Fala, pessoal! Tenho acompanhado bastante as discussões aqui sobre configurações de servidor doméstico e NAS no Linux, e surgiu uma dúvida que não consigo responder sozinho.
Recentemente montei um servidor caseiro rodando Ubuntu Server para backup e mídia local. Uso vários HDs em RAID gerenciado pelo mdadm, e fui perceber que a fonte que eu tinha antes estava claramente sobrecarregada — o sistema reiniciava aleatoriamente sob carga pesada, especialmente durante reconstrução de RAID ou transferências simultâneas de arquivos grandes.
Depois de pesquisar bastante, entendi que fontes voltadas para ambientes de armazenamento têm características específicas — entrega estável na linha de 12V, suporte a picos de spinup de múltiplos discos ao mesmo tempo, e capacidade total que muita gente subestima. No meu caso, cheguei a trabalhar com uma unidade em torno de 585W justamente para ter margem segura com todos os discos ativos.
O que me intriga é que no Linux, pelo menos na minha experiência, o monitoramento de consumo real de energia ainda é um pouco obscuro. Ferramentas como powertop e sensors ajudam, mas não dão uma visão completa do que a fonte está entregando nos pinos de alimentação dos discos.
Alguém aqui já configurou um ambiente de monitoramento mais robusto para acompanhar o consumo elétrico real de um servidor Linux com múltiplos discos? Alguma ferramenta ou abordagem que funcionou bem na prática?