Congelamento do Linux Mint

meu linux mint simplismente congela tipo não consigo usar teclado mouse tudo trava e tenho que desligar o pc no botão algm tem alguma ideia doq possa ser isso?, eu tentei usar debian e aconteceu lá tbm e no kubuntu a mesma coisa e agora no linux mint não sei se e driver ou algo do tipo, o congelamento acontece a qualquer momento só o pc ligado ou usando o navegador jogando, não acontece no windows.

qual o modelo ?
em detalhes pf

hd graphics p4000 integrada do xeon 1245
e um ssd de 250gb, 2 pente de memoria 8gb cada

estranho, devia funcionar

ta usando qual driver grafico ?

onde vejo ?

ae me pegou ksksk, no ubuntu é facil é o drivers adicionais, no mint não sei bem onde , tentar as configurações

dr

aq

achei isso, não sei se tem haver mais da uma olhada

faz o seguinte: vai em /var/log/syslog ou /var/log/messages la vai monstrar oq causou o congelamento

achei isso tbm

syslog acho que travou pelas 22:50

na verdade acho q foi 22:30 vi esse monte de 0 0 0 isso e pq o pc desligou ?
\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00\00
pq antes disso fala q o teclado foi desligado
Apr 22 22:21:48 pc touchegg[713]: libinput error: event2 - SEM USB Keyboard: client bug: event processing lagging behind by 37ms, your system is too slow

parece que pode ser isso, e agora ksks

fiz alguns soluçoes que vi, vou ir usando e ver se congela dnv

1 curtida

gpt disse isso: A mensagem que você encontrou parece indicar um possível problema de desempenho ou latência de entrada devido ao Touchegg, um programa que geralmente é usado para mapear gestos multitouch em touchpads.

Aqui está uma análise da mensagem:

• Apr 22 22:21:48: Esta é a data e hora em que o evento ocorreu no registro.

• pc: Este é o nome do computador ou host onde o evento ocorreu.

• touchegg[713]: Isso indica que a mensagem veio do processo Touchegg, identificado pelo ID de processo 713.

• libinput error: event2 - SEM USB Keyboard: Refere-se ao dispositivo de entrada em questão. Neste caso, parece ser um dispositivo de entrada chamado “SEM USB Keyboard” no evento 2.

• client bug: event processing lagging behind by 37ms, your system is too slow: Esta é a mensagem de erro real. Indica que o processamento de eventos está atrasado em 37ms. Isso sugere que há uma latência entre o momento em que um evento de entrada é detectado e quando ele é processado pelo sistema. Além disso, a mensagem sugere que o sistema está operando muito lentamente para lidar com os eventos de entrada de forma eficiente.

O problema pode ser causado por vários fatores, como carga excessiva no sistema, falta de recursos de hardware adequados, drivers desatualizados ou incompatíveis, ou até mesmo problemas específicos do Touchegg.

Para resolver esse problema, você pode tentar algumas soluções:

1. Atualize o Touchegg e seus drivers: Verifique se você está usando a versão mais recente do Touchegg e se todos os seus drivers de hardware estão atualizados.

2. Verifique a carga do sistema: Se o sistema estiver sobrecarregado com muitos processos em execução, tente fechar programas desnecessários ou reduzir a carga de trabalho.

3. Verifique a integridade do hardware: Execute diagnósticos de hardware para garantir que não haja problemas físicos com o hardware do seu sistema.

4. Ajuste as configurações do Touchegg: Experimente ajustar as configurações do Touchegg para ver se isso melhora o desempenho ou reduz a latência.

Se o problema persistir, pode ser útil procurar mais informações específicas sobre o erro ou procurar suporte adicional da comunidade do Touchegg ou dos fóruns de suporte do seu sistema operacional.

Pode ser o famoso bug dos p-states. Enfim, se precisar segue a solução:

sudo gedit /etc/default/grub

Na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash” adicione o parâmetro depois de “quiet splash”. Ex: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash intel_idle.max_cstate=1”,

Salve e feche o arquivo.

Aplique as alterações com o comando: sudo update-grub e reinicie.

Verifique se foi aplicado com o comando: cat /sys/module/intel_idle/parameters/max_cstate
Deve retornar ‘1’ nesse caso.

fiz isso ontem to usando o pc agora para ver se congela, até o momento ta normal

Testa so com um pente de memória para ver, se não travar com uma pode ser que um pente foi pro saco