Confira a trajetória de 10 anos do Manjaro! - Diolinux
O projeto Manjaro fez 10 anos recentemente e preparou algumas surpresas para sua comunidade! Que tal darmos uma olhada juntos?
Mago do Manjaro presente!
O artigo ficou bem legal, mostrando como era a primeira versão do sistema. Dez anos se passaram e dá para dizer que bastante coisa mudou, e para melhor. Atualmente uso o Manjaro em dois laptops, Gnome no meu pessoal e XFCE no de trabalho - este híbrido, e instalar drivers NVidia foi de uma facilidade absurda. Deu um pouco mais de trabalho descobrir o switcher entre GPUs, mas um par de dias de pesquisa e listo!
Para quem quer sair da base Ubuntu/Debian, Manjaro (e Regata, não tem como não mencionar o excelente trabalho do @Krill e equipe) é uma das melhores opções. Quase um ano usando e dá para contar nos dedos as vezes que precisei usar terminal, fazer rollback ou consertar alguma quebra mais séria.
Manjaro é um excelente exemplo de como construir uma distro firme, mesmo rolling release, bonita e fácil. Recomendo sempre e estou aqui para ajudar nas dúvidas e compartilhar o conteúdo do Manjariando, site que estou colaborando há alguns meses…
Falando nele, saiu hoje artigo sobre o Brave - quem já usa ou quer instalar, é só seguir as instruções e já pode aproveitar para ativar o Rewards e fazer uma doação para o site e repositório, que vem com coisas incríveis, como o Chrome já compilado e os programas da Receita Federal. Confiram!
https://manjariando.com.br/2021/07/28/brave/
E, em breve, o site será migrado, com grandes novidades. Aguardem o post do lançamento do novo site!
Parabéns para a distribuição Linux amigável que popularizou a base Arch.
Manjaro, minha fronteira final rsrsrs.
Destaque merecido! O Manjaro é tão bem cuidado, que permite a escolha de idioma, tipo de teclado e faixa de fuso horário antes de carregar a live session (Ubuntu e derivados não nos dão esse benefício — que também observei nas lives de Mageia e MX Linux).
Acho rolling release um pouco enervante, mas não posso me queixar de minhas experiências com duas derivações do Arch, Arcolinux e Reborn OS. Tive, sim, problemas com o rolling release do PCLinuxOS.
O Arcolinux é sensacional, mas tenho o objetivo de dominar distros mais amigáveis e populares, então vou trocá-lo pelo Manjaro — que, a meu ver, é o sistema popular do futuro. É impressionante como a banda Arch do Mundo Linux se consolidou e firmou enormes contribuições, sendo Pacman, Pamac, AUR e ArchWiki as mais destacadas.
Já eu faço questão de usar o terminal no manjaro (e em qualquer distro na verdade). Pra mim é um dos principais benefícios do linux, em segundos eu instalo desinstalo qualquer aplicativo, faço upgrade no sistema inteiro, sabendo exatamente o que foi mudado. Isso é demais.
E pro pessoal que tem medo de Rolling release: eu uso a versão instável do manjaro a mais de um ano, tem atualização todo dia, as vezes dia ou três vezes por dia. E falar que nunca deu ruim. Teve vez q eu não consegui atualizar porque um aplicativo dava conflito com outro, ou acontece que nem semana passada q eu atualizei e o navegador parou de funcionar. Mas uma atualização me impedir de usar o meu note nunca aconteceu. Nos que usamos o instável estamos + ou - um mês adiante em atualizações da versão principal reportando quando alguma coisa da errado no forum, depois ainda tem uma versão intermediária (testing) pra depois as atualizações chegarem pra versão estável do manjaro então não tem perigo, esse sistema É muito estável, resultado do bom trabalho q o pessoal desenvolve no archlinux. Nos anos q eu usei arch tbm nunca tive problemas que não fossem causados por mim hehe