Estou tendo um problema com congelamentos onde a tela o mouse e o teclado congelam, não é possível utilizar nenhum comando e nem a tecla SysRq, já testei diversas distros e kernels, o problema persiste. minha placa mãe não possuí atualização de BIOS. Os congelamentos são totalmente aleatórios.
Alguns meses atrás quando eu ainda utilizava Windows 10 eu não tinha esse problema.
Atualmente estou usando o Ubuntu 20.04.2 com o kernel 5.8.0-59-generic.
Meu hardware: processador AMD fx8320, GPU: R9 280x sapphire, placa mãe GA-970A-DS3P, SSD: KINGSTON SV300S37A120G, 8GB de memória RAM.
Somente os que anotei:
-
2 ou 3 congelamentos no Manjaro KDE, de Abril para cá ─ de cabeça, associo um ou mais casos ao VLC, Chrome com várias abas e/ou vídeo, talvez GoogleEarth minimizado
-
2 congelamentos no Debian testing KDE, dias 12 e 25 Março 2021 ─ no primeiro caso, com Chromium aqui no Forum (+2 abas Blogger), VLC estava pausado havia tempo, nenhum vídeo em execução; estavam minimizados: Dolphin, Kate, Konsole, WhatsChrome, GoogleEarth, Gwenview
-
1 congelamento no openSUSE Tumbleweed KDE em 2 Fevereiro 2021
No Manjaro, mudei compositor de OpenGL2.0 para XRender (é chato, porque o blur vira transparência total); e desabilitei “Hardware acceleration” no Chrome / Chromium ─ em 31 de Maio ─ e não ocorreu mais.
Hardware atual:
6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz
Mobo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR - ASUSTeK
iGPU: Intel Corporation UHD Graphics 630 (Desktop)
Memory: 15.5 GiB of RAM
Eu também usava essas 2 soluções no antigo PC, em quase todas as distros, até o final de 2019:
2 × Intel® Core™2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
Mobo: P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI, BIOS 0305 11/24/2008 - ASUSTeK
iGPU: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)
Memory: 3,8 GiB of RAM
Uso o navegador Brave com a aceleração de hardware desligada
1 curtida