Cada pessoa tem sua opinião sobre quais são as distros Linux mais importantes, e para a gente, são essas três! Quais são as suas?
Eu penso que distros (sistemas operacionais) mais importantes vão de acordo com o momento e necessidades, além das preferências pessoais.
Até meados de 2008 eu só tinha conhecimento do Windows, então nesta época os 3 sistemas operacionais mais importantes eram Windows 98, Windows XP e Windows 7.
Eu sempre fui uma pessoa muito curiosa e gostava de fazer manutenção nas máquinas de amigos, lojas daqui da redondeza e etc… Mas os sistemas operacionais da Microsoft foram ficando mais fáceis e menos problemáticos e isso me chateou de uma certa forma que comecei a usar uma distro Linux. Tentei o Kurumin, mas comecei mesmo pelo Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron.
Momentos depois no qual eu só pensava em trabalhar e usar computadores diferentes para determinadas tarefas, play games, manutenção de computadores, estudos e entretenimento, os sistemas operacionais mais importantes para mim foram:
- 1st Windows 7 atualizado para o 10: Para Games Manutenção de Computadores e Celulares;
- 2nd Ubuntu: Para estudos e entretenimento;
- 3rd Aleatório: Para conhecimento (replicava problemas de usuários para ajudá-los a resolver) e curiosidade de vários sistemas operacionais, tipo distro hopping;
Até aqui eu tinha emprego e não me preocupava com educação financeira, investimentos, estratégias, etc… Aliás, eu não me preocupava com meu futuro! Mas…
Quando eu perdi o emprego e fiquei mais tempo em casa, o Ubuntu começou a ficar menos problemático seguindo o Windows, e como eu sou muito curioso comecei a migrar para distros mais “difíceis” como o Arch e o Gentoo.
O Arch é mais difícil e desafiador para instalar mas depois de pronto ele ficava até mais automático e mais fácil que o Windows e o Ubuntu, já o Gentoo sempre me deu desafios, desde sua instalação até no uso do sistema. Claro que o Gentoo se instalarmos de modo mais Stable ele se parece com o Arch, só demanda trabalho no começo e tempo para atualizar, por ser compilado, porém, se quisermos nos aprofundar nesta distro, usa-la de acordo com o propósito dela, “tunar a distro” para um computador específico, para específicos hardware, processador, ram, placa mãe, dispositivos USB, etc… Então o Gentoo é extremamente desafiador. Neste modo “Tuning Distro” o Gentoo fica tão mais eficiente, enxuto e mínimo, fazendo ele ter uma performance muito maior que as demais distros na minha opinião. Isso exige muito tempo, estudos de como tunar o Gentoo para um computador específico.
Neste momento o Gentoo foi a minha distro mais importante e principal, não tiveram outras.
Mas um novo momento chegou, eu estava sem condições de pagar as contas básicas de casa pela falta de emprego e isso me guiou para estudos mais profundos em educação financeira onde um sistema operacional mais eficiente, poderoso e econômico seria o mais importante, ou seja, surgiu a idéia de transformar um sistema operacional de um smartphone em computador principal. Como smartphones ficam dias fora da tomada e se recarregam em horas com poucos Watts, eu resolvi pesquisar mais sobre. Então com meus últimos recursos, fiz uma troca de equipamentos e consegui o Samsung Galaxy Tab S5e com a distro Linux (sistema operacional) Android 11, onde uso a mais de 2 anos.
De todas as distros (sistemas operacionais) o Android é o mais versátil e econômico, monitorei meu uso por mais de 1 ano e anotei em planilhas dinâmicas de consumo elétrico e o Android consumiu em torno de R$10 num ano. O Android é diferente e precisamos nos adaptar a ele, mas uma dica, o Android mais parecido com computadores, distros, sistemas operacionais tradicionais é o Android da Samsung, geralmente os da linha S. Mas como o Android é feito em cima do Linux Kernel, então são questões de adaptação, vontade e usar nossa criatividade para aproveitar o melhor dele.
Depois de anos desempregado, com dívidas, finalmente conquistei um emprego e com o mindset atual focado em estudar educação financeira, estou investindo, limpando meu nome e com a estratégia de duplicar, triplicar e além meu salário atual com renda passiva (renda que sempre terei mesmo se ficar desempregado de novo), atualmente e futuramente minhas distros (sistemas operacionais) mais importantes serão (onde 1st principal, 2nd e 3rd serão quando tiver as condições):
- 1st Android: Devido a performance, eficiência e a variedade de software, aplicativos que me atendem muito bem, aliado com sua super economia;
- 2nd Gentoo: Por ser um sistema operacional, distro, que se usado como “Tuning Distro” para ser específico para um computador, hardware é a distro mais desafiadora de todas das que já usei;
- 3rd Windows: Especialmente para Games, pois neste caso eu quero desafiar os Games e não o sistema operacional;
Mas como o futuro são múltiplas vias dinâmicas e randômicas, minhas necessidades poderão ser diferentes… Mas por enquanto estas são minhas 3 distros (sistemas operacionais) mais importantes.
Eu sou o tal usuário chato do Arch kkkkkk Embora no video ele fala que é difícil instalar… Poxa, a distro instala em menos de 3 min (uns 10 se você seguir tutorial), o próprio Archinstall ajuda e muito os novatos. Eu já vi video do DIO instalando Arch e ele demorou demais, e cara, não é por eu usar o Arch há mais de 15 anos que eu to falando isso! Quem pegou o Arch la em 2006 sabe que o Arch tinha uma facilidade enorme com o Dialog que fazia a instalação (inclusive é o mesmo que usei no PacArch). O Arch na verdade consiste em:
1 - particionar
2 - montar as partições
3 - pacstrap -K /mnt base linux linux-firmware plasma-desktop vlc etc…
4 - genfstab -U /mnt >> /mnt/etc/fstab
5 - arch-chroot /mnt
6 - mkinitcpio -P
7 - passwd
8 - Instalar gerenciador de boot do seu gosto (eu uso o systemd-boot)
Agora pergunto, isso é tão difícil pra quem já usa linux? Logicamente você precisa instalar o sddm ou outro gerenciador de login e mandar iniciar com o sistema …
Falta várias etapas nesta lista.
Ex:
Grub
Timezone
Locale
Hostname
Criar usuário/senha
Hoje é bem mais fácil instalar visto que todo mundo tem um celular na mão, mas na época que instalei pela primeira vez ou você tinha impressora ou estava ferrado caso desse algum problema no percurso.
Na verdade não! Eu apenas faço a instalação, isso que você colocou são opcionais. Instalar o sistema é basico, apenas o que mandei ali!
Você citou “GRUB”. O passo 8 diz isso ja!
Criar usuário e senha é parte padrão de qualquer instalação, então não coloquei!
Pior que eu decorei o processo.
Na terceira ou quarta ocasião fiz sem “pescar”.
Concordo plenamente. Em menos de um ano usando Linux eu consegui instalar o Arch sem problemas, só usando a Wiki.
Tenho gostado muito do Archinstall, facilita demais a vida