Conectar o Arch ao Wi-Fi após a instalação

Olá amigos, acabei de instalar o Arch via script archinstall no meu notebook Lenovo S145 15API, fiz a instalação utilizando a rede sem fio (conectei através do iwctl) e tudo ocorreu bem, no entanto, após inicializar o sistema a conexão com Wi-Fi não é realizada, verifiquei nas configurações do Gnome e o erro aparenta ser a ausência do “Network Manager”. Tentei abrir o iwctl via terminal para realizar a conexão wifi, mas ele apenas carrega eternamente.
Alguém aqui já passou por essa situação? Se sim, como resolver? Grato desde já.

2 curtidas

@RuKsu brilha

2 curtidas

:relaxed: :wave:t2: Bom, no meu caso eu havia instalado o NetworkManager e um front-end para ele o network-manager-applet.

O Wifi e a rede funcionaram perfeitamente, out of the box. Não cheguei a precisar instalar o iwd.

@ryblackzen tenta ver se você consegue fazer a rede funcionar pelo NetworkManager. Qualquer coisa tentamos te ajudar como proceder.

P.S.: Eu sempre esqueço que não é bom citar e responder o mesmo usuário logo em seguida. :sweat_smile:

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Opa, tentei iniciar o NetworkManager aqui, mas pelo visto ele não tá instalado, tem alguma maneira de instalar ele usando a iso do Arch sem ter que formatar tudo denovo? Já que através dela eu consigo logar na rede com o iwctl.

1 curtida

Olá!

Soaria como brincadeira, mas não estou, quando eu instalei arch pela primeira vez, eu tive que fazer (e aprender) umas 10 instalações para configurar a rede no meu lenovo…

Normalmente, é recomendando (ou melhor, eu recomendo) re-instalar quando o pacote está ausente, mas tente mostrar a saída de nmcli ,caso exista, você pode usar o comando nmtui e configurar manualmente a rede… O iwctl depois da instalação não existe mais…

1 curtida

O iwd ele é um daemon desenvolvido pela Intel e ele pode funcionar “stand alone” sozinho, vai depender do computador ou em conjunto com o NetworkManager e outros também.

Já que você consegue acessar, digite os comandos:
sudo pacman -Syu para verificarmos por atualizações;
e
sudo pacman -S networkmanager;

Depois disto precisaria avisar o SystemD para inicia-lo:
systemctl status NetworkManager para verificar se está ativado;
systemctl start NetworkManager caso não esteja ativado;
systemctl enable NetworkManager para que ele carregue toda vez que ligar o computador.

Se não funcionar a principio, tenta reiniciar o computador depois de ter instalado o NetworkManager, ae segue os passos do SystemD.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Aproveitando o tóoico para fazer um pequeno debate, talvez sobre minimalismo :blush:.

Ah quem diga que o NetworkManager é bloated e usuários que tentam deixar o sistema mais enxuto preferem outras alternativas. Neste caso eu acho que entraria em campo o iwd e outros. Mas quando eu instalei e usei o Arch a minha filosofia de minimalista ainda estava “crua”. Eu ainda tinha coisas bloated no sistema.

Mas no Gentoo eu aprendi que minimalismo em excesso não é sinônimo de performance e nem de eficiência. Então eu adotei uma nova filosofia onde “Performance, Eficiência, Equilíbrio, Segurança, usando os recursos de acordo, sem sobrar nem faltar e sendo funcional”, encaixou melhor com o meu Sistema Operacional e perfil. Se eu precisar de mais RAM para ter performance eu irei usar, mas se esta performance não signifcar nada então eu irei economizar RAM. Coisas deste tipo.

:relaxed:

3 curtidas

Eu não consigo não usar NetworkManager, eu nunca consegui aprender a usar outro :sweat_smile:

Eu parei de tentar na hora que eu comecei a usar nixOS, porque o meu unico script que funciona a rede é esse:

Código
# Edit this configuration file to define what should be installed on
# your system.  Help is available in the configuration.nix(5) man page
# and in the NixOS manual (accessible by running ‘nixos-help’).

{ config, pkgs, ... }:

{
  imports =
    [ 
      ./hardware-configuration.nix
    ];

#----------------------------------------------------------------------#

nixpkgs.config.allowUnfree = true;

boot.loader.systemd-boot.enable = true;
  	 boot.loader.efi.canTouchEfiVariables = true;

time.timeZone = "America/Sao_Paulo";

networking.interfaces.wlp2s0.useDHCP = true;
  	 networking.wireless.userControlled.enable = true;
 	 networking.networkmanager.enable = true;

services.xserver.enable = true;

services.xserver.displayManager.sddm.enable = true;
  	  services.xserver.desktopManager.plasma5.enable = true;

services.flatpak.enable = true;
          xdg.portal.enable = true;

sound.enable = true;
	  hardware.pulseaudio.enable = true;

services.xserver.libinput.enable = true;

users.users.vnp = {
  	  isNormalUser = true;
 	  extraGroups = [ "wheel" "networkmanager" ];
	  password = "SenhaAqui";
 	  };

environment.systemPackages = with pkgs; [
	  vim
	  wget
	  firefox
	  networkmanager
	  alacritty
	  git
	  go
	  google-chrome
	  neofetch
	  neovim
  	 ];

#----------------------------------------------------------------------#

system.stateVersion = "21.05";

}

(Não achei meus antigos, eu apaguei meu github antigo porque ele estava cheio de “repositorios” bugados… vou tentar achar os outros com meus backups no google para fazer um pequeno comparativo, mas caso isso vire uma discussão de verdade sobre rede podemos continuar no meu tópico sobre nix)

2 curtidas

Entra com chroot com a iso e instala o networkmanager

Para facilitar um pouco o processo veja aqui

Tem que montar as partições root, home é etc… se tiverem separadas é iniciar o chroot

Ex
Primeiro o root

mount /dev/sda1 /mnt

Depois home

mount /dev/sda2 /mnt/home

Caso não mount a home, talve seja necessário criar a pasta home no /mnt

mkdir /mnt/home

E depois montar

mount /dev/sda2 /mnt/home

Entra com chroot

arch-chroot /mnt

E intala o pacote

pacman -S networkmanager

Para sair use o a combinação do teclado

Crtl+d
Ou
Exit

Desmonte as partições

umount -R /mnt

Reinicie e veja se funciona

3 curtidas

Olá novamente pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos que tiraram um tempinho pra ajudar. Agora, vamos para a conclusão dessa “saga do wifi” e como eu consegui solucionar o problema.

Para começar eu tentei via chroot na iso do Arch, seguindo o guia do @swatquest, no entanto não consegui entrar com o chroot no /mnt para instalar o NetworkManager.

Em seguida, pesquisei por outros modos de fazer a conexão, como não achei nenhum muito viável, resolvi reinstalar o sistema (como o @Vnp havia sugerido), afinal não tinha nada importante e ele estava basicamente limpo.
Após fazer todas as escolhas do script archinstall cheguei na parte onde ele pergunta se você deseja instalar mais algum pacote, então coloquei o networkmanager e aguardei para finalizar a instalação. Com a instalação completa, reiniciei o sistema, abri o terminal e realizei o procedimento de inicialização que o @RuKsu mostrou:

systemctl status NetworkManager Aqui ele informou que o NetworkManager estava inativo;
systemctl start NetworkManager inicializei o programa;
systemctl enable NetworkManager e por fim coloquei ele para iniciar junto com o sistema.

Logo após isso o Wi-Fi já estava funcionando normalmente. Daqui tirei uma lição: sempre ler a wiki pra ver se não esqueci de fazer alguma coisa depois da instalação, além disso ainda decorei um monte de comandos úteis no Arch.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.