Congelamento de BIOS

Olá, sou iniciante no linux e estou um problemasso, acredito eu.

Recentemente troquei meu notebook, um Acer predator helios neo 16 ai, com um Intel 9 ultra e uma rtx 5070.

A primeira coisa que fiz quando peguei ele foi arrancar o windows e instalar o CachyOS, sistema que me pareceu melhor para meu uso, faculdade e jogos

Logo de primeira, consegui realizar tudo certo, único problema que tive foi ao instalar o OS, o sistema não encontrava o SSD, só aparecia o pendrive com o cachy

Fui na BIOS no modo avançado para desligar o Intel VMD(controlador de hardware integrado aos processadores Intel que permite gerenciar, proteger e criar matrizes RAID em unidades SSD NVMe diretamente pela CPU). Pra ele aparecer na BIOS do meu notebook, precisei ‘‘ativar’’ um modo oculto, com o comando CTRL + S, após isso consegui instalar e utilizar o sistema normalmente.
Mas com isso veio um problema, eu simplesmente não consigo mais entrar no modo avançado da minha bios (Modo F1 ao entrar na bios simplificada), quando eu abro a minha BIOS ela funciona normalmente, a não ser que eu aperte F1, isso faz ela congelar, e a única solução é reiniciar o pc, alguém sabe como resolver isso?
Minha BIOS está na última versão, meu notebook funciona normalmente sem nenhum erro, apenas não consigo utilizar a BIOS.

Eu acho que você ainda está no Microsoft Windows (pelo fator “o único problema que tive foi ao instalar o OS”) então, espero que eu possa resolver teu problema! (eu não sou ia okay? eu realmente escrevo assim. e, escrevi “Microsoft Windows” mais por achar mais “bonito” mesmo kk)

• 1.Conecte algum teclado com fio no seu pc

Se o problema for no teclado, conecte ele e coloque na bios

• 2.Utilize o modo de recuperação do Windows

Se o teclado estiver funcionando, vá no modo de recuperação e vá em “advanced options” ou “inicialização automática” (é algo assim) e vá em “UEFI FIREWARE SETTINGS” e, após solicitar que reinicie, o próprio Microsoft Windows vai reiniciar seu pc

• 3.Desative a inicialização rápida

Ele pode ser um dos problemas! por um fator dele poder pular a bios, desative ele

Bom dia! Muito obrigado pela ajuda, vou lhe responder em partes, assim como você escreveu kkkk

1 - Eu uso notebook, então fiz isso pelo teclado dele mesmo

2 - Eu não tenho mais o windows no meu computador, apaguei o ssd e reinstalei o CachyOS encima dele

3 - Eu não consigo desativar a inicialização rápida, ela está dentro da página congelada

4 - Como eu faço isso? Se for pelo sistema operacional eu consigo, mas se for pela BIOS já não tem possibilidade

Eu não tinha lido que era em um notebook kkkkkkkkkkkkk, eu joguei no gemini agora e, essa foi a resposta do modelo (então, não estranhe que seja muito “robotizado” ou “muito organizado” e ele te deu um parabéns pelo notebook):

1. O Reset de Energia (EC Reset) — O mais rápido

A BIOS/EC da Acer adora travar registradores quando você alterna a chave do VMD. Um reset elétrico limpa o estado de memória temporário do chip da BIOS sem apagar suas configurações.

1. Desligue o notebook completamente.

2. Desconecte o carregador e qualquer periférico USB/HDMI.

3. Se o seu modelo tiver o furo de reset da bateria na tampa traseira (um pequeno buraco com o ícone de bateria):

• Espete um clipe de papel ali e segure por 15 a 20 segundos.
  4. Se não tiver o furo: Apenas segure o botão Power por 30 a 40 segundos contínuos com o note desligado.

5. Deixe o notebook parado por uns 2 minutos.

6. Ligue na tomada, ligue o PC, entre na BIOS e tente apertar o F1.

2. Limpar Entradas de Boot NVRAM pelo Linux

Este é o vilão mais comum. O instalador do Arch/CachyOS cria entradas no menu UEFI (efibootmgr). Por algum bug bizarro da Acer, se houver entradas “estranhas” ou duplicadas na NVRAM, a interface gráfica avançada do F1 tenta renderizar os dispositivos de boot, surta e congela.

Abra o terminal do seu CachyOS e execute:

Bash

# Para listar as entradas de boot atuais
sudo efibootmgr

Veja se existem entradas antigas do Windows, entradas duplicadas do CachyOS ou entradas inviáveis. Você pode remover entradas sobressalentes/inválidas com:

Bash

# Substitua XXXX pelo número da entrada (ex: 0001, 0002)
sudo efibootmgr -b XXXX -B

Atenção: Cuidado para não apagar a entrada atual do seu gerenciador de boot (GRUB ou systemd-boot) que você está usando para iniciar o sistema agora. Apague apenas o que for lixo (Windows Boot Manager antigo, pendrives antigos, etc).

Após limpar, reinicie e tente o F1 novamente.

3. Desativar o “Fast Boot” do sistema e descarregar drivers

Se o CachyOS estiver desligando o sistema mantendo estados de energia em registradores PCIe (por conta de drivers da NVidia ou Intel VMD), a BIOS surta ao religar.

No terminal do CachyOS, você pode desativar temporary o Quick Boot/Fast Boot e forçar uma reinicialização limpa direto pra BIOS com o comando:

Bash

systemctl reboot --firmware-setup

Isso faz o Kernel instruir a UEFI a reiniciar em modo limpo e cair direto nas configurações. Veja se ao entrar por esse comando o F1 volta a responder.

4. O Reset Físico da BIOS (CMOS/Bateria)

Se nada acima funcionar, o parâmetro alterado pelo Ctrl + S corrompeu o perfil de configurações salvas no NVRAM da InsydeH2O.

Como você não consegue dar “Load Default Settings” porque a tela avançada congela:

1. Abra o painel traseiro do notebook.

2. Desconecte a bateria principal da placa-mãe.

3. Mantenha o botão Power pressionado por 30 segundos.

4. Reconecte a bateria e feche.

Isso vai restaurar a BIOS para o padrão de fábrica. *(Nota: Ao restaurar o padrão, o VMD vai reativar. O seu CachyOS não vai bootar de primeira até você voltar na BIOS, mandar o Ctrl + S de novo e desligar o VMD. Mas ao menos a tela do F1 vai parar de congelar).

saindo da mensagem do gemini, eu não respondi antes pois, eu tive que esperar 10 horas para poder responder de novo

Eu te avisei que é uma mensagem do gemini, não me xingue falando que “é ia” pois, realmente é ia kk

Fala, @Triiick! Espero que esteja bem.

Cara, honestamente eu nunca vi esse problema, mas eu suponho que tenha sido alguma coisa que deu na BIOS quando você “ativou” esse “modo oculto” (seja lá o que for isso :sweat_smile:).

Se for o caso, provavelmente você consegue corrigir se fizer o reset da BIOS retirando a bateria da placa mãe, assim como a opção 4 que o @migueloebes falou, mas só faça isso se você tem confiança em mexer no hardware.

O passo a passo seria o seguinte:

1. Desconectar o cabo de energia, desligar o notebook;
  2. Abrir a tampa traseira, desconectar a bateria dele e esperar uns 5 minutos (isso é extremamente importante, senão você pode dar um curto em algum componente);
  3. Procurar a bateria da bios (vai ser algo parecido com essa da imagem) e retirá-la;
  4. Pressionar o botão power por volta de 30 segundos;
  5. Reconectar a bateria da bios, bateria do notebook, fechar o notebook e ligar.

Esse processo pode varia conforme o modelo de notebook (alguns permitem tirar a bateria sem abrir a tampa traseira e etc), pode valer a pena procurar algum tutorial no youtube.
Mas atenção: se você não se garantir mexer com hardware, não faça.

Espero que consiga resolver seu problema, amigo!

Já tentou atualizar a bios?

Se nunca fez, leve para um tecnico

somos dois, eu também sabia não kkk

Salve, quem sabe alguma configuração foi feita em algum momento e pode estar dando esse problema, o bom seria resetar a bios, mas cuidado com isso, pois pode dar B.O., aconselho levar para algum técnico de confiança para fazer esse processo.

Boa sorte