Configurar Stereo Mix no Zorin OS 18

Boa tarde

Depois de experimentar algumas vezes, decidi usar o Linux como sistema principal, no caso tô no Zorin OS 18, maioria das coisas consegui configurar e estão me atendendo bem, só tem uma coisa que ainda não consegui fazer.

Tô falando de configurar o Mix Stereo, eu faço as vezes videochamada pelo Google Meet no Firefox e no Windows eu conseguia passar todo o áudio do computador pra chamada configurando o Mix Stereo, mas não achei a mesma opção no Zorin.

Buscando na internet, cheguei até a aplicação qpwgraph, que abre a tela abaixo, mas achei bem complicado, nem sei o que fazer nessa tela pra configurar o que eu quero.

Sou novo no mundo Linux e quero ficar nele, se alguém conseguir me ajudar nisso, agradeço.

Olá!

Descreva um pouco melhor o que deseja conectar enquanto conexões de áudio.

Você abre a videochamada no meet pelo Firefox e quais itens você habilita como entrada?

. Webcam como fonte de vídeo?
. Microfone como fonte de áudio de entrada? (conectado via plug P2? usb?) OU
. Microfone da câmera como fonte de áudio de entrada?

Daí para fazer o roteamento para a video chamada, é preciso saber o que você quer injetar de áudio lá.
Também onde você deseja enviar toda a saída de áudio da chamada para qual dispositivo (headphone? caixa de som?). Entendendo que, por exemplo, o áudio das pessoas que não você na vídeo chamada são áudio de saída da chamada por que ele vem “contra você” e sai em algum lugar para você escutar.

Outra coisa que para não ficar confuso com as diversas conexões vale a pena desativar tudo quando é dispositivo que não será utilizado na video chamada. Por exemplo, não vai utilizar o microfone da webcam caso possua, então desativa o dispositivo. Você pode fazer isso utilizando o Pulseaudio Volume meter ou o controle de som da distro.

O PulseAudio Volume Meter (pavucontrol) é mais fácil de ver.
Fica tipo assim:

Aqui somente a placa de áudio está em jogo para o sistema usar como entrada e saída de áudio físico, fora os virtuais e apps, etc.

Assim, com mais informações do como pretende configurar essa “mix stereo” fica mais fácil pra direcionar.

#sucesso

Então, no Windows se o Mix Stereo não estiver ligado, se eu abrir um vídeo no youtube por exemplo, eu consigo reproduzir normal, mas a pessoa que está na chamada comigo não ouve nada do video só a minha voz da chamada, se eu ligo o Mix Stereo ela consegue ouvir o vídeo e também a minha voz normal, é isso que queria fazer.

No Google Meet a configuração fica como a tela abaixo, com essa configuração qualquer áudio do meu computador é ouvido pela pessoa na chamada.

Aqui fiz o que você falou, desliguei tudo, deixei só o Headset na parte de audio ligado, ficou assim:

No caso, você deseja que a pessoa somente escute o vídeo e qualquer outra coisa que você reproduz de áudio no seu próprio computador?

Se sim, o que você pode fazer no ato que desejar é fazer uma “stream” para os convidados na chamada com o compartilhamento completo do seu desktop pelo próprio Meet.

Porém se não deseja que a pessoa veja sua tela e apenas escute o áudio mesmo, o que você pode fazer é abrir a aba do vídeo do youtube e dar um play pra ele ativar uma rota de áudio em seu computador. Com o graph aberto você vai pegar o box do navegador/youtube na parte de saída(output) e jogar ele na box do navegador/meet(entrada) assim todo o som do youtube sera jogado numa mix com seu microfone. Terá o efeito que deseja. Porém, toda vez que fechar a aba terá que fazer isso novamente.

Para ficar fácil você poder ter o Firefox com a chamada e um Chrome, por exemplo, com a parte de youtube e etc. Você deixa aberto lá e preparado, daí só seguir aquele passo de pegar a saída do chrome/abas e jogar na entrada do firefox/meet onde também entra o microfone.

Adiante, você pode ler a documentação do pipewire de como criar uma conexão virtual e jogar entradas e saídas lá para fazer uma mix completa.