Configurando impressoras no Fedora

fedora
#1

Oi amigos, eu sempre quis usar o Fedora como distribuição principal, acho que é muito estável e atual, mas um problema básico e simples sempre me joga de volta para o Ubuntu e olha que me considero um usuário intermediário.
Eu nunca consegui fazer a minha impressora HP Wi-Fi funcionar no Fedora, no Ubuntu é só conectar e imprimir. Alguém pode me responder qual é a diferença entre os Drivers de impressora que vem no Ubuntu e derivados e os que vem no Fedora e derivados?

0 Likes

#2

@matheustux, Acredito eu que não há diferença nos Drivers em si, a diferença está na forma como é empacotado o instalador que no caso do Fedora é RPM e no caso do Ubuntu e derivados é DEB. No caso o Fedora usa o Yumex ou outro gerenciador de pacotes RPM e o Ubuntu e derivados usa como padrão o gerenciador de pacotes “DPKG”. Acredito eu que a sua maior dificuldade está em configurar o CUPS que é basicamente um servidor de filas de impressão(“Me corrija se eu estiver errado!”). O CUPS no Ubuntu e derivados já vem instalado e configurado por padrão, no caso do Fedora eu desconheço. Então faça o seguinte:

Instale o CUPS no Fedora.
Gerencie os drivers da sua impressora HP através do CUPS.
E se divirta com sua impressora.

PS: Não posso fazer mais do que isso minha experiência é pouca com configurações de impressora, então deixo aberto para outra pessoa da comunidade te dar um passo a passo para você de como configurar o CUPS no Fedora.

PS: Também não tenho experiência com Pacotes RPM apesar de ser um pouco parecido com o DEB, já que a diferença está na parte técnica da aplicação “Ou seja na forma como é empacotado o software” do mais comandos e utilização são geralmente parecidos mudando apenas os parâmetros informados.

1 Like

#3

@matheustux, beleza ?
Procure fazer a instalação do HPLIP (dnf install hplip -y ). Traz suporte para um monte de impressoras da HP .
Mais informações hp's Developer Portal | HP Linux Imaging and Printing

Aliás , qual seria o modelo exato de sua impressora ?

Um abraço !!!

1 Like

#4

Muito obrigado pela atenção vou fazer uns testes e talvez tente voltar para o Fedora.

0 Likes

#5

Matheus, você tentando instalar via rede? Se sim, qual método de instalação você está usando (interface gráfica, terminal, web do CUPS, etc)?
Você não poderia estar tendo problemas com o SELinux? Para sistemas com propósito geral e simples do dia a dia, sempre opto por desabilitar, nem perco meu tempo mantendo “permissivo”.
E se você estiver tentando instalar por descoberta na rede, tenha certeza que o serviço avahi esteja em execução.

1 Like

#6

Sim, é Wi-Fi. Você acha que o SELinux pode estar afetando o envio das impressões para a minha HP? agora fiquei com a pulga atrás da orelha, até pq não é só no Fedora que estou tendo problemas com impressão, no OpenSUSE e no Manjaro também e essas distros tem em comum o SELinux ativado por padrão. Muito obrigado, isso foi relevante.

1 Like

#7

Creio não ser o SElinux pois não o desabilito, o jeito mais simples de resolver isto é pegando o IP da impressora, Impressoras HP LaserJet Pro - Imprimir uma página de autoteste | Suporte ao cliente HP®

Imprimir a página de configuração do dispositivo/autoteste pelo painel de controle (impressoras HP LaserJet Pro M12w P1102w e P1109w)

A página de configuração do dispositivo/autoteste lista as configurações de rede importantes, como status de rede e o endereço IP da impressora, para as impressoras HP LaserJet Pro M12w, P1102w e P1109w.

  1. Mantenha pressionado o botão Cancelar até que a luz de prontidão pisque.

  2. Solte o botão Cancelar.

A página de configuração do dispositivo/autoteste será impressa.

Depois instale o pacote hplip-gui, e em seguida no terminal digite hp-setup IP da impressora basta seguir os passos, aceitar a licença e deixar o aplicativo fazer o download do plugin, só isto, essa é a melhor maneira, se você não conseguir a página direto da impressora tente o app HP-Smart direto do seu smartphone ao configurar a impressora ele te dará todas informações dela inclusive o endereço IP.

Já fiz de outras formas no caso da minha imperssora que é a Laserjet Pro p1102w, mas precisa pegar o ppd do foo2zjs http://foo2zjs.rkkda.com/ é um processo mais demorado e chato pois tem que escolher o driver certinho para a impressão sair boa.

Espero que resolva seu problema, apesar de estar citando a Laserjet o procedimento para as outras seria praticamente o mesmo basta olhar na página da HP a teclas para imprimir o diagnóstico para a maioria das multifuncionais com wireless.
https://support.hp.com/br-pt/document/c04764568

0 Likes