ou seja, “não tem dotô que dê jeito.”, Away,
A rede não tem CA, então é isso aí. Vou procurar alguma distro que dê certo.
Vou caçar aqui.
Muito obrigado a todos pela disponibilidade. Ao menos agora sei qual o problema.
Sobre as distros, estava pensando aqui, que você poderia tentar o Arch Linux e configurar com o backend IWD. quem sabe….
Pode ser, mas tenho quase certeza que o Arch não vai se dar bem com o AD e algumas aplicações que preciso.
Agradeço demais a ajuda. As opções que você passou antes eu já havia testado, nenhum deu certo rs.