Congelamento de BIOS

Olá, sou iniciante no linux e estou um problemasso, acredito eu.

Recentemente troquei meu notebook, um Acer predator helios neo 16 ai, com um Intel 9 ultra e uma rtx 5070.

A primeira coisa que fiz quando peguei ele foi arrancar o windows e instalar o CachyOS, sistema que me pareceu melhor para meu uso, faculdade e jogos

Logo de primeira, consegui realizar tudo certo, único problema que tive foi ao instalar o OS, o sistema não encontrava o SSD, só aparecia o pendrive com o cachy

Fui na BIOS no modo avançado para desligar o Intel VMD(controlador de hardware integrado aos processadores Intel que permite gerenciar, proteger e criar matrizes RAID em unidades SSD NVMe diretamente pela CPU). Pra ele aparecer na BIOS do meu notebook, precisei ‘‘ativar’’ um modo oculto, com o comando CTRL + S, após isso consegui instalar e utilizar o sistema normalmente.
Mas com isso veio um problema, eu simplesmente não consigo mais entrar no modo avançado da minha bios (Modo F1 ao entrar na bios simplificada), quando eu abro a minha BIOS ela funciona normalmente, a não ser que eu aperte F1, isso faz ela congelar, e a única solução é reiniciar o pc, alguém sabe como resolver isso?
Minha BIOS está na última versão, meu notebook funciona normalmente sem nenhum erro, apenas não consigo utilizar a BIOS.

Eu acho que você ainda está no Microsoft Windows (pelo fator “o único problema que tive foi ao instalar o OS”) então, espero que eu possa resolver teu problema! (eu não sou ia okay? eu realmente escrevo assim. e, escrevi “Microsoft Windows” mais por achar mais “bonito” mesmo kk)

• 1.Conecte algum teclado com fio no seu pc

Se o problema for no teclado, conecte ele e coloque na bios

• 2.Utilize o modo de recuperação do Windows