parâmetro do Kernel para configurar o uso de Swap.
Usa valores de 0 à 100. O padrão de Swapiness é 60.
Quanto menor o número, mais restrito o uso de Swap.

2 curtidas

Crie o arquivo com nano /etc/sysctl.d/99-sysctl.conf e dentro dele coloque:

vm.swappiness = 1
vm.page-cluster = 0
vm.vfs_cache_pressure = 50
vm.dirty_ratio = 10
vm.dirty_background_ratio = 5
vm.max_map_count = 1048576

Salve (CTRL+O) e reinicie a máquina. Isso vai resolver 80% dos travamentos.

3 curtidas

Se for usar a solução do @avfall apague a linha vm.swappiness=10 do final do nano /etc/sysctl.conf e salve com Ctrl + o e saia com Ctrl + x.

Essa é outra forma de definir swappiness, além disso, ele acrescentou outros parâmetros que devem ser mais efetivos para o seu caso.

1 curtida

Obrigado @Patrick_Patman, @rubenscontato e @avfall pela atenção de vocês em me ajudar! Realmente a solução funcionou muito bem :smiley:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.