Congelamento da tela em PC com GeForce GT 220

Olá, pessoal! Tudo bem?
Tenho um computador há cerca de 4 anos e recentemente o formatei. Desde então, ele começou a apresentar travamentos constantes.

Já pesquisei diversas soluções na internet, testei vários procedimentos e até substituí algumas peças por novas, mas o problema persiste.

A configuração do meu PC é a seguinte:

• Placa-mãe: (modelo com suporte à NVIDIA GT220)
  • Placa de vídeo: NVIDIA GT220
  • Memória RAM: 16 GB
  • Processador: Intel Core i5

Suspeito que o problema esteja na placa de vídeo. Se alguém já passou por algo semelhante ou tiver alguma sugestão de solução, ficarei muito grato pela ajuda!

Recomendo você dar uma olhadinha nos logs do seu sistema quando esses congelamentos acontecem, geralmente há informações relevantes para poder diagnosticar o problema.

Você pode fazer isso anotando o horário exato em que os congelamentos acontecem e, no próximo boot, executando o comando: sudo journalctl -r, aí vai navegando entre os logs até encontrar os erros (ou envie os logs próximos do horário do congelamento aqui).

1 curtida

Bom dia rapaz.
Acredito que o problema realmente esteja em sua gpu, essa GT220 é um pouco antiga e os drivers já são incompatíveis atualmente, a solução seria você substituí-la por uma da AMD.

Eu vou chamar uns amigos aqui para te ajudar.
@KairanD @aguamole
Por favor amigos, podem ajudar o rapaz com o seu problema por gentileza ?
Pelo menos indiquem a ele quais nvidia ou amd básica que funciona sem travamentos ou incompatibilidade de drivers.

2 curtidas

Muito obrigado irei fazer a substituição da mesma.

Qual a geração desse I5? Ele possui placa de video integrada? Se esse modelo tiver placa de video integrada basta remover a placa de video atual e utilizar o computador normalmente.

2 curtidas

Eu também já ia questionar isso… Qual é o modelo exato do Core i5?

Se tiver vídeo integrado, basta remover a GT 220 do sistema. Vai ser um upgrade grátis. Mesmo o vídeo integrado dos Core i5 antigos já superava facilmente a GT 220.

2 curtidas

Amigo, dei uma pesquisada aqui e realmente, se você tirar essa placa de vídeo será um upgrade pro seu PC.

Se ele for de 2ª geração (feito a partir de 2011) a placa gráfica Intel HD Graphics 2000 onboard já será equivalente a Nvidia GT220. Qualquer geração acima, o desempenho será superior.

Porém, se há algum impeditivo na conexão direta na placa mãe como conector quebrado, etc, ai recomendo antes de comprar a placa nova, verificar o driver mais recente através do site oficial:

Só dá uma conferida se seu PC é x64 por favor. Caso contrário só procurar o driver x86.

E por último, tavez dê uma desmontada na placa de vídeo, uma limpeza, renovação de pasta térmica, etc. Se ela te atende, creio que é importante testar tudo antes de descartar :slight_smile:

1 curtida

i5 2 geração

Remova a placa de vídeo da máquina. Vai melhorar o desempenho e não terá problemas com drivers antigos da Nvidia.

Use o vídeo integrado.