Fala galera, mais alguém tá passando por travamentos no pop os ou no mint? Tenho um notebook Asus com um I5 7200u e 4gb de ram, e comecei a usar o mint mas vez ou outro tenho congelamento na imagem que passa em torno de 2 min travado e depois volta, usei tanto no kernel 5.15 quanto no 6.5 e não melhora, resolvi tentar o pop os, porém acontece o mesmo problema.
Comecei a achar que fosse o navegador Edge que baixei em .deb, porém mesmo em flatpak continua os congelamentos, oq em teoria descartaria a opção de ser o navegador, já que um flatpak NN travaria o sistema como um todo, alguém sabe o que pode ser?
Já verifiquei o uso de CPU e ram, e nada além do normal!
Pode ser algo meio bobo, mas já tentou usar o Mint com outra base?
Pelo que entendi tu é usuário do Mint, testar o LMDE talvez seria uma boa. Além disso acredito que não vá mudar nada no seu uso, o LMDE tá praticamente igual ao padrão com base Ubuntu.
Outra coisa que pode estar acontecendo é que 4GB de RAM pode ser pouco pra algumas interfaces, mas o Mint tem uma versão com XFCE também caso o LMDE não dê resultado.
Já tentei por exemplo o big Linux e aconteceu o mesmo, e sobre memória já usei o pop os em um notebook com um Pentium de 2009 com 3gb de ram e não tinha esse problema de congelamento na interface, e esse notebook atual no windows por exemplo não acontece, pq poderia até ser problema de hardware, mas como no windows funciona normal da pra descartar essa possibilidade!
Certo, se hardware não é o problema então vamos considerar apenas a parte sobre testar sistemas com outras bases ou sistemas diferentes no geral. Alguns sistemas (mesmo os baseados no Ubuntu) podem ter kernels diferentes, o Pop!_OS faz isso por exemplo, e alguns kernels podem performar de forma bem diferente no seu hardware, tendo em vista que podem ter firmwares e drivers diferentes também. Pro seu caso, os kernels do Mint Virginia e do LMDE são diferentes, então mesmo não sendo por performance, pode ser que faça diferença, ou talvez chutar completamente o balde e testar alguma distro baseada em Arch, mas não sei se recomendo muito isso já que tu já é adaptado com a base Ubuntu/Debian.
Então, como disse no comentário acima eu testei o big Linux que é base arch e continua o problema, mas percebi que tem algo relacionado com os flatpaks, pq foi só eu abilitar no sistema que começou a aparecer o problema. E como tanto o mint quanto o pop tem o flatpak ativo por padrão talvez seja esse o problema, vou tentar usar o Ubuntu direto ou alguma flavor sem usar flatpaks!
Nossa, acho que eu ignorei completamente a parte do Big Linux, peço desculpa até.
Pois então, se tu acha que o problema estão sendo os flatpaks o Ubuntu, ou qualquer flavor dele, pode ser uma boa mesmo, porque o Ubuntu usa snaps na maioria dos apps padrão, e o resto é do repo deles e do Debian.