Configurar a BIOS para instalar Linux

Opa galera, tudo beleza? Há um tempo atrás fiz uma postagem aqui no fórum sobre instalar o Manjaro ou o Pop em um lenovo s145. Agora que eu estou me preparando para instalar o Manjaro no notebook que eu me dei conta de um detalhe: a BIOS.
Nunca configurei uma BIOS pra instalar sistemas (e olha que eu já fui um distro hoping kkk), sempre só fiz plugar o pendrive e ligar o PC, mas sei que tem que configurar a BIOS pra não dar nada errado, já pesquisei sobre, mas me confundo muito com as informações sobre UEFI, Secure boot e etc.
Só quero saber o que preciso configurar na BIOS pra instalar o meu Manjaro.

Seria legal colocar fotos da BIOS, mas desativando o Secure Boot e colocando em UEFI deve dar certo…

2 curtidas

To meio ocupado no momento, mas quando der eu mando aqui, vou tentar só tirar o secure boot e colocar em UEFI pra ver no que vai dar.

Basicamente e de forma geral vc deve fazer 3 coisas : 1 - Desativar o secureboot. 2 - Desativar o fastboot. 3 - preferencialmente instalar em modo uefi.

4 curtidas

Consegui desativar com sucesso o secure boot na bios, mas não achei o Fast Boot pra desativar.

Ele geralmente aparece nas opções gerais da placa, e pode ser chamado Inicialização rápida ou Disable postscreen. Se não existe uma opção parecida, não precisa mudar nada. Esta opção apenas mostra eventuais erros da placa no boot, ao invés da logo da fabricante.

1 curtida

Entendo, acho que a Lenovo não queria que retirassem a logo dela no boot kkkkkk

A minha (Dell) também não tem a opção, mas consigo usar qualquer distro normalmente. Basta desativar o secure boot e configurar tanto BIOS Setup quanto a distro para usar UEFI.

1 curtida

A bios tá certinha pra usar só UEFI (já que é o padrão) e creio que a maioria das distros atualmente vem prontas para serem instaladas em UEFI, foi assim com o Ubuntu, espero ser assim com o Manjaro também.

Todas as distros atuais podem usar UEFI, porém tanto pen-drive de instalação quanto HD devem estar configurados como GPT.

Bem-vindo ao nosso Universo, um preview do que te espera :eyes:

2 curtidas

Depois de meses (um ano e meio se considerar as máquinas do meu campus) usando GNOME, em fim vou voltar pro KDE kkkk

1 curtida

O fastboot vc desativa nas configurações de energia do Windows 10. Algumas bios tem tmb um recurso chamado fastboot, caso a sua tenha desative nela tmb.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.