Configuração de DNS alternativo não funciona

Eu não gosto de anúncios, então eu resolvi configurar meu celular e meu PC para usar o servidor DNS da AdGuard, e assim bloquear esses anúncios sem precisar instalar nada.
Acho mais seguro fazer essa configuração em cada dispositivo individualmente do que fazer diretamente no modem, pois se der problema em algum site ou app é mais fácil desativar.
Estava funcionando perfeitamente, até que trocamos a operadora de internet aqui em casa, e então a configuração que eu fiz não funciona mais. Parece que esse modem recusa que meus dispositivos usem um servidor DNS diferente.
Eu dei olhada aqui na configuração do modem pra ver se eu descubro o que é, mas eu não sei, e tenho medo de mexer e dar problema na internet kk
Alguém tem alguma ideia do que seja isso?

Aparentemente há uma desonestidade/trapaça feita pelas operadoras… Tentei também fazer algumas configurações num modem de uma operadora e percebi que tem campos que até estão dispostos para alteração, mas não são efetivos quando definidos pelo usuário. Eles deliberadamente também não disponibilizam opções mais avançadas, principalmente opções convenientes. Não sei se todas as operadoras são assim, mas são coisas de Brasil mesmo…

As configurações de DNS dos aparelhos se sobrepõem as configurações globais (modem/roteador). Você cita que deixaram de funcionar, se puder especifique melhor o que acontece.

1 curtida

Ás vezes a prestadora de DNS por algum motivo precisa desativar por um período o seu DNS, e sabe, não há um modo de fazê-lo informando diretamente os usuários, então quando acontece você simplesmente fica sem ver as páginas e ter acesso a serviços dependentes até o fim deste período.

Há também o problema de sobrecarregamento de uma região. Eu também não consigo usar mais a Cloudflare, então no momento acho que seja pelo sobrecarregamento, apesar disso já vir de um bom tempo. Mas ainda sim me questiono sobre um possível bloqueio da operadora, neste caso, como seria no seu, muitíssimo provavelmente não resolverás pelo modem por se tratar de uma medida da rede da operadora (ISP).

1 curtida

Então… a configuração que eu fiz nos meus dispositivos para usar o DNS da AdGuard não funciona mais, aparentemente o problema é com o modem, ou com a operadora que estou usando agora. Aqui está uma captura de tela da configuração que eu fiz no Android, colocando o IP estático e adicionando os servidores DNS. Na prática não teve nenhum efeito

Bom, eu testei outros servidores DNS e acontece a mesma coisa, não funciona.
Já tentei em outra rede wifi e funcionou.

Certifique-se que todos os outros dados de rede que não seja DNS estejam sendo obtidos automaticamente (Endereço de IP, Gateway, Máscara de rede). Se houver alguma inconsistência nestas informações vai dar pau. Inclusive, estas configurações quando definidas manualmente pode funcionar num ponto de acesso (modem) e outro não. No geral os modems são configurados no ‘default’ para disponibilizar estes dados no momento da requisição do dispositivo, então se você os está definindo manualmente este é o provável erro.

1 curtida

No caso do Android, se você for configurar o DNS manualmente, não tem como deixar o IP automático (pelo menos na versão do meu Android, 6.0). Mas na hora de preencher o endereço IP, eu fiz questão de colocar o mesmo IP que estava antes pra não dar problema. Os outros campos eu deixei como estava.
Já no computador, eu apenas preenchi o DNS e deixei o IP automático. E tanto no PC como no celular o mesmo problema acontece.

Cara, vou te dar a minha experiência aqui em casa. Eu peguei um note velho, instalei um debian sem interface gráfica, baixei o pi-hole nele e desativei o dns e o dhcp do modem, configurei esses serviços no pi-hole pela interface web dele e estou feliz com o bloqueio que ele faz de anúncios, e outras coisas, é muito eficiente!

2 curtidas

Infelizmente deixar meu PC velho 24h na tomada não seria viável ksk. Mas eu tenho um celular velho. Já consegui instalar o Ubuntu nele pelo Termux. Você sabe se seria possível instalar o Pi-Hole nele?

1 curtida

O pi-hole foi pensando pra rodar em rapsberry pi. Eu rodo ele num pentium dual core com 1GB de ram e ele não consome nem metade disso, então acho que vale a tentativa sim. O ideal seria se você pudesse conectar via cabo, mas funciona usando a interface wi-fi.

1 curtida

Obrigado, eu vou dar uma olhada nisso. Se souber também de algum tutorial que ensine fazer eu agradeço

Infelizmente não, eu usei o próprio site deles, mas a instalação é bem simples, ele tem um script que vai te fazendo as perguntas e instalando conforme suas respostas. Acho que não tem muito mistério não, mas se achar alguma coisa posto aqui. Boa sorte!

1 curtida

Não consegui instalar o Pi-Hole. O jeito é instalar um bloqueador de anúncio no meu celular e uma extensão no Firefox no PC :confused:

Alguma coisa não bate, a configuração do DNS não foi feito no modem e sim no dispositivo então o modem não deveria “reclamar” de nada. Talvez o problema seja no próprio DNS.

Como o amigo comentou acima, a melhor solução de todas é o PI-HOLE, é simplesmente fantástico e extremamente simples de usar, ele ainda tem essa pgágina que informa tudo muito bem pra vc, faz relatório manda listas de sites aprovados e bloqueados, é muito bom mesmo.

Valeria a pena comprar um Raspberry Pi só pra isso, claro que rodando só o PI-HOLE ainda sobra processamento pra fazer outras mil coisas pq é muito leve, mas vale tanto a pena que só pra isso ele já tava se pagando.