Configurando dual boot em SSD (Linux) e HD (Windows): preciso de uma mãozinha!

Olá, pessoal!

Deixei de usar o Windows há mais ou menos um ano, e estaria tudo muito bem assim, não fosse um curso que preciso fazer que requer o sistema da Microsoft. Sozinho eu não saberia reunir o necessário para organizar a realização do dual boot, de modo que estou contando com a possibilidade de receber suas instruções.

Minha configuração atual:

• Sistema operacional principal: Linux Mint 21.3 Virginia, instalado em um SSD.
  • Sistema operacional secundário: Windows 10, que pretendo instalar em um HD.

O que já tentei:
Nada ainda. Uma pessoa de confiança (indisponível no momento) instalou essa distro para mim, então acredito que seria sensato primeiro entender a situação atual do meu computador (partições, etc.).

Agradeço desde já a ajuda de todos!

1 curtida

Boa noite, tudo bem?

Indo pelas informações que você passou, você está com dois dispositivos, um SSD e outro HDD. O Linux Mint está instalado no SSD, e o Windows 10 você pretende instalar no HD.

Essa é de fato a melhor configuração possível para se usar dual boot. Você só precisa fazer a instalação do Windows agora nesse HD, e não mexer em nada que esteja no SSD.

Muita gente tenta fazer dual boot usando o mesmo SSD, mas isso é problématico e nem sempre funciona. O recomendado é fazer isso com dois dispositivos diferentes, que é o seu caso.

2 curtidas

Quando você fizer isso, o computador irá reconhecer os dois dispositivos como inicializáveis, ou bootáveis (que se pode ‘dar boot’, do inglês “inicializar”). Ele então ou irá oferecer a opção para você escolher com qual dispositivo quer iniciar, ou você terá de apertar a tecla F9 (ou outra, dependendo da sua placa mãe) para escolher manualmente qual dispositivo quer usar pra iniciar - O HD com Windows ou o SSD com Linux Mint.

1 curtida

Olá!

Que bom saber que você acha esta a melhor configuração! Nela, durante a inicialização, acho que aparece essa mesma tela que você descreveu (GRUB versão 2.06 aqui, acho), olha só:

Como pode ver, parece já haver uma opção para o Windows. Contudo, se a seleciono, aparece a seguinte tela azul:

Você poderia me ajudar a investigar o porquê disso? Porque a configuração anterior era a inversa da atual, o Windows no SSD e o Linux, no HD.

Informação adicional (a ordem de boot no UEFI):

Boa noite.

Irmão, é o seguinte.

Quando você instala o Windows, ele cria algumas partições pro sistema, pra recuperação, e pra inicialização. Essa inicialização é o boot, como falei antes.

Se estiver assim, este é um sistema montado e pronto pra iniciar, não precisa fazer mais nada.

O mesmo acontece com o Linux. Ele cria algumas partições, mas coloca seu próprio bootloader (carregador de inicialização).

O Windows tem o Windows Boot Loader, ou Manager como aparece aí, e o Linux tem o GRUB, ou as vezes systemd boot. (Há outros, mas não vamos complicar as coisas.)

Assim sendo, você só precisa inverter a ordem dos boot loaders como você vê na última imagem que você postou.

Se colocar o EFI File Boot primeiro, vai iniciar o Linux Mint que você instalou.

Se colocar o Windows Boot Manager, vai iniciar o Windows.

Deve ser possível mudar a ordem com alguma tecla que essa tela aí te ensina mesmo.

Oi!

Inverti a ordem dos boot loaders, e esses foram os resultados de diferentes ordens:

• Colocando o EFI File Boot primeiro, ele me levou àquela tela azul do Windows;
  • o mesmo aconteceu colocando o Windows Boot Manager primeiro;
  • A ordem atual, a da imagem do UEFI, é a que me leva ao GRUB do Linux.

Espero que essas imagens do GParted lhe ajudem, porque, francamente, ainda não estou entendendo muito bem a situação:

Do jeito que está, eu poderia instalar o Windows 10 com um pendrive bootável no HD? O que eu precisaria fazer para conseguir isso?

Existem algumas coisas que eh preferivel se conversar em uma ligacao, por que facilita do que digitar, mas eu vou tentar.

Eu preciso de mais algumas informacoes. O efi file boot te leva a tela do Windows? E o Efi File Boot tambem?

Entao voce esta me dizendo que esse negocio aqui:

O primeiro da lista, te leva pro Linux?

Bom, era para estar aparecendo algo como Grub boot loader, ou algo do tipo. Eu acho essa situacao muito incomum e estranha.

Vamos a algumas possiveis solucoes:

1 - Reinstalar tudo: voce devera reinstalar na seguinte ordem, windows primeiro depois Linux, no HD e depois no SSD, respectivamente, prestando atencao no instalador para ver se o bootloader esta sendo instalado no disco correto, no caso do Linux;

2 - Voce pode manter como esta, e reinstalar apenas o Windows no HD, e ver se consegue bootar nos dois sistemas. Se sim, esta tudo certo, apenas prossiga.

Sim, ambos me levam à tela azul (“Recuperação”).

O primeiro da lista me leva para uma tela preta com texto em cor branca. Há uma foto dela acima, a que tem o Linux Mint 21.3 Cinnamon como primeiro item da lista. Imagino que seja o Grub boot loader que você mencionou. No topo, está escrito GRUB versão 2.06.

Por que nao seguir entao os passos de recuperacao do Windows, quando se faz o boot pelo windows boot loader?

Acho que eh so isso que esta faltando pra consertar, mesmo.

Se aperto F1, para entrar no modo de recuperação, tudo fica preto, a inicialização do computador recomeça, e volta para o GRUB boot loader.

Se você reexaminar aquela imagem do GRUB, há a informação de que essa partição do Windows está no SSD, o dispositivo sda1:

Linux Mint 21.3 Cinnamon
   Advanced options for Linux Mint 21.3 Cinnamon
-> Windows Boot Manager (on /dev/sda1)
   UEFI Firmaware Settings

Antes da configuração atual, eu tinha a inversa, o Windows no SSD e o Linux Mint no HD. Acho que você já levantou a hipótese de que essa entrada para o Windows seria um resquício dessa configuração antiga, não foi?

Como quero instalar o Windows 10 no HD, eu poderia desconsiderar toda essa organização de partições do SSD e focar somente na formatação e organização do HD e na instalação do Windows nele? De quais outras informações você precisaria?

Informações adicionais:

• No GParted, quando clico com o botão direito sobre a partição /dev/sdb1 (no HD), a opção Formatar para está acinzentada. As únicas opções que há e que parecem relevantes são: Redimensionar/mover e Desmontar.
  • A saída para fuser -vm /dev/sdb1 (peguei de um guia aleatório na internet) foi:
                         USUÁRIO     PID ACESSO COMANDO
    /dev/sdb1:           root     kernel mount /Dados1

Isso indica que a partição está sendo usada pelo Kernel, por isso não consigo formatá-la?

Eu ia pedir que voce entrasse no Linux, e colocasse para nós o resultado do comando ‘sudo fdisk -l’, mas você já matou a charada.

Tudo indica que sim.

É isso mesmo; reinstale o Windows no HD, e futuramente reinstale o Linux no SSD. Preste bem atenćão no instalador para garantir que ele irá usar somente o disco do Windows, principalmente no instalador do Mint. Ele é dono de ficar querendo colocar o bootloader em outro HD. :woman_facepalming:

Acredito que sim. Você iria precisar de entrar em um sistema live pra poder editar, se for uma partićão essencial para o sistema estar rodando.

1 curtida

Quanto tempo seria “futuramente”, seria logo em seguida à instalação do Windows no HD?

Sim, quando puder, quis dizer.

Lembre de fazer backup certinho, para não perder nada.

1 curtida

Estou acessando a internet atraves de um pendrive bootavel com o Linux Mint 22.1 Xia. Neste sistema live, eu poderia usar o GParted para formatar o HD? Ha algum risco nisso, tendo em vista que o Kernel esta usando a particao /dev/sdb1? Se me lembro bem, a pessoa que fez essa configuracao para mim, colocou essa unidade somente para armazenamento de arquivos pessoais, e, como eu nunca a usei, acredito que esta vazia.

Por favor me tire uma foto do Gparted?

Ou:

sudo fdisk -l

Ou melhor ainda:

lsblk

Eu entendi certo ou o seu pendrive tem 115GB?

Tá cafuso esse lsblk.

Tipo, dá pra entender, mas não to entendendo.

Se puder mandar uma do fdisk, vai me ajudar mais.

É isso mesmo, tem 128 GB.

A saída do sudo fdisk -l

Eu achei muito estranho ter duas partições efi no seu SSD principal. Deveria ser só uma.

Aparentemente também, o HDD onde você quer instalar o Windows não está ligado ao computador, a não ser que seja esse de +900GB que você está usando como lugar pra guardar outros arquivos do Linux.

Eu acredito que o Windows também está fazendo boot através daquela partição efi extra no SSD. Por isso dá problema.

Quando for instalar o Linux ou Windows, tome muito cuidado em ver direitinho que dispositivo o instalador está querendo usar pra fazer a instalação. Não saia clicando next-next-finish sem ler nada, olhe todos os campos, todos os menus, pra garantir que isso não ocorra.

Quem sabe quem instalou pra ti não viu isso.

Se eu estivesse aí, faria um backup de tudo, instalaria o Mint no seu SSD assim:

Se o sistema for uefi

/dev/sda1 -- partição montada em /boot/efi com 1GB de espaço
/dev/sda2 -- partição montada em / (essa barra significa root, ou diretório raiz, diretório do sistema) com o restante do espaço do disco

Também é possível usar o HDD como pasta /home, e todos seus arquivos e downloads e etc ficariam nele.

/dev/sdb1 -- partição montada em /home com o total de espaço do disco

A essa altura, eu não faço questão de mexer no SSD, porque eu realmente só preciso do Windows para poder fazer o curso.

Já tenho a mídia de instalação do Windows pronta. Vi que nela há uma etapa onde é possível escolher onde o sistema será instalado e editar as partições. Nessa etapa, quando seleciono Disco 1 partition 1 (do HD), um alerta diz que a partição precisaria estar em formato NTFS:

Do jeito que está, você acha que eu poderia usar o sistema live do Linux Mint que eu criei para formatar essa partição do HD para NTFS?