Configurar Bottles para Steam

Depois de certo tempo, voltei pro Linux com o Fedora e decidi instalar o Bottles pra rodar alguns jogos (Plants VS Zombies).

O jogo em si roda normal, mas o layout do jogo ou fica minúsculo ou em tela cheia com bordas pretas em cada lado (Tenho um monitor UltraWide) e todo começo de fase fica com latência de frame.

Além disso, a Steam fica com a Home e outros piscando ou apagado, com exceção a página da biblioteca.

Gostaria de saber como eu posso configurar o Bottles pra conseguir deixar uma resolução em janela boa e tirar os glitches da Steam.

Isso é o que contém na garrafa do jogo.

Qualquer ajuda eu agradeço.

Olá! Existe alguma razão específica para você ter instalado a Steam dentro do Bottles ao invés de usar a Steam nativa para Linux?

@KairanD Estou usando a Steam via Bottles para alguns jogos que só rodam no Windows (como Plants VS Zombies) e pretendo colocar outros (TABS e Brick Rigs).

Mas os jogos que rodam tanto no Windows quanto no Linux, vou usar a Steam nativo mesmo.

Porque você não instala a Steam em flatpak? Nesses 3 exemplos de jogos que você colocou, olhando pelo site do protondb o Plant vs Zombie é classificação Platina e os outros 2 estão com Classificação Ouro. Ou seja, eles rodam tranquilamente através do Proton.

EDIT: E o motivo de escolher a versão flatpak? Porque nela já tráz todas as dependências necessárias para os jogos, sem você precisar ficar caçando dependências para instalar separadamente.

Você encontrou alguma mensagem de erro ao tentar rodar esses jogos usando a Steam nativa? Não era para ter problemas com o Proton.

@smolkyn então na versão flatpak eu consigo fazer a mesma coisa feita no Bottles, mas de forma nativa?

@KairanD Não cheguei a testar pela Steam nativa (tinha baixado a .rpm e não a flatpak)

Bom, os amigos já cantaram a bola. Por que você está tentando instalar a Steam do Windows via Bottles? Proton e Steam Play já são uma realizade desde 2018, e por sinal, o jogo que você quer rodar é cotado como Platinum no ProtonDB. Sem nescessidade de reiventar a roda, bora para o simples e funcional :slight_smile: