Conky & Wayland: - As falhas evoluem!

Até uns meses atrás, era comum desaparecerem as linhas e os gráficos do Conky, em sessão Plasma Wayland do Fedora – a única distro em que estou experimentando Plasma Wayland.

O Conky aparecia nornal, durante várias horas. – De repente, sumiam as linhas e os gráficos, também durante várias horas. – Depois, voltava ao normal, durante várias horas.

Segundo minhas anotações, na época, isso aconteceu umas 7 vezes, ao longo de uns 6 dias uptime – 6 dias sem reinicializar a máquina.

Agora, o mais interessante: – O KDE Spectacle capturava exatamente o que eu estava vendo – com estes olhos que a terra jamais haverá de roer!

Ultimamente, o fenômeno mudou: – As linhas e os gráficos desaparecem, diante dos meus olhos – mas o KDE Spectacle diz que elas estão lá!

Eu poderia me beliscar, para ter certeza de não estar sonhando – mas nos tempos modernos, o mais recomendável é tirar uma foto.

Eis aí o que eu vi – e o que o KDE Spectacle capturou:

O fenômeno já foi devidamente notificado ao Guinness, para registro.

Em consulta com um psicólogo especializado em fenômenos para-anormais – que por acaso também é analista de sistemas – encontramos certa semelhança com o recurso “Night Light”, onde o freguês vê a tela esmaecer gradualmente as gradações de vermelhor e azul… mas nenhuma ferramenta de captura de tela dá a menor bola para isso.

Quem sabe, esfregando bem a tela do monitor, as linhas e gráficos não acabem aparecendo?

reparei no wayland, apesar do conky estar novo, o conkyrc fica antigo, senao da esses erros

no x11 isso nao acontece,

exemplo, no wayland fica assim:
conteudo sem: = ' ,;
e com TEXT

no x11:
conteudo novo:
suporta:

= ' ,;
conky.config = {};
conky.text = [[ ]]

exemplo com conteudo:
wayland:

background yes
update_interval 1
total_run_times 0
double_buffer yes
own_window yes
own_window_type normal
own_window_class Conky
own_window_hints undecorated,below,sticky,skip_taskbar,skip_pager
own_window_transparent no
own_window_argb_visual yes
own_window_argb_value 255
own_window_colour 000000
alignment top_right
gap_x 153
gap_y 19
minimum_size 127 0
maximum_width 127
draw_shades no
draw_outline no
draw_borders no
draw_graph_borders no
stippled_borders 0
border_width 0
use_xft yes
xftalpha 0.8
font Open Sans:size=7
default_color white
text_buffer_size 2048
override_utf8_locale yes
uppercase no
use_spacer none
cpu_avg_samples 2
net_avg_samples 2

TEXT
${time %H:%M:%S}

x11

conky.config = {
    background = true,
    update_interval = 1,
    total_run_times = 0,
    double_buffer = true,
    own_window = true,
    own_window_type = 'desktop',
    own_window_transparent = false,
    own_window_hints = 'undecorated,below,sticky,skip_taskbar,skip_pager',
    own_window_colour = '#000000',
    own_window_argb_visual = false,
    alignment = 'top_right',
    gap_x = 0,
    gap_y = 16,
    minimum_width = 130,
    maximum_width = 130,
    minimum_height = 0,
    draw_shades = false,
    draw_outline = false,
    draw_borders = false,
    draw_graph_borders = false,
    stippled_borders = 0,
    border_width = 0,
    use_xft = true,
    xftalpha = 0.8,
    font = 'Open Sans:size=0',
    default_color = 'white',
    text_buffer_size = 2048,
    override_utf8_locale = true,
    uppercase = false,
    use_spacer = 'none',
    cpu_avg_samples = 2,
    net_avg_samples = 2,

};

conky.text = [[
${time %H:%M:%S}
]]

Salve, @mobostar0101

Esta era a “sintaxe antiga”, utilizada pelo Conky até a versão 1.9.x

Esta outra:

… é a “sintaxe nova” – adotada a partir do Conky 1.10.x

• Além disso, o arquivo de configuração ~/.conkyrc foi substituído por ~/.config/conky/conky.conf – como “boa prática” para desentulhar a pasta pessoal.

Mas… você testou usar a “sintaxe antiga” no Wayland e funcionou??

Minhas notas sobre isso estão aqui.

Conheço o convert.lua – que converte a sintaxe antiga para a nova – mas não conheço um “des-convert”, para voltar à sintaxe antiga.

Eu teria de fazer a conversão manualmente, no olhômetro. – Algum motivo concreto para embarcar nessa tarefa??

estava fazendo o conky monitorar o sistema, como o “task manager” do windows faz, entao tive que ir “fazendo e testando” as configs, assim esse experimento foi puramente empirico.

ah sim, esqueci do.lua, ele buga muito em wayland, entao usei modelos mais simples,
exemplo, o calendario era feito em .lua, no x11 ele funciona normal, para funcionar o calendario no wayland tive que instalar o cal, e usar o ${execpi 86400 ~/.conky/usr/bin/cal

provavelmente o conky está lá mesmo mas você não consegue visualizar. quem sabe a imagem saiu por um cano lateral da tela q só o spectacle consegue ver? mistério…

:wink:

Culpa do óculos!