Configuração de Bios Notebbok

Prezados, boa tarde!
Tenho um note asus s46ca e recentemente fui instalar um ssd para dar um up nele. porém ao formatar o note parece que exclui o caminho de boot pelo drive de dvd, e o mesmo parou de funcionar. Pesquisando na interne percebi também que o boot security sumiu da bios.
já entrei em contato com a asus e eles alegam que como eu alterei o SO eles não dão suporte. porém o mesmo encontra-se fora da garantia.
peço que se alguém souber como resolver me ajudem por favor

Seja bem vindo ao fórum @Jerry!
Toda bios existe a possiblidade de restaurar as configurações, recomendo testar essa opção, visto que se deu conta de estar faltando coisas que antes observava ter:

  1. Como aceder à configuração de BIOS do meu portátil?
  2. Opção de restaurar bios

Uma breve explicação, de forma super reduzida, seu computador busca pela partição (pedaço do HD) que possui informações de inicialização, caso essa partição tenha sido removida, o sistema não inicia, pode ser esse o seu caso.

Poderia detalhar como aconteceu? Pode ser que um uma mídia de reparo dê para reverter.

Obrigado pelo retorno, porém já tentei restaurar a BIOS como descrito, sem sucesso.
Parece que me dá opção de recriar o caminho de boot, mas não entendo muito sobre isso. Consegui reinstalar o w10 pelo pendrive ele está funcionando legal, mas perdi de fato o drive de dvd que no momento só está me servindo de enfeite.
Não sei rexuperar isso.
Já consegui fazer o downgrade da BIOS com o nodate e voltar para a versão mais atual e até agora nada, não sei se tem outra forma de recuperação