O Ubuntu 18.04 LTS promoveu uma coleta de dados opcional, a qual, cerca de 66% dos usuários concordaram em participar, que gerou estatísticas utilizadas em um relatório disponibilizado para o público e pode ajudar os desenvolvedores a produzir conteúdos cada vez melhores! Irei comentar sobre algumas delas.
Usuários
A imagem acima demonstra a quantidade de usuários em cada país (semelhante à da capa, mas menos artística e subjetiva). Este dado foi coletado a partir das configurações de fuso horário de localização feitas na instalação.
Presumivelmente, a maioria dos usuários usam o sistema em inglês (59%), em segundo lugar vem o espanhol (7%). O português está empatado com o francês em terceiro lugar, como a linguagem padrão em 5% das instalações.
O tempo médio de instalação do sistema foi 18 minutos.
Especificações do desktop
A arquitetura do processador de 98% dos usuários é amd64 (alguém sabe qual poderia ser a arquitetura desses 2% restantes?) e a base para interface gráfica mais utilizada é x11, com 99% dos usuários.
93% dos usuários utilizam apenas uma tela e 94%, uma GPU apenas.
Agora vamos elencar as cinco resoluções de tela mais utilizadas:
- 1920x1080 (28%);
- 1366x768 (25%);
- 800x600 (11%);
- 1680x1050 (7%);
- 1600x900 (4%).
Em relação à memória RAM, qual você acha que é a quantidade mais popular? E quantos CPUs estavam disponíveis na maioria das máquinas? Confira:

Entretanto, o relatório não é claro em relação a quantos usuários utilizam máquina virtual, ou física, fornecendo apenas este gráfico:
Portanto, suponho que os dados relacionados à configuração de hardware considerem também o que está disponibilizado para os sistemas instalados em máquinas virtuais.
Configurações do Ubuntu
Confira a porcentagem de usuários que instalaram o Ubuntu com a configuração padrão:
Em relação aos usuários que utilizam o auto-login na inicialização, ficou bastante páreo. Você considera este tipo de configuração uma vulnerabilidade de segurança?
Por fim, vamos à quantidade de usuários que optam pela instalação mínima do Ubuntu:
Todos estes dados e mais estão disponíveis na página oficial do Ubuntu. O que vocês acharam dessas informações? Houve alguma surpresa?
A propósito, você pode comparar com os dados coletados pela Steam!