Conheça 3 aplicativos de previsão do tempo para Linux

Hoje você conhecerá três aplicativos de previsão do tempo para Linux, que vão te poupar de pesquisar no Google!

1 curtida

O GNOME Weather tem um problema que é a falta de localidades, minha cidade mesmo o programa não acha. Parece que as localidades tem que ser adicionadas manualmente pelos desenvolvedores, o que é longe de ser o ideal, e é uma grande barreira pro usuário comum, que não tem um jeito fácil de adicionar a sua localidade.

1 curtida

Fiz uma pesquisa rápida e parece que existem diversos critérios para uma localidade ser adicionada, dá umas checada nesta página. Pode ser que sua cidade possa ser incluída.

https://wiki.gnome.org/Projects/LibGWeather/ImprovingLocations

:vulcan_salute:

A minha tem no Gnome :grinning:

Todos 3, em Flatpak…

Gosto do widget Weather – que ainda funciona bem no MX Linux, no Mageia, e acho que no Slackware. – Uma vantagem de ter KDE mais antigo em algumas distros.

Nas outras distros, ficou truncado após a atualização para o KDE Plasma 5.26, no último trimestre do ano passado:

Procurei várias vezes uma solução na página do widget, mas, ou eu estava cego, ou não fui na página certa. – Tentei de novo agora, e descobri que já havia uma nova versão, 1 semana antes do problema aparecer!

A solução era, simplesmente, desinstalar o widget Weather – deletar a pasta:

/home/flavio/.local/share/plasma/plasmoids/org.kde.weatherWidget-2/

– e reinstalar.

Bom… na verdade, a pasta se chamava:

[...]/org.kde.weatherWidget/

(sem a terminação “-2”)

Ao reinstalar, escolhi a versão 2.3.3:

Veio com 4 cidades aleatórias, que tratei de remover:

Depois, bastou adicional minha cidade, tanto pelo OWM (Open Weather Map) quanto pelo Metno (Noruega), que eu ainda não conhecia. – O antigo YR.NO (Noruega) foi “deprecado”, pois parou de atender, há um bom tempo.

E ei-lo – basta clicar em “Next Location”, no alto, à direita, para alternar entre os 2 serviços:

(Mas podem-se instalar várias cidades).

Mantenho entre o System Tray e o Relógio, à direita do Painel – e já serve para ver, de imediato, se a água não vai exigir demais, do meu fraquíssimo chuveiro elétrico:

Passando o mouse, um resumo rápido:

Oops… Vamos botar o vento em km/h:

Melhorou:

Na página do KDE Store há 8 widgets para p KDE Plasma 5, na categoria “Weather” – do mais recente para o mais antigo:

Importante:

• São feitos por usuários – sem verificação pela KDE e.V.

• Como se vê, não se atualizam automaticamente, como acontece com os pacotes gerenciados pelo apt, zypper, pacman, dnf etc.

• Em 2016, experimentei deixar na Área de Trabalho – em uma “Atividade” que eu tinha para Agenda, Clima etc. – e ele já fica sempre aberto no tamanho máximo.

1 curtida

Valeu! Mas já tinha visto isso, mas ainda não tive o tempo de preparar e submeter uma requisição. Estou usando o Forecast que acha minha cidade sem problemas.