Hoje você conhecerá três aplicativos de previsão do tempo para Linux, que vão te poupar de pesquisar no Google!
O GNOME Weather tem um problema que é a falta de localidades, minha cidade mesmo o programa não acha. Parece que as localidades tem que ser adicionadas manualmente pelos desenvolvedores, o que é longe de ser o ideal, e é uma grande barreira pro usuário comum, que não tem um jeito fácil de adicionar a sua localidade.
Fiz uma pesquisa rápida e parece que existem diversos critérios para uma localidade ser adicionada, dá umas checada nesta página. Pode ser que sua cidade possa ser incluída.
https://wiki.gnome.org/Projects/LibGWeather/ImprovingLocations
![]()
A minha tem no Gnome ![]()
Todos 3, em Flatpak…
Gosto do widget Weather – que ainda funciona bem no MX Linux, no Mageia, e acho que no Slackware. – Uma vantagem de ter KDE mais antigo em algumas distros.
Nas outras distros, ficou truncado após a atualização para o KDE Plasma 5.26, no último trimestre do ano passado:
Procurei várias vezes uma solução na página do widget, mas, ou eu estava cego, ou não fui na página certa. – Tentei de novo agora, e descobri que já havia uma nova versão, 1 semana antes do problema aparecer!
A solução era, simplesmente, desinstalar o widget Weather – deletar a pasta:
/home/flavio/.local/share/plasma/plasmoids/org.kde.weatherWidget-2/
– e reinstalar.
Bom… na verdade, a pasta se chamava:
[...]/org.kde.weatherWidget/
(sem a terminação “-2”)
Ao reinstalar, escolhi a versão 2.3.3:
Veio com 4 cidades aleatórias, que tratei de remover:
Depois, bastou adicional minha cidade, tanto pelo OWM (Open Weather Map) quanto pelo Metno (Noruega), que eu ainda não conhecia. – O antigo YR.NO (Noruega) foi “deprecado”, pois parou de atender, há um bom tempo.
E ei-lo – basta clicar em “Next Location”, no alto, à direita, para alternar entre os 2 serviços:
(Mas podem-se instalar várias cidades).
Mantenho entre o System Tray e o Relógio, à direita do Painel – e já serve para ver, de imediato, se a água não vai exigir demais, do meu fraquíssimo chuveiro elétrico:
Passando o mouse, um resumo rápido:
Oops… Vamos botar o vento em km/h:
Melhorou:
Na página do KDE Store há 8 widgets para p KDE Plasma 5, na categoria “Weather” – do mais recente para o mais antigo:
- Wunderground PWS Widget 2.5.0
- weather-widget-2 v. 2.3.3
- Flip Weather 0.5
- Wunderground/Weather PWS Widget Extended Version 0.7.1
- Simple Weather 8
- Daily Forecast 6
- Condensed Weather 5
- Weather Widget 1.6.10
Importante:
-
São feitos por usuários – sem verificação pela KDE e.V.
-
Como se vê, não se atualizam automaticamente, como acontece com os pacotes gerenciados pelo
apt,zypper,pacman,dnfetc. -
Em 2016, experimentei deixar na Área de Trabalho – em uma “Atividade” que eu tinha para Agenda, Clima etc. – e ele já fica sempre aberto no tamanho máximo.
Valeu! Mas já tinha visto isso, mas ainda não tive o tempo de preparar e submeter uma requisição. Estou usando o Forecast que acha minha cidade sem problemas.
Mousam é extremamente interessante e visualmente muito agradável.
Não sei porque recomendam o GNOME Weather (ou qualquer coisa com GWeather) ele é basicamente uma tech demo
O Flatpak Mousam é bom, tem as cidades que eu precisava (interior do interior) e ainda é bonito. Vale muito a pena instalar.
Acho ele bem legal, mas não consigo colocar os dados da minha cidade nele.
aqui funcionou, mas depende do idioma, para usar . ou ,
tbm tem a altura, as vezes o uso seria obrigatorio,
para instalar tem que por ADD->NEW no widget
o Weather Widget Plus seria esse do tully-t
Aqui nada feito, eu coloco todos os dados, mas ele não libera do botão de OK para aplicar a configuração.
Pode ser a vírgula mesmo, nem tinha reparado. Só copiei e colei. Vou testar. ![]()
aqui no biglinux ele nao aceitou com ,
no copiar do geoname.org
tive que mudar para .
Agora funcionou, tive que digitar os valores colocando a vírgula.
Valeu pela ajuda, @mobostar0101! ![]()
Eu fiquei um tempo com widgets diferentes – porque em algumas distros, eu não conseguia encontrar o “Weather3” – ou não funcionava.
Mês passado, resolvi examinar isso, e descobri que agora o que funciona é o “Weather Widget Plus”. – Com alguns ajustes, finalmente consegui unificar todas as distros:
Before
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Distro Boot times 5’ uptime Widgets Services Boot
------------- ---- ---- --------- ---------------------------- ---------------- ----------------
openSUSE 33’’ 36’’ 1,510 MiB Wundergound Luna3 BtrFS, Snapper 2026-04-12 17:18
Arch 19’’ 1,137 MiB Weather3 Luna3 2026-04-12 17:08
Debian 23’’ 21’’ 1,361 MiB Luna3 2026-04-12 17:01
Fedora 37’’ 1,428 MiB Weather Report (2x) Luna3 Unknown services 2026-04-12 16:37
PCLinuxOS (2) 29’’ 29’’ 1,106 MiB Weather4 Luna3 2026-04-12 15:26
PCLinuxOS (1) 37’’ 32’’ 1,011 MiB 2026-04-12 15:18
Mageia 19’’ 19’’ 1,110 MiB Weather3 Luna3 MSEC 2026-04-12 15:11
Kubuntu 40’’ 1,249 MiB Weather2 Gealach 2026-04-12 15:03
Void 12’’ 13’’ 1,064 MiB Luna3 Missing items 2026-04-12 14:57
Mint 15’’ 15’’ 1,181 MiB Weather2 2026-04-12 14:41
Antix 13’’ 1,077 MiB Weather Report Luna3 2026-04-12 13:25
MX Linux 18’’ 17’’ 1,139 MiB Luna3 2026-04-12 13:17
----------------------------------------------------------------------------------------------
Now
-------------------------------------------------------------------
Distro Widgets Services
------------- ------------------------------- ----------------
openSUSE Weather Widget Plus Luna3 BtrFS, Snapper
Arch Weather3 Luna3
Debian Weather Widget Plus Luna3
Fedora Weather Widget Plus Luna3 Unknown services
PCLinuxOS (2) Weather Widget Plus Luna3
PCLinuxOS (1) Weather Widget Plus Luna3
Mageia Weather3 Luna3 MSEC
Kubuntu Weather2 Gealach
Void Weather Widget Plus Luna3 (Missing items)
Mint Weather2 Gealach
Antix Weather Widget Plus Luna3
MX Linux Weather Widget Plus Luna3
-------------------------------------------------------------------
(*) Esses dados precisariam ser revisados – mas isso exigiria verificar 300 capturas de tela e várias anotaçṍes (onde quer que elas estejam espalhadas). Deixa pra lá. ![]()
Pelo que me lembro, conheci o “Weather” em 2016, pelo Synaptic, no KDE Neon. – Depois, passei a baixar o widget, em várias distros. – Tempos depois, ele parou de funcionar, devido a alguma mudança no Qt ou no Frameworks, sei lá. Descobri então que outro dev tinha criado o “Weather2”. – De novo, idem, idem, “Weather3” – e agora “Weather widget Plus”.
Uma continuidade incrível, ao longo de 10 anos – sinal de que agrada a muitas pessoas. – Sempre que fica deprecado, as pessoas avisam lá na KDE Store, e acaba aparecendo outro dev pra assumir a tarefa por mais um tempo.
Não deve ser tão simples, porque às vezes, em algumas distros, o widget reclamou (ou alguém deu a dica na KDE Store), que precisava instalar algum pacote “qt”, “model”, “xml”, “pattern”, sei lá. – Esses nomes mudaram, ao longo de 10 anos, e também conforme o empacotamento específico de cada distro.
Esse é o meu preferido, porque mostra detalhes da nebulosidade ou sol, direção dos ventos, além da temperatura. – Essas previsões não são 100% garantidas, mas vão se ajustando ao longo do dia – e dá para planejar o momento certo para sair de casa e voltar.
O widget da Lua, uso há menos tempo. – Inicialmente, adotei o “by Gealach” – mas agora, o que funciona bem é o “Luna3”.
Lembrando que esses widgets do KDE Store são feitos por colegas usuários, sem nenhuma garantia da KDE e.V. – e vale a pena visitar as páginas, quando alguma coisa dá errado, pois os comentários permitem ver se está abandonado, ou se agora existe um substituto.
Note que no Kubuntu e no Mint, ainda com Plasma 5, as opções ainda eram mais antigas.
Os serviços às vezes mudam o formato com que disponibilizam os dados, e nem sempre os devs conseguem solucionar rapidamente. – Atualmente, estou usando o Open Meteo (OM). – Houve épocas em que usei o Open Weather Map (OWM), o Met-no, e ainda antes, o yr-no (estes 2, da Noruega).
A questão do “ponto” vs. “vírgula”, acontece o tempo todo. – Alguns sites e aplicativos podem ser influenciados pela nossa opinião de Idioma / Regionalização, ou serem brasileiros – enquanto outros se mantêm sempre no padrão Inglês / Internacional.
Lembro que na década de 80, um piloto meteu atestado de que se confundiu com o pontinho. – Era para ir de Belém para leste ou oeste (não lembro), mas ele rumou para o sul e foi ouvir o jogo de futebol. – Caiu na selva amazônica. ![]()
Edit - Achei!
Abril 2016 – Eu ainda estava começando a explorar o Conky. – Aqui, usando “yr-no” (e também usava OWM):
Outubro 2017 – OWM:
Yr-No:
Em Dezembro 2018, anotei isso:
No Debian e no Devuan, faltava instalar qml-module-qtquick-xmllistmodel , para o Weather funcionar. — No PCLinuxOS, parou de funcionar depois de alguns meses, e tive de instalar o qtxmlpatterns5 . — No Arch (2020 ), tive de instalar qt5-xmlpatterns . — Esses nomes podem mudar, em novas versões do KDE.
Até a casa da mãe que é bem isolada no interior de MG zona rural funcionou ![]()
![]()
O google earth é bem facil para copiar a localizaçao no pc, ja o g maps não consigo copiar kkk
O melhor que tem é esse aqui ![]()


























