Consumo de energia nos destktops atuais

Olá pessoal.

Eu tenho um Ryzen 7 1700X + RX 570 + 16 GB de RAM e o meu computador fica consumindo na faixa de 130 W em idle.

Esse meu computador é da Dell e vi que a fonte dele é meia boca: baixa eficiência. Mas mesmo assim, ainda acho alto.

Atualmente, com um hardware equivalente, como estaria o consumo total do PC?

Alguém já fez medições com um wattímetro?

Como você chegou a esses 130W? Foi com Wattímetro?

Esse número está me parecendo estranhamente elevado.

Foi co wattímetro. Pois é, eu também acho. Mas pelo menos a placa de vídeo em idle fica bem quente, assim como a fonte.

você pode passar o resultado deste comando por gentileza?

sudo cat /sys/kernel/debug/dri/0/amdgpu_pm_info

Infelizmente anda estou tentando encontrar alguém que realmente desfrute do idle absoluto da GPU, aqui em casa com a NVIDIA é 42W só a GPU… Infelizmente o Linux deixa a desejar nessa área, principalmente nos desktops.

rx570 gasta bastante energia mesmo em idle. (aqui é 30w idle e 100W full power)

Se vc desativou o c-state do ryzen, vai gastar mais um tanto.

O Monitor vai gastar uns 30 - 50 W

Se calcular o seu computador usando 130W o mês inteiro, vai gastar 0,13*24*30 = 93 kWh, ou seja uns 90 reais a mais na conta de energia.

Acho que a sua placa de vídeo não está entrando em modo de baixo consumo de energia. 130 W é bastante alto para um computador em “idle”

Não sei se ele mediu apenas o gabinete sozinho, ele pode estar usando um estabilizador que somado a fonte podem estar consumindo jutos ~ 30% mais energia somente pela baixa eficiência.

Tem a questão do fator de potencia também que pode mostrar leituras bem diferentes… Se vc estiver bem desconfiado, pode desligar a energia de tudo em casa e ver no medidor de energia elétrica. Dá pra calcular o consumo instantaneo em alguns deles hehehe

1 curtida

Eu removeria o estabilizador, já é um bom começo, sendo da Dell tem muita chance de terem empurrado um. O Brasil ainda ama por um estabilizador no PC. :slight_smile:

1 curtida

Triste verdade. Essa praga deveria chamar “desestabilizador”, pois só serve para atrapalhar o funcionamento da fonte.

@romulopb

GFX Clocks and Power:
1650 MHz (MCLK)
300 MHz (SCLK)
300 MHz (PSTATE_SCLK)
300 MHz (PSTATE_MCLK)
1000 mV (VDDGFX)
22.187 W (average GPU)

GPU Temperature: 66 C
GPU Load: 0 %
MEM Load: 0 %

UVD: Disabled

VCE: Disabled
Clock Gating Flags Mask: 0x3fbcf
Graphics Medium Grain Clock Gating: On
Graphics Medium Grain memory Light Sleep: On
Graphics Coarse Grain Clock Gating: On
Graphics Coarse Grain memory Light Sleep: On
Graphics Coarse Grain Tree Shader Clock Gating: Off
Graphics Coarse Grain Tree Shader Light Sleep: Off
Graphics Command Processor Light Sleep: On
Graphics Run List Controller Light Sleep: On
Graphics 3D Coarse Grain Clock Gating: Off
Graphics 3D Coarse Grain memory Light Sleep: Off
Memory Controller Light Sleep: On
Memory Controller Medium Grain Clock Gating: On
System Direct Memory Access Light Sleep: Off
System Direct Memory Access Medium Grain Clock Gating: On
Bus Interface Medium Grain Clock Gating: Off
Bus Interface Light Sleep: On
Unified Video Decoder Medium Grain Clock Gating: On
Video Compression Engine Medium Grain Clock Gating: On
Host Data Path Light Sleep: On
Host Data Path Medium Grain Clock Gating: On
Digital Right Management Medium Grain Clock Gating: Off
Digital Right Management Light Sleep: Off
Rom Medium Grain Clock Gating: On
Data Fabric Medium Grain Clock Gating: Off
Address Translation Hub Medium Grain Clock Gating: Off
Address Translation Hub Light Sleep: Off

Valeu pessoal.

Não uso estabilizador, é direto na tomada. Eu calculei apenas a CPU. O fator potência, acho que é phi = 0,86. Posso checar novamente.

Eu também acho que gasta muito, mas tenho desconfiança de que essa linha do Inspiron 5675 tenha algum problema. A fonte, de vez em quando no idle, acelera para resfriar, sinal de que está aquecendo mais que o normal, o que gasta mais.

Eu me surpreendi com esse consumo baixo da GPU, segundo o software…

@Deleterium

Eu pensei nisso mesmo, aquele led do medidor pisca a cada valor de wh gasto. Irei fazer isso para ter uma ideia. Não sei se esse wattímetro é realmente confiável.

Está longe um pouco do idle dessa GPU mas provavelmente a única escolha seria investigar desativação de compositor para ver se muda algo. Talvez alguém com AMD possa passar aqui e dar uma falada de possibilidades com o profile da GPU. A última coisa que resta é investigar funções na BIOS para redução de consumo ou se sua fonte tem um modo eco.