Configurando o KDE Plasma

O Plasma tem uma combinação praticamente infinita de configurações. Recentemente aprendi muitas coisas com minha mulher migrando para Plasma no Debian 12. Ela tem um pensamento bem diferente do meu, no sentido que eu sou mais ‘mental textual’ e ela mais ‘organizacionista visual’ (kkk inventei agora essas definições). Justamente por isso vou explicar em texto e sem imagens.

Configuração básica

Assim que a migração começou, ela se adaptou sem problemas ao uso básico, igual ao do Windows com apenas uma Área de Trabalho, que ela já estava acostumada a usar. As configurações iniciais foram aquelas quase mandatórias, encontradas em ‘Configurações do Sistema’:

  • Selecionar com um clique
  • Tema escuro
  • Tamanho do cursor do mouse
  • Cor de destaque
  • Aumentar tamanho das fontes – acho melhor o resultado do que usar a Escala Global
  • Tirar a tela chata de confirmação de saída
  • Cor noturna
  • Desabilitar a suspensão automática de 10 minutos.

Widgets

A seguir, falei sobre as maravilhas dos widgets. Ela adicionou:

  • No Painel ou Barra de Tarefas para quem vem do Windows:
    • Previsão do tempo.
    • Notas adesivas – no painel ela fica mais escondida, aparecendo só quando clica nela.
    • Atividades (adicionado somente mais tarde).
  • Na Área de Trabalho:
    • Lixeira - mandatório, eu não tinha estava com 700 arquivos na lixeira “sem saber”.
    • Notas adesivas – sim, notas no painel e na área de trabalho, que vai fazer sentido após entender as diferenças entre as Áreas de Trabalho Virtuais e as Atividades
    • Quadro multimídia – mostra as fotos de uma pasta, como um porta retratos digital automático, ideal para quem quer ter as fotos dos seus amores, mudando regularmente e sem interferir no papel de parede.

Backup

O backup integrado do Plasma é muito bom, fácil e integrado. Rapidamente selecionamos a pasta pessoal (exceto pastas de jogos) para backup em disco externo. O primeiro é demorado, mas depois ficou muito bom: é espetar o disco e já aparece o popup para fazer o backup incremental.

Impressora

O básico de instalar a impressora Epson foi instalar o pacote correspondente. Eu era acostumado a usar o painel do cups pelo navegador (localhost:631), mas descobri que da pra fazer tudo pelo Plasma mesmo, nas Configurações de Sistema → Impressoras. Bem mais fácil do que eu fazia.

Área de Trabalho Virtual vs Atividade

Depois de alguns dias falei sobre as maravilhas das Áreas de Trabalho Virtuais, que ela poderia compartimentar os diferentes assuntos em diferentes áreas. Configuramos três áreas, a movimentação básica entre áreas e mover janelas entre elas. Só que ela não gostou, queria um papel de parede diferente para cada área de trabalho. Experimentamos então as Atividades, coisa que eu sabia que existia mas não sabia a diferença entre ela e a área de trabalho. Descobrimos que:

Propriedade Área de Trabalho Virtual Atividade
Papel de parede Igual Personalizável
Painel Igual¹ Igual¹
Área de trabalho Igual Personalizável²
Gerenciamento de energia Igual Personalizável³

1. O widget ‘Gerenciador de Tarefas’ tem comportamento bastante personalizável, valeria um tópico só para ele.
2. Só o que continua aparecendo em todas atividades são os arquivos e pastas criados, mas os ícones podem ser dispostos de forma diferente.
3. Via Configurações do Sistema → Gerenciamento de Energia → Configurações de energia da Atividade. Achei interessante que uma atividade pode ser selecionada como ‘Nunca desligar a tela’, muito interessante ao transmitir para a TV como segunda tela ou alguns games que não travam a tela e, ao usar o controle, o Plasma insiste em desligar a tela em 10 min (claro que tem outros jeitos de travar isso, mas geralmente eu esqueço de mudar antes da sessão de jogos).

É interessante ainda que dá para utilizar Atividades e Áreas de Trabalhos em conjunto. O comportamento padrão é que o número de áreas de trabalho virtuais de cada atividade será o mesmo, mas ainda assim é possível personalizar.

Jabá

Aprendeu algo? Deixe um joínha. Tem mais alguma dica de configuração referente ao Plasma? Conte aí. É visual e quer um vídeo? Vamos pedir pro Dio um vídeo só para a diferença da Área de Trabalho e Atividade!

7 curtidas

muito bom. parabéns.

Já pensei em anotar as configurações que faço no KDE, mas não caberia no Blogger – pois a partir de certo tamanho (em linhas ou número de caracteres do código da postagem), o Blogger abre o bico.

Vou tentar só um resumo – e só do Dolphin.

Dolphin

O Dolphin “padrão” só serve para começar a configurar.

No painel esquerdo (F9), não preciso de Área de Trabalho, Downloads, Documentos, então clico com o botão direito do mouse e mando esconder.

Também escondo a seção Remoto, a seção Recente (Hoje, Ontem, Arquivos recentes, Lugares recentes), a seção Pesquisar por (Documentos, Imagens, Audio, Videos). – Depois, desativo esses serviços na seção Plasma Search do KDE System Settings.

Troco a visualização em Ícones – aqueles retângulos inúteis, com nomes quebrados em várias linhas, nomes longos truncados – pela visualização em Lista Detalhada.

Reduzo o tamanho dos ícones (zoom) para não gastar espaço com linhas muito afastadas umas das outras:

CTRL+M para exibir a barra de Menus. – Acho fundamental, no Dolphin, no Kate / KWrite, e em muitos outros aplicativos.

Ativo “Show Preview” – para que os ícones inúteis sejam substituídos por “Previews” do conteúdo de cada arquivo. – Isso será útil em algumas pastas:

Em Comportamento (Behavior), configuro o Dolphin para lembrar o modo de visualização que escolhi para cada pasta, individualmente – o que também será útil para algumas pastas específicas:

Ainda acrescento mais uma coluna (Tipo), abro o painel Informações, à direita (F11), ajusto a largura das colunas. – Em View (Exibir), aplicar essa visualização a todas as pastas – e usar como modo padrão de exibição para outras pastas a serem criadas no futuro:

Configuro a partição onde centralizo meus documentos (de todas as distros) como página inicial do Dolphin – pois não interessa espalhar as coisas em várias partições /home diferentes:

Edito a barra de Ferramentas, para exibir as que costumo usar:

  • Back
  • Up
  • Forwards
  • Folders first (on / off)
  • Find (CTRL+F)
  • Show Filter Bar (CTRL+I)
  • Hidden Files (on / off)

Configuro a barra de Ferramentas para exibir “Só Ícone” (sem texto) – pois a essa altura da vida já sei o que significam:

Escondo todas as partições “Linux” e “Home” – e deixo ficar só as que utilizo para o trabalho regular:

Nas buscas, o Dolphin “lembra” que configurei essa “pasta” para exibir também uma coluna “Path” – útil para classificar rapidamente os resultados pela localização na “árvore de arquivos”:

No painel Informações (F11), configuro para exibir só os itens que têm utilidade para mim. – Nada de Tags, Ratings, Comments, que não uso (e que desabilito no Plasma Search).

As fotos, por exemplo, têm toneladas de informações Exif – a maioria das quais, eu não utilizo no dia-a-dia:

Configurei o Painel para exibir Previews; – exibir os itens ao passar o ponteiro do Mouse por cima deles; – e exibir as datas em formato longo (inclusive dias da semana):

O resultado geral é um Dolphin expurgado de tudo que não uso – o que facilita encontrar o que preciso:

Em “repouso” – só o mínimo:

Para acessar qualquer outra partição, basta clicar em Up:

Quando necessário, basta escolher Visualização em Ícones – que já está configurado para Preview:

As “habildades” de Preview dependem de instalar alguns pacotes – porém a lista desses pacotes tem mudado ao longo dos anos. – Lembrar de habilitar as pré-visualizações:

EDIT - ia esquecendo:

Na visualização em Lista Detalhada, não vejo utilidade em mostrar horas e datas em formato “relativo” – “Na última quarta-feira de cinzas”, “Há meia hora”, “Agora”, “Agorinha” etc. – Configuro o formato de data “absoluto”:

Hoje, a alternativa de restaurar pastas, abas, janelas usadas na vez anterior aparece no mesmo local onde se pode escolher a “página inicial”:

Há uma opção de tornar as Pastas “expansíveis”:

Há inúmeras habilidades que podem ser habilitadas / desabilitadas em Menu de Contexto.

Eu sempre habilito “Delete” (Shift+DEL) – muito útil para arquivos enormes, como ISOs, filmes de 2 horas etc., que não caberiam na Lixeira. – Exige atenção, por isso deixo configurado um Aviso, que pede confirmação:

A instalação do ImageMagick permitia incluir inúmeras ações de converter imagens, transformar cores em Sépia etc. – Isso podia depender de mais algum pacote, mas também se podia baixar novos “Serviços” diretamente pelo Dolphin. – Isso está meio deprecado, no Plasma 6 / Qt6, pelo menos por enquanto.

Na pasta Lixeira, configurei para exibir só a Data da deletação e o Caminho (PATH) original de cada item:

Em algumas situações, pode ser útil exibir também uma coluna com as Permissões e / ou o Proprietário de cada arquivo. – Basta right-click no título de alguma coluna, para abrir essas opções:

Existe um recurso que é muito chato, mas pode ser útil em algumas situações específicas: – Um pop-up com os dados de cada arquivo, ao passar com o ponteiro do Mouse por cima:

Isso pode ser útil para examinar os dados Exif de fotos. – Só descobri, porque o Mint KDE veio com isso habilitado, uns 7 anos atrás. – Não recomend no dia-a-dia, porque acaba torrando a paciência:

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Meu kde plasma deixo bem minimalista, com a cara do win10 eu vim de lá, meus DOC salvo tudo na nuvem.