Conectar controle PS3 no Linux!

Opa :vulcan_salute:

Estou tendo problemas para conectar um controle de PS3 no Linux via cabo USB, ele é reconhecido mas não funciona:

O que mais se encontra é tutorial de como conectar via Bluetooth, mas não tenho nenhum adaptador. O led fica piscando e mais nada.

Agradeço quem poder ajudar.

Gamepad - ArchWiki

Tenho um Joypad PS3 da Leadership Gamer com fio USB e também não funciona no Linux.
Pelo que vi no print o firmware do seu controle é da Sony, como o meu.
Descobri que nenhum kernel recente tem módulos que dá suporte para o firmware PS3 da Sony, o último foi o 4.9.x.
Sem um módulo, acredito, não há o que fazer, o controle foi esquecido. No meu caso arrumei um outro controle PS3 e torci para que o firmware também não fosse da Sony, tive sorte e funcionou normalmente, nenhuma manobra adicional.

1 curtida

Obrigado pela resposta. Então, eu já tive outro controle de PS3 desses que chamam de recondicionado que peguei no ML, na época jogava num notebook e consegui fazer funcionar via bluetooth, ao que parece ele meio que “autenticava” no sistema o uso do controle e voilà.

Dessa vez, como disse, teria que ser por cabo já que o PC não tem bluetooth, e agora graças a essa sua explicação entendo o porque de não funcionar, o que é decepcionante demais.

1 curtida

https://wiki.archlinux.org/title/Gamepad#PlayStation_3_controller

eu estava com esse problema no meu controle de ps3 no archlinux tb, resolvi instalando varias libs do python, infelizmente ele só funciona por cabo não é roconhecido por bluethoot, vc tb precisa instalar o driver


xboxdr, mas há distro que ele funciona de boa comigo, pop, big linux eu ja testei e funciona normalmente tanto por cabo como por bluethoot, é plug in play.

Anos trás quando tive notebook funcionava muito bem por bluetooth, pois meio que autentificava no sistema (sei lá), o problema é que nesse caso não tenho bluetooth.

Você poderia me passar exatamente o que fez para funcionar apenas com o cabo? Eu já tenho o xboxdrv instalado, então, o que mais você fez?

eu li um artigo pra ubuntu que pedia pra instalar esse pacote
sudo apt- get install libusb -dev libusb -0.1- 4
mas como estava no arch resolvi tentar adaptar pra pacman
sem sucesso
ai instalei o octopi e fiz busca por libusb e reparei que a maioria era python, ai fui instando essas libs e reiniciando, não lembro quais eram especificamente, mas devo ter instaldo umas 15 libs só, até conseguir que o controle fosse reconhecido por cabo, mas ja abandonei o arch puro, e voltei pro big linux, la funciona o meu controle de ps3 de boa tanto por cabo como com meu adaptar bluethoot.

Veja se tem python-ps3

Ufa! Depois de muito tempo procurando e também desistindo de procurar, voltei a tentar e achei a solução!

O meu controle é identificado como Sony Corp. Batoh Device / PlayStation 3 Controller USB, e, ao que parece, o driver necessário para que funcione foi removido/revogado.

Bem, a solução está aqui para caso alguém tenha o mesmo problema. Esse são os comandos:

git clone --recursive https://github.com/KanuX-14/GeneriKit.git
cd GeneriKit
make hid-sony modules && sudo make install clean

Eu testei no Arch, mas é claro que deve funcionar em outros sistemas, basta suprir as dependências.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.