Configurar o no-ip para acessar meu Nextcloud fora da minha rede

Olá pessoal,

Montei um pequeno servidor Ubuntu Server com Nextcloud e fiz todas as configurações necessárias, no que está tudo funcionando perfeitamente em minha rede local. Só que quero acessar meu Nextcloud pelo app do celular fora da minha rede.

Defini um IP fixo, criei a conta no no-ip e um endereço host para apontar para este IP. Instalei o certificado SSL. Só que não consigo acessar pelo endereço criado.

Pergunto: o que mais preciso fazer? Preciso configurar alguma coisa no meu roteador?

1 curtida

Olá!

Vocẽ definiu um Ip fixo em sua rede local, digo no pc/notebook/server, certo?
Sua conexão com internet é dedicada? Se não, se serviço padrão você tem ip dinâmico e por isso precisa primeiro saber qual é seu ip de exposição a partir do provedor/ISP. Dito isto você tem uma ferramenta do no-ip para linux que faz a autenticação automática, ele confere o seu ip externo atual (não é o ip de máquina e sim o de entrada do roteador) e atualiza nas config do site para estabelecer a comunicação.

Vai no whatismyip.com que ele vai falar o seu ip externo.

Agora, importante, revise as regras de firewall, portas abertas, entrada e saída para minimizar te acharem fácil bombardearem seu server.

#sucessoaí

Sim, configurei um IP fixo pelo netplain e instalei a ferramenta do no-ip no linux para fazer a atualização do IP automaticamente. O que acontece é que quando está assim e entro com o endereço no browser, eu caio na tela de autenticação do roteador. É isso mesmo?

Precisa abrir as portas 80 e 443 no roteador e verificar seu IP no ‘What’s my IP’. Aponte o seu endereço para esse IP, não o IP interno da máquina. Se esta instalação está usando Snap, dê uma olhada neste vídeo, no minuto 6 e 22 segundos, onde ele configura isso. Qual é o seu hardware? Se estiver usando um Raspberry Pi, é mais fácil configurar a compilação oficial do que o Snap.

1 curtida

Agradeço muito por responder @sparrow.

Minha instalação está em um Ubuntu Server 22.04.

Vou assistir a esse video e postar aqui os resultados. :+1:

Blz, cada marca de roteador usa um sistema diferente, no vídeo ela cola o link dado pela CloudDns. No meu caso rodei o script Python dado por eles no meu servidor e tudo funcionou direitinho.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.