Configurar Rede no Ubuntu Minimal

Pessoal, instalei o Ubuntu Minimal e na hora que chega na parte de selecionar o DE, não marquiei absolutamente nada e continuei, o sistema foi instalado corretamente e na hora de inicia-lo, ele inicia e eu consigo fazer o login no tty1 normalmente também.

O “problema”, pelo que entendi, é que de tão mínimo que é, nem a rede está configurada? ou se quer os drivers estão instalados?

Pessoal, desculpem a nubisse, mas, para “ter a rede” precisar de drivers de redes? É isso mesmo? Ai no caso, com os drivers, logo eu teria que fazer a configuração manual… correto?

Como eu farei para fazer a instalação de drivers se não tenho internet? Caso eu consiga os drivers, ou caso na verdade não precise e eu já tenha eles, como faço a configuração?

OBS: No caso seria para wireless, uso notebook.

Desde já agradeço pessoal!

1 curtida

Não necessariamente; Você pode usar o nmtui-connect (do pacote network-manager), essa ferramenta é uma interface gráfica (parece as bios antigas), e através dela você só precisa escolher o wifi pelo teclado e em seguida digitar sua senha.

Você pode usar seu celular como um adaptador:

1. Vá em Configurações do seu smartphone
  2. Procure por: Ancoragem e Roteador WIFI, Roteador WIFI, Hotspot WIFI ou Ponto de acesso móvel
  3. Habilite Vinculo por USB ou Ancoragem por USB
  4. Conecte um USB entre o seu celular e o computador e o seu computador estará conectado ao wifi pelo seu celular

Após ter acesso à internet, você pode instalar os pacotes necessários.

1 curtida

A conexão pelo celular não funcionou e consequentemente não consegui utilizar o nmtui-connect pois como não consegui conexão com internet, não consegui instalar o seu referente pacote.

Como prosseguir?

1 curtida

Você consegue conectá-lo à internet via cabo, e instalar o pacote citado acima?

2 curtidas

Você sabe se ele vem com o pacote NetworkManager? Aí basta dar um:

nmcli device wifi connect SSID password SENHA

Em ssid o nome da rede e em senha a sua senha da internet

2 curtidas

No caso do Rhuan não, porque ele não marcou nenhum pacote na hora da instalação. O certo seria ele conectar o aparelho dele via cabo e instalar o network-manager e pronto.

O problema é que via cabo também precisa de algumas configurações manuais…

1 curtida