Conexão Wifi AD Windows e certificado

Fala, galera. Beleza?

Seguinte, eu trabalho numa empresa que tem um wifi que utiliza usuário de domínio para conectar. Porém, aqui, no MX-Linux eu não consigo conectar porque ele “força” a seleção de um certificado. Mas não se existe um para conectar.

Eu testei isso no Zorin e no Mint, ambos eu consigo conectar, mas existe a opção de Ignorar o certificado e prosseguir, o que aqui no MX não existe. Como faço para conetar nesse caso?

Minha ideia seria instalar o mesmo gerenciador de rede do Zorin para fazer isso, mas o MX é Debian e não se dá bem com coisas vindas do Ubuntu. Alguma alternativa?

Acho que é o arquivo de assinatura digital.

As vezes com extensão pfx.

Que pode ser configurado no navegador

Ex.

Salve o pfx no computador
Depois

Abra o navegador e acesse as configurações.
Na barra de pesquisa, digite “Certificados”.
Clique em Gerenciar certificados.
Vá para a aba Seus certificados.
Clique em Importar, selecione o arquivo .pfx e insira a senha quando for solicitado.

Não sei se é isso.

Cara nunca vi isso, não é só colocar usuário e senha? Será que você não digitou a senha errada da primeira vez? Pede para esquecer a rede e tenta conectar novamente…

Então, esse arquivo seria um certificado de conexão da rede que quero conectar, mas esse certificado não existe. É tanto que nas outras distros eu conecto sem problemas.

Sem duvidas não é meu usuário e senha.

E concordo com você. Eu nunca vi isso também kkk

O que acontece quando você roda nmtui no terminal? Se abriu uma interface, tenta adicionar a conexão por ela. nm-connection-editor também serve.

Adicionei, mas não conecta. Sempre pede senha novamente

E não tem senha? O que acontece se deixar em branco?

Adicionei, mas não conecta. Sempre pede senha novamente

Sem senha não vai. Eu insiro a senha, só não tirei o print.

Talvez eu esteja errado e o problema não é a questão do certificado! E sim alguma outra coisa que eu também não faço menor ideia do que seja

Ele indica algum erro?

Fala que a senha tá errada. Mas eu tenho certeza que não está.

É meu usuário e senha de domínio e eu acesso meu usuário sem problemas e conectei nas outras distros também sem problema.

Então executa sudo apt install gnome-control-center --assume-no e coloca a saída aqui.

sudo apt install gnome-control-center --assume-no
gnome-control-center já é a versão mais nova (1:48.4-1~deb13u1).
gnome-control-center configurado para instalar manualmente.
O seguinte pacote foi automaticamente instalado e não é mais requerido:
libturbojpeg0
Use ‘sudo apt autoremove’ para removê-lo.

Resumo:
Atualizando: 0, Instalando: 0, Removendo: 0, Não atualizando: 5

Você já tem o gnome-control-center no Plasma? Tenta executar gnome-control-center para ver o que acontece.

Tenho, porque eu sou maluco kkkk

gnome-control-center
Running gnome-control-center is only supported under GNOME and Unity, exiting

env XDG_CURRENT_DESKTOP=GNOME gnome-control-center --verbose
Tente se conectar usando ele.

Abriu. Vou tentar. Consegue me explicar esse comando?

Italo, apaga essa conexão e tenta conectar novamente. Deve ter a opção de esquecer a rede ou apagar no seu gerenciador.

Use o terminal que vai dar certo

Listar conexões

nmcli device wifi list --rescan yes

Depois apague a conexão

nmcli connection delete SSID

Depois conecta com esse comando

nmcli device wifi connect SSID --ask

Ele engana o gsettings fazendo o aplicativo pensar que está no gnome.

Ia

Para poder entender

O “certificado da AC” no NetworkManager (no contexto de Linux) refere-se ao certificado da Autoridade de Certificação (CA - Certificate Authority) necessário para validar a identidade de redes seguras, como Wi-Fi corporativo (WPA2/WPA3 Enterprise) ou conexões VPN.

O NetworkManager utiliza este certificado para verificar se você está se conectando à rede correta e não a um ponto de acesso falso.

Aqui estão os principais pontos sobre como lidar com certificados CA no NetworkManager:

Como usar o certificado no NetworkManager (Wi-Fi)

1. Obtenha o certificado: O arquivo geralmente tem extensão .pem, .crt ou .der.

2. Configuração:

• Abra o editor de conexões do NetworkManager.

• Vá na aba “Segurança Wi-Fi”.

• Selecione o tipo de segurança (ex: WPA/WPA2 Enterprise ou PEAP).

• No campo Certificado CA, clique no botão para selecionar o arquivo obtido.

3. Formato: O NetworkManager prefere certificados no formato PEM (base64 ASCII).

Onde instalar o certificado no Linux (Sistema)

Para que os certificados sejam reconhecidos pelo sistema, você pode movê-los para o diretório de CA:

1. Copie o certificado: Mova o arquivo .crt para /usr/local/share/ca-certificates/.

2. Atualize o sistema: Execute o comando sudo update-ca-certificates para que o NetworkManager o reconheça automaticamente.

No CA certificate required": Em algumas redes (como eduroam), você pode selecionar a opção “No CA certificate required” (Nenhum certificado CA necessário), embora isso seja menos seguro.