Eu recentemente pequei um notebook e coloquei o Linux Mint nele. Então depois das configurações iniciais, a maior parte das coisas que vem com ele esta funcionando (teclas de função, wifi, Bluetooth ,etc) mas o conector de Ethernet RJ45 não.
Eu procurei aqui no diolinux plus uma solução mas a maioria dos post que fala de algo parecido acabam sem solução, ou com desistência, ou eu simplesmente não entendi , mais eu tentei um bocado de coisa dos posts, só que não tive muito sucesso.
Uma coisa que eu não entendi é que o sistema reconhece que tem uma entrada de Ethernet, mas ela não faz mais nada. Também nem o switch de internet que eu tenho liga a luz quando eu conecto o notebook, ele só ligou a luz uma vez, quando eu liguei o notebook com o cabo já conectado, mas ficou por isso, não funciono do mesmo jeito.
aqui um comando que aprendi na minhas estudadas aqui no fórum que mostra a conexão.
Olá @moaf. Acredito que o problema deve ser físico, pois como você disse, o sistema reconhece a placa de rede. Vá nas configurações de rede e verifique se aparece “Cabo desconectado”. Há grande chance de ser problema no cabo.
Não é o cabo, é como se não tivesse Ethernet mesmo, não aparece nada; Cabo desconectado ou qualquer coisa, nem nas configuraçoes de conexão aparece nada de Ethernet.
e veja se a interface de rede cabeada está ativa. Por exemplo, a minha é a de baixo, sem conexão porque não estou usando. Mas ela existe e está devidamente configurada, apenas aguardando plugar o cabo:
seu roteador está configurado corretamente para conectar cabo? está está devidamente conectado? tem certeza de que o problema não está nele? já testou todas as portas disponíveis?
sim eu conectei no mesmo cabo que meu outro computador estava conectado e não aparece nada no notebook; mas eu testei de novo, e agora a luz do switch esta ligando quando eu conecto, mas continua do mesmo jeito no note sem aparecer nada.
Cara, quando acontece esses tipos de problemas deve ir fazendo o processo de eliminação de possibilidades.
Apesar que você testou em outro computador e deu certo, sugiro testar com outro cabo também.
Antes de tentar alterar configurações do sistema, esses problemas com cabos são bastante comuns de acontecer. Talvez possa estar com algum mal contato essas coisas….
Fala meu caro, tudo bom?
bem parece que sua placa de rede é a YT6801 Gigabit Ethernet Controller, eu dei uma pesquisada e encontrei algumas pessoas tendo o mesmo problema com ela, até um post no forum do linux mint sobre o assunto
e basicamente o pessoal manda você “tentar a sorte” com um pacote .deb do tuxedo e parece que conseguem
Mas segue: Primeiro manda um pra ter certeza que você tem oq precisa no sistema
sudo apt install dkms build-essential
depois baixa o pacote com
cd ~/ && wget https://deb.tuxedocomputers.com/ubuntu/pool/main/t/tuxedo-yt6801/tuxedo-yt6801_1.0.29tux0_all.deb
Exatamente isso, tem alguns poucos drivers que não vem com o linux, e você deu a sorte de achar 1 que não vem kkkkk
O comando wget baixou o instalador no formato .deb (que funciona em Debian, ubuntu, linux mint e derivados) e Depois mandamos rodar com o `dpkg, não se se o pedido foi mais tecnico também doq fizemos, mas está aqui. Abraço