Congelamento parcial da tela ao usar o Brave

Bom dia pessoal!

Há algum tempo, tenho enfrentado um problema bem específico ao usar o meu PC. O problema é que a tela, ao dar scroll, mudar de guia ou abrir algum aplicativo, ele carrega renderizando a tela parcialmente, enquanto o conteúdo “antigo” ainda continua sendo mostrado.

Imagine que você está dando scroll em um site: ao “scrollar”, o conteúdo vai carregando, mas ao continuar o scroll metade da tela mostra o scroll funcionando e indo “mais para baixo” e outra metade da tela mostra o conteúdo que eu já vi.

Tenho um vídeo para ilustrar mais ou menos o que acontece.

Essa parte cinza do vídeo, era uma outra guia que estava aberta, e ela ficou na metade da tela mesmo eu já tento fechado ela faz um tempo. Isso só acontece no Windows 11 e o meu hardware é novo, não tem nem um ano.

Perceba que apenas uma parte da tela está visualizando o scroll, o resto da tela está toda paralisada

Quando o erro acontece, geralmente eu minimizo a janela ou arrasto ela para qualquer lugar da minha tela, e o sistema “atualiza” o estado atual do conteúdo que eu estava vendo, resolvendo temporariamente o problema até o problema acontecer de novo.

Especificações técnicas:
Processador: Ryzen 7 5700G
Placa de vídeo: Integrada do Ryzen 2G Vram
Placa Mãe: Gigabyte B550M DS3H
Windows 11

Alguém saberia dizer que tipo de bug é este? eu sequer sei o nome disso.

Isso acontece só no navegador ou em outros aplicativos também?

Eu tive esse problema no passado e comigo só acontecia no navegador, só não lembro se resolvi voltando o driver de vídeo para uma versão anterior ou atualizando o driver.

Já tentou formatar/reinstalar o sistema operacional? acho que só assim…

Opa! perdão.

Contrariando o que eu pensava anteriormente, o problema só acontece quando eu abro o navegador Brave. Não é um problema do meu driver de vídeo nem com o sistema em específico.

Você teria alguma solução para tal?

Olá Willian! Bem-vindo à Comunidade!

Sim! isso acontece apenas no Windows 11.

Contrariando o que eu pensava anteriormente, o problema só acontece quando eu abro o navegador Brave. Não é um problema do meu driver de vídeo nem com o sistema em específico.

Você teria alguma solução para tal?

Vai nas configurações do Brave, e desativa e ativa a aceleração da GPU.

Wayland ou x11

Se for wayland, assim como chromium você tem que configurar para ele.

Como a base é a mesma acho que o procedimento também é

–ozone-platform=wayland

O problema parece ser no Windows 11

agora que vi..

windows 11
tente desativar a aceleração de vídeo

Pode ser um bug

1 curtida