Até uns meses atrás, era comum desaparecerem as linhas e os gráficos do Conky, em sessão Plasma Wayland do Fedora – a única distro em que estou experimentando Plasma Wayland.
O Conky aparecia nornal, durante várias horas. – De repente, sumiam as linhas e os gráficos, também durante várias horas. – Depois, voltava ao normal, durante várias horas.
Segundo minhas anotações, na época, isso aconteceu umas 7 vezes, ao longo de uns 6 dias uptime – 6 dias sem reinicializar a máquina.
Agora, o mais interessante: – O KDE Spectacle capturava exatamente o que eu estava vendo – com estes olhos que a terra jamais haverá de roer!
Ultimamente, o fenômeno mudou: – As linhas e os gráficos desaparecem, diante dos meus olhos – mas o KDE Spectacle diz que elas estão lá!
Eu poderia me beliscar, para ter certeza de não estar sonhando – mas nos tempos modernos, o mais recomendável é tirar uma foto.
Eis aí o que eu vi – e o que o KDE Spectacle capturou:
O fenômeno já foi devidamente notificado ao Guinness, para registro.
Em consulta com um psicólogo especializado em fenômenos para-anormais – que por acaso também é analista de sistemas – encontramos certa semelhança com o recurso “Night Light”, onde o freguês vê a tela esmaecer gradualmente as gradações de vermelhor e azul… mas nenhuma ferramenta de captura de tela dá a menor bola para isso.
Quem sabe, esfregando bem a tela do monitor, as linhas e gráficos não acabem aparecendo?