Alguém sabe como configurar o OBS virtual cam para o manjaro eu tenho o OBS instalado e os drivers abaixo:
a mensagem no OBS é essa:
Obs: na minha instalação eu separei a /home do root.
o pamac não tem mais drivers e gostaria de saber se tem mais alguma configuração que eu não fiz
O caminho pro dispositivo V4L2 é /dev/video0
/dev/video1
etc.
No caso, dê sudo modprobe v4l2loopback
para carregar o driver da saída falsa, dê ls /dev/video*
para ver os dispositivos V4L2 (o último será o falso).
Você não deveria precisar mais disso. Esse plugin está começando a falhar em versões mais novas do OBS e pra consertar isso ele foi integrado ao próprio OBS na versão 26.1 (botão “Iniciar Câmera Virtual”). Inclusive, ele detecta automaticamente os /dev/video virtuais (basta apenas sudo modprobe v4l2loopback
para garantir que o driver está carregado).
Tem o pacote v4l2-loopback-dkms
?
eu estou com a 26.0 que era a dos repositórios oficiais do manjaro.
vou tentar instalar a mais nova.
sim está instalado
Ah e a pasta /dev/video0 não existe
Ainda não tem a versão 26.1.0 no repositório do Manjaro?
Essa versão trouxe a câmera virtual.
mesmo assim eu não achei a câmera virtual. Onde fica?
Aparece nessa parte:
Reinstale o pacote v4l2loopback-dkms.
Feche o OBS e abra de novo.
Me avise se aparecer.
Fui olhar pq me interessa. O pacote que existe no PAMAC é o virtualbox-guest-dkms
. Seria este?
E uma pergunta besta: para o quê exatamente serve uma câmera virtual?
Errei o nome do pacote. Editei a mensagem.
1 curtida
Permite que você possa usar as cenas do OBS em mais programas.
Dá pra usar com o Zoom e Google Meet.
Basta iniciar a câmera virtual e nas configurações de vídeo dele aparecer a câmera “OBS Virtual Camera”.
1 curtida
Deixa ver se entendi… faria o mesmo que o plugin NDI faz pelo Skype? Ou o contrário, pra poder compartilhar uma tela do OBS no Meet, por exemplo?
Não conheço esse plugin.
Mas a ideia é usar a tela criada no OBS em mais serviços.
Skype, Zoom, Telegram, etc
O NDI permite que o OBS capture uma conversa no app do Skype, o que aparentemente ele não consegue (ou conseguia, não sei pq nunca consegui instalar aqui)
Pelo que entendi, corrija-me se errei, é para o Meet (por exemplo) poder capturar uma cena criada pelo OBS. É isso?
Sim. Deve ser esse mesmo.
Eu usei o nome do pacote que eu encontrei entre os pacotes do ArchLinux. Achei que no Manjaro tivesse o mesmo nome.
É provável que ainda precise de um pacote de headers do kernel pra funcionar.
Os headers o Manjaro já instala por padrão… ainda mais se usar o Droidcam, são dependências dele, assim como o v4l2loopback (mas não o dkms)
Sim.
Criar um dispositivo virtual de câmera, a partir do qual esses serviços recebem a cena do OBS.
1 curtida