Configurar Bottles para Steam

Depois de certo tempo, voltei pro Linux com o Fedora e decidi instalar o Bottles pra rodar alguns jogos (Plants VS Zombies).

O jogo em si roda normal, mas o layout do jogo ou fica minúsculo ou em tela cheia com bordas pretas em cada lado (Tenho um monitor UltraWide) e todo começo de fase fica com latência de frame.

Além disso, a Steam fica com a Home e outros piscando ou apagado, com exceção a página da biblioteca.

Gostaria de saber como eu posso configurar o Bottles pra conseguir deixar uma resolução em janela boa e tirar os glitches da Steam.

Isso é o que contém na garrafa do jogo.

Qualquer ajuda eu agradeço.

Olá! Existe alguma razão específica para você ter instalado a Steam dentro do Bottles ao invés de usar a Steam nativa para Linux?

@KairanD Estou usando a Steam via Bottles para alguns jogos que só rodam no Windows (como Plants VS Zombies) e pretendo colocar outros (TABS e Brick Rigs).

Mas os jogos que rodam tanto no Windows quanto no Linux, vou usar a Steam nativo mesmo.

Porque você não instala a Steam em flatpak? Nesses 3 exemplos de jogos que você colocou, olhando pelo site do protondb o Plant vs Zombie é classificação Platina e os outros 2 estão com Classificação Ouro. Ou seja, eles rodam tranquilamente através do Proton.

EDIT: E o motivo de escolher a versão flatpak? Porque nela já tráz todas as dependências necessárias para os jogos, sem você precisar ficar caçando dependências para instalar separadamente.

2 curtidas

Você encontrou alguma mensagem de erro ao tentar rodar esses jogos usando a Steam nativa? Não era para ter problemas com o Proton.

2 curtidas

@smolkyn então na versão flatpak eu consigo fazer a mesma coisa feita no Bottles, mas de forma nativa?

@KairanD Não cheguei a testar pela Steam nativa (tinha baixado a .rpm e não a flatpak)

Bom, os amigos já cantaram a bola. Por que você está tentando instalar a Steam do Windows via Bottles? Proton e Steam Play já são uma realizade desde 2018, e por sinal, o jogo que você quer rodar é cotado como Platinum no ProtonDB. Sem nescessidade de reiventar a roda, bora para o simples e funcional :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.