Conheça o Luxtorpeda, uma nova ferramenta Steam Play para Linux

Introdução

Assim como há jogos disponíveis no Steam que não suportam Linux, também há os que suportam, porém, alguns jogos funcionam melhor na compilação Windows, e o Luxtorpeda irá ajudar com isto.

SteamPlay e Luxtorpeda

Steam Play é apenas um recurso que executa diferentes camadas de compatibilidade no Linux para que qualquer pessoa possa fazer uma, e o que o Luxtorpeda faz é permitir que você execute vários jogos (uma lista em expansão) no Steam dentro de uma “Engine Linux Nativa”, seja de código aberto ou de outra forma.

Usando Quake como exemplo

O Quake do Steam vem com três Engines, são eles:

  • WinQuake: SinglePlayer;
  • QuakeWorld: Multiplayer Online;
  • GLQuake: SinglePlayer com renderização em OpenGL.

O suporte é exclusivo Windows, carece da trilha sonora original, e às vezes tem problemas para funcionar em máquinas modernas…

O que Luxtorpeda faz é baixar e instalar uma Engine predefinida, neste caso, o “vkQuake”, que usa Vulkan ao invés de OpenGL para renderização, ou seja, além do jogo passar a funcionar no Linux, estará com gráfico melhorado e, no caso do Quake, a trilha sonora que antes não funcionava por padrão, agora foi baixado e se encontra funcionando.

Uma captura de tela rodando Quake com Luxtorpeda em Ultrawide (2560x1080):

Uma captura de vídeo em 1080p mostrando a trilha sonora funcionando:

O jogo corre acima de 60 FPS, mas OBS Studio limitou a captura a 30 FPS.

Benefícios do projeto

Luxtorpeda é um projeto de código aberto realmente interessante, e à medida que mais Engines surgem ao longo dos anos, será um projeto de grande importância para a preservação e obtenção de jogos.

Lista de títulos suportados

Esta imagem é apenas uma representação da lista de títulos suportados pelo projeto original.
Para ver a lista completa de Jogos/Engines suportados, você deve visualizar clicando aqui.

No momento que escrevo esta matéria, o projeto original suporta apenas alguns títulos, mas há o Luxtorpeda-dev, que é mais recente e está em constante atualização.

Para mais informações sobre Luxtorpeda-dev, como também quaisquer problemas ou solicitações de recursos, podem ser encontrados neste link.

Instalando o Luxtorpeda

O procedimento é muito simples, é o mesmo procedimento para adicionar o Boxtron ou uma outra versão do Proton:

  1. Feche o Steam;
  2. Baixe o arquivo compactado do Luxtorpeda, clicando aqui;
  3. Acesse o local “~/.local/share/Steam/” e crie uma pasta chamada “compatibilitytools.d” (caso ainda não exista);
  4. Extraia o conteúdo do arquivo compactado para dentro de “compatibilitytools.d”;
  5. Inicie o Steam;
  6. Na janela de propriedades do jogo, vá em “Compatibilidade” e force o uso do Luxtorpeda.

Pronto, agora é só clicar em “Jogar”, a ferramenta fará o download, instalação e configuração da engine, tudo de maneira automática, e você não precisará se preocupar com nada.

Links

Baixe facilmente as versões mais recentes: Releases
Página do Luxtorpeda no GitHub: Luxtorpeda
Página do Luxtorpeda-dev no GitHub: Luxtorpeda-dev
Problemas ou sugestões: Issues

Referência: GamingOnLinux

8 curtidas

Uma pergunta
Flatpak?

Eu entendi direito?

Os jogos antigos usam uma engine antiga, que funcionava nos windows98 da época. O que o luxtorpeda faz é usar engines recriadas atualmente para fornecer a compatiblidade com os computadores atuais.

1 curtida

Sim, é mais ou menos por aí.

O Quake que demonstrei como exemplo é de 1996, mas há jogos mais atuais inclusos na lista de títulos suportados, como “The Elder Scrolls III: Morrowind® GOTY (2002)”, “Prey (2006)”, “S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat (2010)”, entre outros títulos.

Analisando a lista, pude perceber que alguns títulos poderão oferecer duas ou três opções de engines para o usuário escolher com qual irá iniciar o jogo.

Na minha opinião, este projeto tem futuro, pois além de trazer a compatibilidade de um jogo antigo exclusivo Windows (também pode ser usado para jogos nativos Linux), é uma maneira de ressuscitar aquele jogo cuja engine original não possua mais um suporte adequado para máquinas e sistemas operacionais modernos, fazendo-o funcionar em engines nativas modernas suportadas.

Claro… o que o Luxtorpeda faz, nós já fazemos manualmente há mais de uma década (baixar engine, colar arquivos e configurar), mas ter uma ferramenta embutida no Steam, é muito bacana para quem busca por centralização e comodidade, colocar as coisas para funcionar com apenas alguns cliques, é menos tempo de configuração e mais tempo para diversão.

Espero que a Valve abrace o projeto, e que possam embuti-lo no Steam em um futuro próximo.

1 curtida

Aqui está um vídeo de um usuário jogando STAR WARS™ Jedi Knight - Jedi Academy™ em 2019.

Ele apresenta o procedimento de instalação da ferramenta via terminal aos 0:55.
Em 2021 ainda é o mesmo procedimento deste vídeo, com apenas 1 diferença… o nome do arquivo compactado que ele extraiu em 2019 é diferente do atual, então aconselho que sigam o procedimento da página oficial do GitHub, mas caso o usuário não tenha familiaridade com terminal, é só seguir o procedimento descrito na matéria acima, que é explicado de forma amigável, sem uso de terminal.