Consumo de memória kernel 5.5.9

Fala pessoal, tudo tranquilo? Seguinte, esses dias, duas das distros que tenho aqui, começaram a consumir mais memória após o boot sem muito sentido. Porque? Não instalei nada e nem mexi no sistema, fiz apenas uma atualização em ambos. Fiquei encucado com isso, porque no Debian o problema não ocorria, apenas no Arch e no Mageia. Fui procurar nas atualizações, para ver se poderia ter sido alguma coisa, o único pacote que achei em comum, nas duas distros, foi a atualização da versão do kernel para a 5.5.9 (a versão stable atual).

Alguém ai teve algum comportamento parecido com essa versão? Ou com alguma versão da série 5.x? Estou achando que só pode ser o kernel. No Arch, por exemplo, ele subia com algo entre 350MB, depois do update passou para 500 e tanto. No Mageia tive um aumento de quase 100MB. Vou fazer um downgrade do kernel para ver se muda. Se não acontecer nada, vou ver se instalo uma versão lts para observar o que acontecerá. Mas, confesso, nunca tinha me ocorrido esse problema.

tudo de boa por aqui! Arch Linux aqui!

Arch consumindo o que sempre consumia aq

Eu compilei o kernel 5.5.9 otimizado para o meu processador e dei uma peneirada nos módulos.
Eu tenho 16GB de RAM então não foi possível notar diferença só de uso então não teve uma mudança grande 100MB eu não notaria.
Lembra que na compilação do kernel pode ser escolhido os modulo que vão ser incluso no kernel e os modulo que vão ser carregados somente por demanda.
Pode ser que o caso de ter incluído mais algum ou vários modulo extra no na compilação kernel.

com kernel 5.5.5 compilado está normal no Devuan

Fiquei encucado com isso! Fiz o downgrade do kernel e parece que resolveu. Só fiz no Arch. Confesso que isso nunca tinha me acontece, e, que eu me lembro, não vi alguma coisa parecida por ai. Deve ter sido cisma do kernel com meu note hahahahhahha

Vou esperar o próximo update da série 5.x para ver o que vai rolar com esse “problema”.