Configurar Impressora EPSON no Mint

Pessoal;
Há algum tempo minha esposa comprou uma impressora EPSON EcoTank L3210 e tenho percebido que mesmo após diversas tentativas, não consigo imprimir absolutamente nada.

Como posso fazer o reconhecimento no Linux Mint XFCE 22 dessa impressora?

Provavelmente os Drivers da Epson não estão instalados no Mint. Nesse caso, terá que instalar eles pelo Terminal:

sudo apt install printer-driver-escpr

Com isso é bem provável que o sistema consiga reconhecer a impressora corretamente.

Feito o procedimento, faz ideia de como selecionar algo para que seja reconhecida a impressora etc.? Tentei assim de imediato e só imprimiu um conjunto de caracteres bem no canto da página.

Veja no painel de configuração das Impressoras se ela é reconhecida corretamente. E coloca um print de como a impressora está sendo reconhecida aí.

1 curtida

Infelizmente ainda nada
Ela imprimiu 4 folhas de um único desenho que mandei sendo 3 folhas em branco e 1 com os caracteres estranhos na margem de folha

Acesse seu cups em http://localhost:631/printers/ , clique na sua impressora e manda um print.

2 curtidas

Troca esse driver dela. Pode colocar o da 3250.

Você pode modificar por esse botão aí ‘Administração’ > ‘Modificar’.

Você deve ter essas opções:
print

2 curtidas

Para eu acessar, ele pede isso…
2024-10-03_14-48

Seu usuário mesmo. Ele deve estar no grupo lpadmin se não vc pode adicionar com

sudo adduser seu-usuario lpadmin

1 curtida

Nesse caso, remova a impressora e adicione ela novamente. Provavelmente ela foi reconhecida erroneamente.

Eu não uso o XFCE, mas sim o Gnome e já aconteceu algo parecido com isso no Ubuntu, onde a minha impressora foi reconhecida como uma HP, mesmo sendo uma Epson L3150.

E depois qie instalei o driver, removi a impressora e adicionei ela novamente, passou a ser reconhecida corretamente.

E provavelmente ao adicionar a impressora novamente, irá aparecer o modelo correto na lista de impressoras compatíveis (já que você instalou o driver dela).

2 curtidas

Continuar duas vezes, aí vc vai ver a tela que eu mandei.

1 curtida

Essas impressoras epson você precisa baixar o driver no site da Epson, é um arquivo .deb, depois instalar, e ai ela funciona beleza

1 curtida

E no que pesquisei aqui, quando adiciona uma impressora no XFCE, aparece uma lista de drivers e entre eles o que é mais recomendado para a impressora.

É bem provável que depois de ter instalado o driver da impressora pelo apt, ela apareça aí como “Recomendado”.

Eis que o milagre aconteceu… :sweat_smile:

4 curtidas

Pessoal, realmente muitíssimo obrigado pela atenção.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.